terça-feira, 6 de novembro de 2012

Crónica e Análise: Dínamo de Kiev 0 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto Carimbou a passagem aos Oitavos de Final com um empate

No início de noite desta Terça-Feira, o Dínamo de Kiev recebeu o FC Porto em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da liga dos campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
No jogo da passada Sexta o treinador Portista viu-se a contas com quatro lesionados. Ora, Lucho e Helton recuperaram e fizeram parte do onze inicial, mas face às ausências, devido às respectivas lesões, de Maicon e Fernando, Vítor Pereira fez alinhar Abdoulaye – que se estriou na Liga dos Campeões - e Defour. Posto isto, vamos à história do empate que carimbou o passaporte portista para a próxima fase.
Os Ucranianos entraram a mandar e, por isso, o primeiro quarto de hora traduziu-se num jogo frenético. Contudo, nessa fase de jogo, o Dínamo não se aproximou perigosamente da baliza portista. Passados os quinze minutos iniciais, o FC Porto começou a tomar conta das operações e a controlar o adversário. Não houve golos até ao intervalo – nem depois dele – mas os dragões estiveram perto de activar o marcador ao minuto 35, por intermédio de Jackson. O intervalo chegou, então, com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto entrou forte e Varela esteve perto de marcar, não fosse a bola acabar ao lado da baliza. Devido às alterações promovidas pelo treinador do Dínamo, estes começaram a tentar aproximar-se mais da área portista. O perigo rondou, mas lá estava Helton a afastá-lo, como aconteceu pouco tempo depois da hora de jogo. Já a um minuto do término do encontro, Lucho beneficiou de uma ocasião para marcar, mas a bola, mais uma vez, acabou ao lado da baliza.
Com este empate o FC Porto soma 10 pontos, é líder do grupo e, aconteça o que acontecer, já está nos oitavos de final da liga milionária, com mais uns milhões no cofre.



2 – Análise

Um empate servia e serviu para carimbar a passagem à próxima fase da prova e para ter acesso aos milhões correspondentes ao feito. Contudo e apesar do que referi anteriormente, o empate soube-me a pouco, isto porque faltou o golo, faltou a vitória, num jogo em que o FC Porto dominou e controlou. Em suma, gostei do jogo e gostei muito da atitude da equipa, só ficou mesmo a faltar o golo…


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Foi um Porto pragmático, objectivo, consciente que podia ganhar, mas que o empate também servia, aquele que na noite de ontem conseguiu, a duas jornadas do fim, garantir o apuramento para os oitavos-de-final.
Estamos todos de parabéns.

Bjs