segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Balanço de 2012



2012 está a terminar e, por isso, está na altura de fazer um balanço dos acontecimentos ocorridos no reino do dragão.
Comecemos pelo início do ano. No mercado de transferências de Janeiro o FC Porto fez uma aquisição de luxo, apostando no regresso de Lucho, que viria a revelar-se fundamental tanto na conquista do campeonato como na estabilidade da equipa. É sempre bom ver os bons jogadores vestirem a camisola do FC Porto, mas ver Lucho regressar ao clube foi muito bom, principalmente tendo em conta que recusou outras propostas para voltar ao Dragão.
A certa altura, muitos desconfiaram que já não seria possível ao FC Porto conquistar o campeonato e sagrar-se, assim, bicampeão. Pois estavam enganados. Na vigésima primeira jornada, os dragões deslocaram-se à Luz e venceram o Benfica. Esse foi o jogo da viragem, ou talvez não, uma vez que houve uns tropeções até chegar ao objectivo. Mas, à vigésima sexta jornada, em Braga, o FC Porto agarrou a liderança do campeonato e não mais a largou.
O tão aguardado momento, a conquista do bicampeonato, chegou à vigésima oitava jornada e com todos no sofá. Pois, se na época anterior havia sido às escuras, desta vez foi no conforto de um qualquer sofá. O FC Porto fez o que lhe competia e venceu o seu jogo frente ao Marítimo – por pouco não éramos nós madeirenses a ser os primeiros a celebrar com a equipa! – No dia seguinte o Benfica deslocou-se a vila do conde onde empatou com o Riu Ave, resultado que permitiu ao FC Porto sagrar-se bicampeão. E assim se iniciou uma festa que durou três fins-de-semana seguidos! A primeira parte foram os festejos junto à varanda do Dragão; a segunda no interior do estádio e a terceira na baixa da cidade.
Vítor Pereira nem sempre teve vida fácil, pois a crítica estava sempre lá para lhe apontar o dedo, o pior é que muitas vezes os adeptos portistas eram os mais ferozes nessa crítica. Contudo Vítor Pereira foi campeão e tal facto deve ter provocado muita azia a muita gente. E melhor, Vítor Pereira continuou a merecer a confiança do presidente e dos dirigentes portistas e permaneceu no cargo, conduzindo a equipa a um bom início de época. Mas já lá iremos.
Tal como a equipa de futebol profissional, a equipa de Andebol também sagrou-se campeã, tetracampeã. E festejou exactamente frente ao mesmo adversário que havia comemorado o tricampeonato.
Mas infelizmente nem só de conquistas vive o FC Porto. A meados do Verão soube-se da decisão da suspensão do basquetebol portista a nível profissional. Esta decisão dos dirigentes portistas precipitou-se na sequência de uma sucessão de acontecimentos. Contudo, este não é um fim, é um até já, até porque o FC Porto tem uma equipa na formação que chegará a curto médio prazo à competição profissional.
Neste ano de 2012, Pinto da Costa cumpriu  trinta anos na presidência do clube. Trinta anos recheados de histórias, de vitórias, de conquistas e claro, de inevitáveis derrotas. Felizmente para nós portistas, são mais as vitórias do que as derrotas. Pinto da Costa é odiado por muitos, invejado por outros, mas é sem qualquer dúvida o presidente que muitos gostariam de ter e não tem. Pinto da Costa é só um e é presidente do melhor clube português, o FC Porto.
O início da época 2012-2013 prometia muito, principalmente depois da  vinda de Jackson, o goleador que tantas vezes faltou na época passada. No entanto, o plantel foi abalado pela saída de Hulk numa altura em que o mercado já estava fechado em Portugal, logo, o FC Porto já não podia buscar alguém para colmatar a saída do incrível. Este facto fez com que muita gente pensasse que o FC Porto iria ficar mais fraco e que a repentina saída de Hulk ia deixar mossa. Confesso que fui uma das pessoas a pensar assim. Porém, tal não aconteceu, os dragões começaram a fazer bons jogos, isto é, começaram a brilhar em equipa. E, por isso, fizeram uma boa prestação na Liga dos campeões, avançando em segundo lugar no grupo, sendo que até a jornada final eram os dragões quem estavam em primeiro lugar; o campeonato tem corrido bem, o FC Porto ocupa o segundo posto, porém tem um jogo a menos; a Taça da Liga tem corrido bem e está encaminhado para passar à próxima fase da prova. O único ponto mau a apontar é a eliminação da Taça de Portugal.
Feito que está o balanço de 2012, termino com desejos de bom 2013 para todos os portistas, que este seja mais um ano pintado de azul e branco, repleto de coisas boas: paz, amor, felicidade, sucesso e claro, saúde.
Feliz ano novo!

Sem comentários: