segunda-feira, 20 de julho de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 6 – Moreirense 1


1 – Crónica

Na noite desta segunda o FC Porto recebeu o Moreirense, em jogo a contar para a 33ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 6-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Diogo Leite, Mebemba e Alex Telles; Danilo, Otávio, Fábio Vieira, Corona, Marega e Luis Diaz.
Logo ao minuto 4, Luis Diaz ativou o marcador. Minutos depois, Corona, tentou ampliar a vantagem portista no marcador, mas sem sucesso. Os de Moreira de Cónegos responderam à desvantagem no marcador, contudo a primeira tentativa falhou o alvo. Mas ao minuto 20, o Moreirense reestabeleceu a igualdade no marcador. Pouco depois, Marega, na resposta, obrigou o guarda-redes contrário a atirar para canto. Depois foi Corona quem ficou muito perto de marcar. Minutos depois, Marega voltou a ter nos pés a hipótese de fatorar, mas atirou muito por cima.
No segundo tempo, ao minuto 51, Otávio fez o segundo golo portista da noite. Pouco depois, ao minuto 56, foi a vez de Alex Teles converter uma grande penalidade, a castigar uma falta sofrida por Luis Diaz, no terceiro golo dos azuis e brancos. Pouco depois, ao minuto 62, Marega, de livre direto, fez o quarto golo da noite. Ao minuto 78, Soares foi o autor de um grande golo. E, ao minuto 87, soares escreveu, mais uma vez, o seu nome na lista dos marcadores deste jogo.
Com esta vitória o FC Porto soma 82 pontos e lidera, confortavelmente, a I Liga.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo já campeão, mas nem por isso relaxou. Na primeira parte, marcou cedo, logo aos 4 minutos; teve mais bola; mas notava-se alguma indefinição nas combinações a meio campo, a ocupação dos espaços parecia estar a ser problemática sobretudo no que diz respeito a Fábio Vieira e Corona. O Moreirense acabou por empatar a partida e Sérgio Conceição, antes do intervalo, acabou por retirar Fábio Vieira do campo e lançar para o seu lugar Uribe. O segundo tempo foi bem mais interessante e deu para tudo. Houve golos, grandes golos, com Marega a marcar um deles de livre! Houve tempo e oportunidade para Sérgio Conceição dar a oportunidade ao guarda-redes Mouhamed Mbaye de se estrear na equipa principal e, dessa forma, sagrar-se campeão. Destaco Luis Diaz, pelo golo e pela exibição; Otávio, pelo golo e exibição; Alex Telles; Marega, que marcou de livre; e Soares, que bisou. Acredito que foi importante e intencional, a titularidade de Diogo Costa, visto que deverá ser titular na Taça e, assim, tem oportunidade de ganhar minutos. Por esta lógica, suponho que será titular em Braga.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca o jogo em que, no final , recebeu a taça e as medalhas de campeão. O Campeonato, seguramente o mais longo da história, termina na próxima jornada, em Braga. Vamos Porto!


Sem comentários: