domingo, 24 de julho de 2016

A Entrada de Jovens da Formação Portista na Equipa Principal



Depois do fantástico campeonato que a equipa B do FC Porto fez na época passada, que cominou com a conquista do título da segunda liga, muitos de nós portistas ficamos a imaginar alguns jovens campeões na equipa principal. No entanto tal não vai ser para já e até percebo porquê. Passo a explicar o meu ponto de vista.
Muitos dos jogadores têm de rodar noutros clubes antes de integrarem a equipa principal. É que, sejamos realistas, ainda precisam evoluir e isso só conseguem jogando, o que, em muitos casos, não iria acontecer no plantel principal. O problema é a quem são emprestados. É que possivelmente fará diferença se forem para uma equipa que luta por lugares europeus ou para uma equipa que luta para não descer. Contudo, há duas situações que tenho dificuldade em perceber.
Um deles é o caso do Rafa, que ao integrar o plantel da equipa principal ia ser suplente de Layun, logo, provavelmente teria poucos minutos de jogo. Assim, por um lado percebo o seu empréstimo ao Rio Ave, na medida em que terá a oportunidade de jogar mais e de evoluir. Mas por outro lado, tenho dificuldade em perceber que o FC Porto emprestou um jogador da casa para contratar outro para a mesma posição que irá, muito provavelmente, ser suplente.
Da mesma forma que tenho dificuldade em perceber a situação de Víctor García, que ao integrar o plantel iria ser, naturalmente, suplente de Maxi. No entanto, irá, muito provavelmente, ser emprestado, enquanto que Varela está a ser testado como alternativa ao uruguaio na lateral direita da defesa.
Apesar de ter alguma dificuldade em perceber os dois casos referidos, quero deixar claro que acredito que mais cedo ou mais tarde o FC Porto irá colher os frutos da formação. Sendo certo que, sejamos realistas, infelizmente nem todos os jogadores da formação, por mais talento que tenham, vão pertencer a algum plantel da equipa principal, acredito que outros vão. E os que tiverem essa oportunidade, creio que entrarão gradualmente, à medida que os responsáveis acreditarem que estão prontos e preparados para o desafio. Tal como está a acontecer com Chidozie e André Silva, dois jovens que apesar de ainda terem muito para crescer, terão a oportunidade de o fazer com a equipa principal; ou como aconteceu com, por exemplo, Ruben Neves.




Sem comentários: