domingo, 11 de novembro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Académica 1



1 – Crónica

James e Moutinho resolveram

No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu, no estádio do Dragão, a Académica, em jogo a contar para a nona jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-1.
Para esta partida, Vítor Pereira apostou no mesmo onze que na passada Terça garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Posto isto, vamos à história de mais esta vitória no Estádio do Dragão.
O primeiro tempo foi um tanto ou quanto equilibrado, com os dragões a deixar a Académica jogar para, posteriormente, surpreender os estudantes. E, assim, Jackson, por duas vezes, esteve perto do golo. Na primeira o colombiano não conseguiu dar a melhor sequencia a um chapéu, na segunda rematou em vez de ter optado por passar a bola a James. O intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto entrou mais pressionante, e ao minuto 50, James, a passe de Lucho, activou o marcador. Minutos depois, concretamente ao minuto 62, João Moutinho rematou, estrondosamente, para fazer o segundo golo da partida. A onze minutos do final, os estudantes reduziram. Os dragões ainda tentaram ampliar o resultado, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.
Com esta vitória o FC Porto soma 23 pontos e está na liderança do campeonato, ainda que partilhada com o benfica.



2 – Análise

Não se perspectivava um jogo fácil, não só porque do outro lado estava uma académica moralizada pela vitória europeia, mas também porque os estudantes são uma equipa perigosa. Cabia, por isso, ao FC Porto dar uso ao favoritismo de que dispunha, sobretudo por estar a jogar em casa, perante os seus adeptos e dessa forma, dar a volta as dificuldades. E os dragões conseguiram-no. É verdade que só marcaram no segundo tempo e que até a Académica reduziu, mas o triunfo nunca esteve em causa. Como nem todos os adversários dão luta, nem todos os jogos podem ser de vitórias folgadas, nem todos os jogos podem ser brilhantes, ainda assim, na minha opinião o FC Porto não esteve mal no jogo de hoje. Segue-se a Taça de Portugal – estarei presente no estádio a apoiar – mas antes, os importantíssimos jogos das selecções que vão retirar a Vítor Pereira parte do plantel.



1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Duas surpresas esperavam os 31.910 espectadores que se deslocaram no princípio da noite ao Dragão - hora boa, tempo bom, ainda assim, menos público do que eu esperava... Não houve a habitual revista às tropas por parte dos stewards - parece que só as claques tiveram esse "privilégio" - e estreou-se nos painéis de publicidade electrónica o novo patrocinador, o Banco de Minas Gerias, BMG.
E vamos ao jogo que teve duas partes bem distintas... Depois de 45 minutos iniciais de complicador ligado, pouca inspiração, muitos passes e opções erradas, que deram um nulo, justo, ao intervalo, embora as únicas oportunidades de golo tenham pertencido ao F.C.Porto, os segundos 45 minutos foram diferentes, bem diferentes e para muito melhor, por parte do bi-campeão. Importa referir, antes de passar ao melhor período da equipa azul e branca, que se houve pouco Porto na primeira-parte, foi porque a Académica esteve bem organizada, forte e rigorosa na marcação, cumprindo à risca a estratégia do seu treinador.

Mantendo o mesmo onze, mas vindo com outra atitude e determinação, o F.C.Porto entrou forte à procura da vantagem. Mais rápido com bola e sobre a bola, circulando e passando melhor, a equipa de Vítor Pereira, com naturalidade e numa bela jogada que James concluiu da melhor maneira, chegou à vantagem. O mais difícil estava conseguido. A vencer e ao contrário do que acontece às vezes, a equipa portista manteve o ritmo, a pressão e a qualidade, foi tricotando algumas belas jogadas e com justiça, num grande golo de João Moutinho, aumentou para 2-0. Com um resultado que dava algum conforto, até porque dominava e controlava o jogo - a Académica raramente chegou à baliza de Helton...-, parecia que tudo estava decidido, até porque o 3-0 esteve mais perto do que o 2-1.

Mas e esse é um dos encantos do futebol, contra a corrente de jogo, numa dupla falha de Lucho e numa má abordagem ao lance por parte do guarda-redes do F.C.Porto, que me pareceu desatento, a equipa de Coimbra reduziu e colocou alguma emoção do estádio e pressão sobre o conjunto azul e branco. Embora, é bom dizê-lo, sem nunca criar grande perigo, sem nunca colocar Helton em grandes dificuldades.
Tudo somado, vitória justo, indiscutível, mas com um resultado enganador, do F.C.Porto que não foi capaz de repetir o brilhantismo do jogo frente ao Marítimo.

Cumprimos a nossa obrigação, continuamos na liderança e isso é o mais importante, no final de uma semana muito positiva para o Dragão, com uma desgastante viagem a Kiev pelo meio. Agora mais uma debandada para as selecções e a seguir uma deslocação bem difícil à Choupana para a Taça de Portugal. Cá estaremos confiantes, moralizados e espero, com mais alternativas à disposição do treinador.

Notas finais:
James e Moutinho marcaram e na segunda-parte estiveram muito bem, mas, mesmo sem marcar, no conjunto dos 90 minutos, pelo que trabalhou e jogou, Jakson foi, para mim, o melhor.

O relvado continua em mau estado...

Bjs