domingo, 17 de fevereiro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0


1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 22ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Manafá, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; Corona, Soares e Adrián López.
O FC Porto entrou bem em jogo, a pressionar para procurar desorganizar a equipa sadina. Ao minuto 5 Felipe deu o primeiro aviso, mas não acertou no alvo, tal como aconteceu a Corona, ao minuto 10. Até que ao minuto 15, Herrera ativou o marcador, num lance em que deu a melhor sequência após uma primeira tentativa de Adrián Lopez. Nos minutos seguintes surgiram diversas tentativas para aumentar a vantagem portista no marcador, protagonizadas por Otávio, Alex Telles, Soares e Adrián Lopez, mas todos sem sucesso. Do outro lado do campo, o primeiro remate dos sadinos surgiu ao minuto 27, sem criar real perigo para a baliza à guarda de Casillas.
No segundo tempo Éder Militão e Corona tentaram aumentar a vantagem no marcador, mas a mesma viria a surgir, ao minuto 65, por intermédio de Soares, após assistência de Alex Telles. Até ao final do encontro os Dragões geriram a vantagem com posse de bola longe da sua área.
Com esta vitória o FC Porto soma 54 pontos e aconteça o que acontecer no final desta jornada, será sempre líder do campeonato nacional.

2 – Análise

Depois da Liga dos Campeões, eis que voltou ao Dragão a I Liga, num jogo que não se esperava fácil, mas que o FC Porto fez por transformar as dificuldades em facilidades. Foi um jogo de sentido único - não me lembro do Vitória de Setúbal ter criado perigo junto da baliza de Casillas – em que sobrou a sensação que faltou um pouco mais de acerto ao ataque portista para tornar o resultado mais dilatado. Na primeira parte Sérgio Conceição viu-se confrontado com mais uma contrariedade, que é como quem diz, mais uma lesão, já que Danilo saiu lesionado. Para o seu lugar entrou Óliver e entrou bem. É que o espanhol joga e faz jogar a equipa, como que procurando caminhos para ultrapassar a muralha defensiva que o Vitória procurou criar. Mister, um jogador destes não pode ficar no banco, quando a equipa precisa de soluções para fazer a bola chegar aos avançados. Destaca-se Herrera e Soares pelos golos que marcaram e que permitem que o FC Porto permaneça na liderança do campeonato aconteça o que acontecer esta jornada. Mas também destaca-se Soares, desta feita pela negativa, já que acabou por ver um cartão amarelo, quanto a mim completamente desnecessário, que o deixa de fora do jogo com o Tondela, complicando ainda mais as opções de Sérgio Conceição para o ataque num jogo em que esperam-se muitas dificuldades – não havia necessidade, Soares.
Em suma, o FC Porto venceu com justiça um jogo de sentido único. Sexta há mais uma deslocação difícil, vamos Porto!



Sem comentários: