domingo, 19 de julho de 2020

Antevisão da 33ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 33ª jornada da I Liga, frente ao Moreirense.

““VAMOS ENTRAR FORTES”
Na antevisão do embate com o Moreirense, Sérgio Conceição garantiu que a sua equipa não se deixará levar pela conquista do título e que vai a jogo “com uma vontade enorme de ganhar”
Em conferência de imprensa prévia à 33.ª jornada da Liga NOS, na qual o campeão nacional FC Porto recebe o Moreirense (segunda-feira, 21h15, Sport TV), Sérgio Conceição perspetivou um adversário “bastante consistente e sólido”. De acordo com o técnico azul e branco, “poderá haver uma ou outra mudança” a pensar na penúltima ronda do campeonato, mas “nada dessas coisas de gestão e de premiar”. No derradeiro jogo da temporada no Estádio do Dragão, o treinador portista promete que o seu conjunto entrará “com uma vontade enorme de ganhar o jogo e os três pontos”.
Moreirense fresco e confortável na classificação
“Vamos apanhar uma equipa que está muito confortável na tabela classificativa. Uma equipa que pelos números e por aquilo que eu vejo, na sua dinâmica de jogo, uma equipa bastante consistente e sólida. Penso que, nos últimos 14 jogos, só tem uma derrota, e isso diz bem daquilo que é o nível do Moreirense. No jogo de amanhã presumo que venha uma equipa completamente fresca, porque tem havido rotatividade na equipa do Moreirense. Exemplo disso foram os nove jogadores que normalmente eram titulares e não jogaram no último jogo, com o Paços de Ferreira. Espero uma equipa fresca, motivada, tranquila e perspetivo um bom jogo.”
Há vitórias especiais, mas todas são importantes
“Dos cem jogos, tive oitenta muito felizes. Tive doze com azia, que foram os doze empates e tive oito que ninguém me aturou. Foi muito difícil, por isso para mim todas as vitórias são importantes e são valiosas. Obviamente que há vitórias que têm um significado diferente de outras, como esta última com o Sporting, por exemplo, pela conclusão de um ciclo de jogos que nos permite ganhar um título. Tem esse lado, um bocadinho mais importante, mas todas as vitórias são importantes.”
Vontade enorme de garantir mais três pontos
“Eu não sou nada dessas coisas, de gestão, de premiar. Obviamente que poderá haver uma ou outra mudança, mas tem a ver com o jogo ou com a perspetiva que eu tenho em relação aos três jogos que faltam. Mas não de falta de… não digo seriedade, porque isso vai contra aquilo que eu sou, ao rigor que eu tenho, ao que os meus jogadores estão habituados. Não faz sentido, e depois, defrontamos equipas que merecem todo o respeito do mundo, como vai ser o caso do Moreirense e do Braga, e que nós vamos entrar fortes com o intuito e com o espírito não do FC Porto campeão, mas do FC Porto antes do jogo com o Sporting. Com uma vontade enorme de ganhar o jogo e os três pontos.”
Ser campeão é sempre muito bom, independentemente do contexto
“Título é título. É sempre muito bom. Claro que foi num contexto diferente dos outros anos, por tudo aquilo que se passou e que vocês sabem, não só no futebol mas por esta pandemia, um problema mundial, acabou por ser diferente. Mais cansativo, também. Não nos podemos esquecer que estamos aqui a trabalhar há mais de um ano. Mas também gostoso, assim como todos os outros títulos que se ganham. Não há diferença.”
Ainda falta mais um título, mas o foco está no Moreirense
“Não dei um murro na mesa. Simplesmente exprimi aquilo que era o meu estado de espírito. Obviamente que, nos momentos difíceis, é preciso as pessoas falarem e perceberem, como nós fazemos sempre, o que é que está bem e o que está mal. Foi isso que aconteceu. Houve momentos, durante a época que foram muito importantes e não foi só esse. Foram outros que se passaram, comigo e com o líder máximo do clube, o senhor Presidente, houve sempre essa excelente comunicação e relação. Por isso é que nós resolvemos os problemas que tínhamos a resolver. Neste momento somos campeões, mas ainda nos falta conquistar outro título. A seu tempo falaremos da Taça de Portugal, agora o foco é total no Moreirense.”
Parabéns aos adeptos pela paixão e sentimento com que viveram a conquista
“Eu, antes de vir para aqui, estava a ver uma notícia do sócio 4.520, salvo erro, Carlos Sotto Mayor, que, com 96 anos, estava na cama, muito fraco. Estava acamado, não sei se se pode dizer assim, e no dia do jogo com o Sporting, depois da vitória do FC Porto, conseguiu-se levantar sozinho e caminhar. É uma história fabulosa que eu tive a oportunidade de ler. É um portista com uma força incrível. Também posso dar o exemplo do Maxi, que me enviou uma fotografia dele a festejar perto dos Aliados. Isto é para verem a força do FC Porto tem, não só com pessoas como este sócio 4.520, como também os mais recentes apaixonados pelo clube, como é o caso do Maxi, do Casillas, que manifestam publicamente um sentimento diferente, que é o de representar este clube. Eu acho que isso é que é de valorizar. Tudo aquilo que nós não controlamos, que vem na imprensa e que, de uma forma intencional ou não, vem cá para fora, não podemos fazer nada e não nos pode perturbar minimamente naquilo que é o ir à procura de três vitórias. Desde já aproveito para dar os parabéns aos adeptos pela forma apaixonada e sentida como viveram a conquista deste título. E também em termos sociais, a respeitarem muito daquilo que o momento exige. Entendo perfeitamente a pergunta, mas o que tenho a dizer é só isto. É olhar para as nossas gentes, como se costuma dizer, e usufruir do momento. Já passou, agora é preparar bem os próximos momentos, que são os três jogos que faltam.”
Jogadores são os primeiros a saber o onze
“Eu nunca digo a equipa no dia anterior, como vocês sabem. Os jogadores são os primeiros a saber da equipa que vai jogar. Nos próximos jogos verão o que é que vai acontecer.”
Ainda restam três jogos, o contrato não é importante
“Eu estou cá agora, tenho que fazer mais três jogos e tenho contrato. Acho que isso não é uma questão que seja importante neste momento, sinceramente. E com isto não comecem a dizer que estou na dúvida, não é nada disso. Não me apetece nada falar dessas coisas. É o meu estado de espírito, não me apetece.”
Casillas impedido de jogar pelos médicos
“As pessoas que pedem isso não têm noção do que se passa. O Iker não pode jogar. Para já nem sei se tem o aval médico para jogar, penso que não há essa permissão da parte dos médicos para jogar. E depois, neste momento, o Iker não tem contrato com o FC Porto. Mas nem tem a ver com isso, até se podia fazer um contrato de um dia, ou de um mês, para o Iker participar. Tem a ver com o seu estado de saúde. E não é possível. As pessoas estão mal informadas e depois criam estes movimentos, que eu não sei de onde é que partem. Mas as pessoas, com o computador à frente, estão no direito de escrever o que lhes apetece e depois começa a ganhar forma e começam a surgir os tais movimentos. Isso a mim não me diz nada, mas o Iker foi um jogador super importante para todos nós, é um homem do futebol respeitado em todo o mundo por tudo aquilo que conseguiu e conquistou. O que eu lhe desejo, nesta nova etapa, caso se confirme este seu regresso ao Real Madrid, é que ele tenha saúde e muita força para este projeto. É só aquilo que tenho a dizer.”
Miúdos já são valores seguros 
“O Fábio Vieira é um jovem, como outros que nós acompanhámos durante o ano e que chamámos porque achámos que tinham qualidade para fazer parte do plantel. E, a seu tempo, têm ganho o seu espaço. Mas penso que falar só do Fábio Vieira e não falar do Vítor Ferreira, do João Mário, do Romário, que iniciou muito bem o ano também, do Diogo Costa, do Diogo Leite, do Fábio Silva… temos aqui muitos miúdos, como eu já disse, que são valores seguros do FC Porto e que vão dar muitas alegrias ao clube num futuro muito próximo.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Diogo Costa; Tomás Esteves, Pepe, Mbemba e Manafá; Danilo, Vítor Ferreira e Otávio; Corona, Fábio Silva e Fábio Vieira.

3 – Sobre o jogo
O FC Porto entra em campo já com o título de campeão garantido, contudo, ganhar este jogo continua a ser imperativo. Não se esperam facilidades, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; confiante; concentrado; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; rigoroso; sólido; solidário; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: