quinta-feira, 9 de julho de 2020

Crónica e Análise: Tondela 1 – FC Porto 3



1 – Crónica

No final de tarde desta quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Tondela, em jogo a contar para a 31ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O primeiro tempo resume-se em poucas linhas. O Tondela apostou numa estratégia defensiva, dificultando ao máximo a manobra atacante dos portistas. O FC Porto teve mais bola, mas apenas por uma vez foi capaz de criar real perigo junto da baliza adversária, por intermédio de Marega que viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos, minuto 12. Mais tarde, minuto 26, Mbemba tentou ser feliz, mas, mais uma vez, o guarda-redes do Tondela levou a melhor.
O segundo tempo começou praticamente com o golo do FC Porto, minuto 47, por intermédio de Danilo. Ao minuto 64, Marega deu a melhor sequência a um passe de Corona e dilatou a vantagem portista no marcador. No entanto o Tondela reduziu ao minuto 77, através da conversão de uma grande penalidade. Minutos depois Luis Diaz ficou perto de marcar. Pouco depois, o Tondela voltou a criar perigo e valeu aos Dragões Marchesin. Já em tempo de descontos, minuto 95, surgiu uma grande penalidade a favor dos Dragões que Fábio Vieira converteu no terceiro golo dos azuis e brancos.
Com esta vitória o FC Porto soma 76 pontos, mais 8 que o Benfica. E tendo em conta o resultado do jogo dos encarnados, fica a faltar ao FC Porto 1 ponto para sagrar-se campeão.

2 – Análise

Falta 1 ponto! Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O Tondela procurou fechar-se na sua defesa, evitando ao máximo que o FC Porto conseguisse criar perigo e aproveitando, de quando em vez, sair em contra ataque. Por isso, na primeira parte os Dragões tiveram mais bola, dominaram, mas não encontraram o caminho para a baliza contrária. Parecia faltar imaginação para ultrapassar a barreira defensiva. O segundo tempo começou praticamente com o golo do FC Porto, o que fez desbloquear o jogo. Depois veio o segundo golo portista e o Tondela reagiu. Por uma infantilidade surgiu o golo do Tondela de grande penalidade e claro, aí os da casa acreditaram que poderiam levar um pouco mais deste jogo. A defesa portista teve trabalho e nós adeptos a ansiedade nos píncaros, mas depois surgiu a grande penalidade a favor dos Dragões e o resultado ficou feito sem mais hipóteses para dúvidas ou sobressaltos. Destaco Danilo, finalmente o capitão marcou um golo depois de ter tentado muitas vezes; Marega, que marcou pelo segundo jogo consecutivo; e Fábio Vieira, por ter convertido a grande penalidade e, consequentemente, marcado pela segunda jornada consecutiva. Há a destacar mais 3 notas. A primeira é sobre Marega e a sua lamentável atitude. O maliano esteve mal, no entanto já fez o que tinha a fazer, pedir desculpa, fê-lo publicamente recorrendo às suas redes sociais e acredito que também o tenha feito perante o grupo, sobretudo ao treinador e a Fábio Vieira. Mesmo assim, por mim, não voltaria a jogar até ao final da época. Acredito que Marega seja um excelente profissional, como disse o treinador no final do jogo, isso não está em causa aqui, mas a equipa está sempre, sempre, a cima de qualquer jogador e o respeito é regra de ouro. A segunda nota é sobre as ausências de Corona e de Uribe do próximo jogo, por causa dos cartões amarelos. Vão fazer falta, é certo, sobretudo o mexicano, mas Sérgio Conceição encontrará uma solução. E, finalmente, a terceira nota é sobre Sérgio Oliveira, o médio saiu lesionado e pelo que o treinador disse no final do encontro, não deverá jogar mais esta época. Vai fazer falta. Força Sérgio Oliveira!
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, somou os 3 pontos. Falta 1 ponto, só 1 ponto para o objetivo máximo, vencer o campeonato. Vamos Porto!



Sem comentários: