domingo, 8 de agosto de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Belenenses SAD 0

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto recebeu a Belenenses SAD, em jogo a contar para a 1ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Otávio; Taremi, Toni Martínez e Luis Diaz.

O FC Porto dominou e controlou o primeiro tempo. Os portistas entraram bem em jogo, contudo, pertenceu à Belenenses SAD o primeiro sinal de perigo, minuto 6. Mas o primeiro golo viria a surgir do outro lado do campo, ao minuto 19, por intermédio de Toni Martínez. Os Dragões permaneceriam com a vantagem na margem mínima até ao intervalo.

No segundo tempo o domínio e o controlo das operações continuavam nas mãos dos portistas. Ao minuto 65, João Mário levou a bola até Luis Diaz para este fazer o 2º golo da tarde. Pouco depois, Taremi esteve perto de fazer o 3º golo, mas sem sucesso. Do outro lado do campo, já quase no final, Diogo Costa foi chamado a intervir para travar o ataque contrário.

Com esta vitória o FC Porto soma 3 pontos.

 

2 – Análise

 

O FC Porto arrancou o campeonato em casa e, felizmente, com a possibilidade de ter adeptos nas bancadas. Que saudades de ouvir o hino cantado pelos Dragões na bancada, que saudades de ouvir os cânticos de apoio ao longo do jogo, o mar azul está de volta a casa e com ele está de volta a magia à bancada do Dragão.

Em relação ao jogo. Não se esperava fácil, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades. Dominou, controlou, fez 2 golos e podia ter feito mais, foi uma equipa competitiva, competente, empenhada, rigorosa, motivada, solidária, unida e determinada. Foi um jogo interessante, em que se percebeu que a equipa, apesar de ainda necessitar de alguns ajustes, está pronta para ir à luta. Destaco Toni Martínez e Luis Diaz, não só pelos golos, mas também pela garra; e destaco, tenho de destacar, João Mário, muito bem miúdo! sem espaço mais à frente na ala, percebeu que adaptando-se à defesa direito poderia ter mais oportunidades e está a tê-las, porque está a desempenhar muito bem o seu papel. Assim vai dar muita luta a Manafá e a Nanu, que terão de trabalhar para ganhar-lhe o lugar. Não haverá outro miúdo disponível para recuar no terreno e adaptar-se, bem, a defesa esquerdo?

Em suma, o FC Porto entrou com o pé direito nesta longa prova de obstáculos que é o campeonato nacional. Para a semana há mais uma batalha. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: