sábado, 25 de julho de 2020

Crónica e Análise: Sporting de Braga 2 – FC Porto 1


1 – Crónica

Na noite deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 34ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Diogo Leite e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Corona, Soares e Luis Diaz.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 6, Uribe colocou os Dragões em vantagem. No entanto, o médio lesionou-se no mesmo lance, o que fez com que Sérgio Conceição fosse forçado a retirá-lo do campo por troca com Sérgio Oliveira. Em vantagem, os Dragões apostaram na gestão e controlo da partida, sem permitir que o Sporting de Braga conseguisse criar real perigo para a baliza à guarda de Diogo Costa. Mais tarde, minuto 30, Soares ficou perto de marcar, não fosse um jogador adversário ter afastado a bola. Na resposta, minuto 31, o Sporting de Braga tentou criar perigo, mas o jogador Bracarense falhou o alvo. Já muito perto do intervalo, Alex Teles viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos após a cobrança de um livre. Depois Sérgio Oliveira chegou a marcar, contudo, o golo foi anulado por fora de jogo.
No segundo tempo, ao minuto 54, o Sporting de Braga reestabeleceu a igualdade no marcador, para esse desfecho muito contribuiu o desvio em Zé Luis. Na resposta, minuto 55, Otávio procurou ser feliz, mas viu o guarda-redes bracarense travar-lhe o remate. Do outro lado do campo, foi Diogo Costa quem, por duas vezes, segurou o empate. Ao minuto 66, o jovem guarda-redes portista viu a bola acertar em cheio no poste da sua baliza, mas na sequencia do lance, o Sporting de Braga marcou e colocou-se na frente do marcador. Minutos depois, minuto 73, Diogo Costa voltou a negar um golo ao adversário. Do outro lado do campo, minuto 77, Corona tentou afinar a pontaria, mas falhou o alvo.
Com esta vitória o FC Porto termina o campeonato com 82 pontos, mais 5 que o segundo classificado, o Benfica.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo com o objetivo de somar os 3 pontos, prova disso foi a aposta de Sérgio Conceição num onze, sem fazer descansar nenhum daqueles que são os habituais titulares. Diogo Costa voltou a ser aposta e bem, de modo a somar minutos antes da final da Taça. Os Dragões fizeram uma boa primeira parte, marcaram cedo e procuraram controlar o jogo. Para Uribe o golo teve um sabor agridoce, já que marcou o golo e lesionou-se no mesmo lance. Não deu para o médio continuar em campo e para o seu lugar entrou Sérgio Oliveira, recuperado de lesão. O segundo tempo foi diferente, porque o Sporting de Braga, que necessitava de somar os 3 pontos, naturalmente foi atrás do prejuízo. E conseguiu ser feliz. O golo do empate surgiu por infelicidade da defesa portista, já que a bola bateu em Zé Luis e traiu Diogo Costa. Obviamente esse golo animou os da casa que acabaram por conseguir marcar outro golo. Antes, Luis Diaz saiu lesionado, o que tirou poder de reação no ataque portista. Destaco Uribe por, finalmente, ter conseguido marcar um golo neste campeonato. Agora é fácil dizer que Uribe e Luis Diaz não deveriam ter jogado, porque assim ambos ficam em risco para a final da Taça por lesão e que mais valia ter apostado em Fábio Vieira e Vítor Ferreira, por exemplo. De facto os dois jovens poderiam ter sido aposta no onze, mas estou certa que o objetivo do treinador seria manter em competição os jogadores que poderiam ser aposta para a final, no caso Uribe e Luis Diaz, gerindo o esforço e substituindo-os durante o jogo. Entendo, por isso, a titularidade de ambos.
Em suma, o FC Porto perdeu um jogo que deveria ter vencido, para terminar o campeonato com uma vitória. É, por isso, um resultado amargo. Contudo, há que ter a consciência que os Dragões não jogaram sozinhos e o Sporting de Braga, que necessitava de pontos, fez pela vida. Talvez inconscientemente, a final da Taça tenha entrado na cabeça dos jogadores, visto que o objetivo campeonato já estava alcançado e, por isso, a capacidade de reação da equipa no segundo tempo tenha sido menos contundente. Este foi um campeonato difícil, muito longo e com altos e baixos, mas o principal objetivo foi alcançado, o título de campeão. Agora é o momento de olhar para a final da Taça. Vamos Porto!




Sem comentários: