sábado, 7 de agosto de 2021

Antevisão da 1ª Jornada da Iliga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 1ª jornada da I Liga, frente ao Belenenses SAD.

 

““A EXIGÊNCIA FAZ PARTE DO ADN DO CLUBE”

Sérgio Conceição mostrou-se confiante para o FC Porto-Belenenses SAD (domingo, 18h00) e agradado pelo regresso da Nação Porto ao Estádio do Dragão

Chegada a véspera da estreia no campeonato, foi hora de Sérgio Conceição se sentar diante dos jornalistas e dar o seu primeiro olhar sobre a estreia no campeonato. Começando pela maior novidade, o “prémio para os adeptos, para os jogadores, para quem gosta de futebol” de ver os portistas novamente no Dragão, o treinador portista referiu que isso será “uma mais-valia” para a equipa, que considera estar preparada para “as dificuldades do nosso campeonato, nomeadamente as desta equipa da Belenenses SAD”, o primeiro adversário na Liga (domingo, 18h00, Sport TV).

 

Focado sempre no coletivo, o mister garantiu que, contra uma equipa como a dos lisboetas, “bem organizada defensivamente”, “a dinâmica ofensiva não tem que ver com um jogador, tem que ver com o coletivo, com esse trabalho que é feito semanalmente”. Dentro do processo conjunto, pode “aparecer o sexto momento”, refere Sérgio Conceição, que é o “do talento dos jogadores”.

Questionado sobre o mercado, um tema que, inevitavelmente, marca a atualidade, já que a janela de transferências está aberta, o treinador do FC Porto referiu que quer “manter os jogadores  que são imprescindíveis”, ou seja, “os que fazem parte da base do plantel do ano passado”, mas deixou uma garantia: “Não se pode virar a cara a algum clube que possa bater a cláusula de rescisão dos jogadores”. 

Agradecido pelos elogios de Jorge Nuno Pinto da Costa, o timoneiro azul e branco garantiu que “são sinónimo de responsabilidade”. Apesar das dificuldades que se têm sentido, “a exigência continua máxima, essa exigência faz parte do ADN do clube, essa pressão de ganhar independentemente dos jogadores que tenhamos”. 

Aprofundando sobre o adversário de amanhã, Conceição garantiu que espera “uma equipa bastante organizada, que tem os seus avançados fortes e rápidos, que conseguem dar muito trabalho à defesa. São dois jogadores que, quando recuperam a bola, são muito fortes, os laterais sobem e abrem bem”, tendo rematado: “Não acredito que venham em 3-4-3, mas no 3-5-2,  mas não é só organização defensiva, porque fazendo poucos golos, criam muitos problemas aos adversários”.

Depois de referir que Uribe está disponível para o jogo deste domingo, ao contrário de Marko Grujic, que estará fora das opções, o líder da equipa principal do FC Porto abordou o regresso dos internacionais, que estiveram ao serviço das suas seleções: “Essa gestão foi feita com todos os jogadores das seleções, há uma comunicação diária com o nosso departamento médico, tudo é visto ao pormenor, o pós-competição, os dias de descanso, a integração no trabalho com a equipa. Houve aqui uma situação diferente, a situação do Uribe que veio lesionado, mas estamos muito atentos e temos pessoas muito competentes para que o jogador chegue às mãos do treinador no seu máximo”.

Por fim, e depois de ter admitido que, entre FC Porto, Sporting, Benfica e Sporting de Braga, “qualquer uma dessas pode lutar pelo campeonato”, Sérgio Conceição prometeu muito trabalho para reconquistar o título que já pertenceu aos azuis e brancos e deixou uma nota sobre as dinâmicas da equipa: “ A base é a mesma, mas é mais difícil porque temos de dar coisas diferentes à equipa e conseguir que todos pensem da mesma forma em determinado momento, a equipa define-se quando um central sabe o que vai fazer o avançado, por exemplo. Todos têm de pensar da mesma forma, mesmo os que estejam em casa a ver”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Manafá; Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Toni Martínez.

 

3 – Sobre o jogo

É o pontapé de saída no campeonato para os Dragões. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

Sem comentários: