sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Antevisão da 2ª Jornada da I Liga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 2ª jornada da I Liga, frente ao Boavista.

 

““SÓ PENSAMOS EM NÓS E NO QUE VAMOS FAZER PARA GANHAR”

Sérgio Conceição projetou o Boavista-FC Porto, da segunda jornada da Liga (sábado, 21h00)

A segunda jornada do campeonato reserva um duelo sempre especial: Boavista e FC Porto defrontam este sábado (21h00, Sport TV), no Estádio do Bessa, em mais um dérbi da Invicta. Depois do arranque triunfal na receção ao SC Braga (3-1), os campeões nacionais vão fazer a curta viagem até ao Bessa com apenas um resultado no pensamento: a vitória. Na projeção do desafio que se segue, Sérgio Conceição reconheceu qualidade a uma equipa que se reforçou muito neste defeso, mas o FC Porto entra em todos os campos para ganhar e está preparado para lutar por mais três pontos. Na ronda inaugural da Liga, os axadrezados empataram 3-3 em casa do Nacional.

O Boavista

“Não vejo vantagem no facto de o Boavista ter muitos jogadores novos, mas há essa particularidade de não conhecermos tão profundamente a equipa do Boavista. Conhecemos os jogadores, mas tudo aquilo que é a dinâmica de jogo, temos como referência o primeiro jogo no campeonato e um ou outro amigável. Não penso que isto seja uma vantagem ou uma desvantagem. O Boavista tem um plantel com qualidade e com certeza que vai ser uma equipa interessante na nossa Liga. O Boavista tem jogadores muito interessantes na frente e os laterais são muito ofensivos também. Estamos atentos a toda essa dinâmica e aos jogadores que podem jogar, mas somos o FC Porto e só pensamos em nós e no que vamos fazer para ganhar o jogo, respeitando sempre o Boavista, que é um clube histórico.”

Ainda a ausência de adeptos

“Para quem é apaixonado pelo futebol, como eu e muita gente que anda neste mundo, os dérbis com o Boavista são dos jogos em que tenho mais gosto e prazer em participar. Tanto os nossos adeptos como os adeptos do Boavista são muito apaixonados pelo seu clube. São ingredientes essenciais para estes jogos e o ambiente no Bessa costuma ser acima da média, por isso é uma pena não termos adeptos no estádio. Vamos fazer tudo para que seja um grande jogo e para que, no fim, estejamos contentes com mais três pontos importantes na nossa caminhada. Este é um dérbi histórico em Portugal.”

Fiéis à forma de jogar

“Cada caso é um caso. Por vezes variamos a nossa dinâmica, mas não a nossa forma de jogar, que está bem assente em três ou quatro pilares fundamentais para que a equipa esteja preparada para fazer golos e não sofrer. No último jogo, jogámos com o Marega na frente, mas não podemos dizer que tenha sido a referência no ataque, pois o Corona também aparecia naquela zona. Depende da estratégia para o jogo, percebendo também o adversário que vamos encontrar. Às vezes jogamos com cinco ou seis na frente, mas tudo assenta no trabalho semanal em função da estratégia que delineamos para o jogo.”

Rótulos enganadores

“Colam-me o rótulo de treinador conservador, mas somos quase sempre a equipa que tem mais golos no final da época. Em cada situação de cruzamento colocamos sei ou seis jogadores na área, mas prefiro não sofrer e ganhar 1-0 do que ganhar 4-3- É a minha forma de pensar. A demonstração de uma equipa sólida e consistente tem a ver com isso também. Está tudo associado, o trabalho defensivo e o ofensivo.”

Matheus Uribe

“O Uribe está mais solto naquilo que é a sua adaptação. É absolutamente normal ter sentido dificuldades no início, pois nunca é fácil chegar a um futebol em que tudo é novo. Mesmo as pequenas rotinas diárias são diferentes. Hoje está completamente integrado, sabe o que nós queremos e é verdade que lhe exijo que apareça com facilidade em zonas de finalização. Mas não é só a ele, é a todos os médios. Gosto que a linha média tenha chegada à área e golo. O Uribe agora percebe melhor aquilo que nós queremos.”

 

A agitação do mercado

“Estamos atentos ao que se passa e eu sou um treinador muito atento ao que se passa à volta do clube. Por vezes o mais difícil nem é treinar, mas sim gerir esse tipo de situações no balneário. Mas é para isso que me pagam também, para incutir todos os dias que o mais importante é o dia de trabalho e o que fazemos para melhorar. Não é fácil, porque existem redes sociais e outras pessoas na vida dos atletas. Não se consegue ser eficaz a 100%, mas faz-se um trabalho interessante.”

A saída de Soares

“Tinha contrato com o FC Porto e sentia-o. Para se jogar no FC Porto não basta ter contrato, é preciso sentir o clube, a região, os adeptos, o nosso presidente e perceber a tal mística que existe aqui. Vai daqui melhor jogador e melhor homem. Era um jogador muito querido no balneário e desejo-lhe o máximo como desejo para a minha família e para os meus amigos.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Taremi e Marega.

 

3 – sobre o jogo

É o dérbi da cidade do Porto, desta feita à porta fechada, infelizmente. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; rigoroso; empenhado; determinado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: