quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Antevisão da 1ª Mão do Play-off de Acesso aos Oitavos de final da Liga Europa

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Evanilson da 1ª mão do Play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, frente à Lazio.

 

““TEMOS QUE DEITAR CÁ PARA FORA O MELHOR FC PORTO EUROPEU”

Sérgio Conceição garantiu uma equipa séria, comprometida e competente frente à Lazio (quinta-feira, 20h00)

O FC Porto defronta esta quinta-feira a Lazio (20h00, SIC). Na antevisão à partida europeia, Sérgio Conceição explicou que “o carinho muito grande” que tem pelos italianos não entrará em campo amanhã no que será um “um jogo extremamente difícil para nós e para a Lazio também seguramente”. Perante uma Lazio “bem trabalhada” e com “grandes individualidades”, será preciso “deitar cá para fora o melhor FC Porto a nível europeu para conseguirmos o nosso objetivo”.

Sérgio Conceição começou por abordar a sua relação com a Lazio e fez uma antevisão ao que poderá ser o jogo desta quinta-feira: “Toda a gente sabe como foi a minha passagem na Lazio. O clube, os adeptos e todos os que viveram comigo aqueles momentos conquistados, tudo isso é uma parte importante, ganhar, e foi o que aconteceu em Roma. Tenho um carinho muito grande pelo clube, mas isso conta muito pouco para o que é o jogo de amanhã. Estou a representar um clube como o FC Porto, o meu clube de coração, e a minha relação com a Lazio não é tão relevante como o nosso profissionalismo, com o que damos diariamente para passarmos. Vai ser um jogo extremamente difícil para nós e para a Lazio também seguramente. Somos uma equipa competitiva e vamos cumprir o plano traçado para ganhar o jogo”.

O técnico, de seguida, aprofundou: “Os perigos que a Lazio nos pode causar são de uma equipa bem trabalhada, que faz muitos golos, é o segundo melhor ataque da liga italiana, tem individualidades muito interessantes, tem um meio-campo com poder de finalização, alas que são interessantes. É uma equipa que procura jogar com posse, aposta na profundidade, mas também gosta de ir no um contra um nos corredores. O perigo da Lazio tem a ver com o que nós formos dentro de campo. É um jogo diferente, temos que deitar cá para fora o melhor FC Porto a nível europeu para conseguirmos o nosso objetivo. É uma boa equipa com um treinador experiente”.

Ainda sobre o clássico da última sexta-feira, o treinador azul e branco quis rematar as últimas conclusões: “É preciso haver uma investigação rigorosa para os dois lados, para os dois clubes. São situações que, como eu já disse, também não são bonitas e quem cometeu erros tem de ser castigado. O Rúben tem toda a razão, temos todos de melhorar, principalmente quem não está na ficha de jogo. É de lamentar o pouco tempo útil de jogo. Fui convidado durante uns anos seguidos para ir à reunião da UEFA e houve, pela parte do José Couceiro no ano passado, a particularidade de querer chamar à atenção para promovermos algumas mudanças. Temos que esmiuçar o porquê desta situação e de estarmos tão mal neste capítulo. Todos somos um bocado culpados, mas temos que começar ao olhar para isso. Não é normal termos pouco mais de 40 minutos em 90. Já dei a minha opinião e estou aqui para dizer o que acho”.

Ainda sobre a revisão das metas para a temporada que Conceição abordou em janeiro, o mister explicou: “Obviamente, as pessoas estão atentas. O rever dos objetivos tem que ver com as nossas prioridades e a prioridade é o campeonato. Entrámos para o campo e a chamada de imprensa foi tardia, os meus jogadores só viram duas câmaras e questionaram-se dos porquês de termos duas câmaras na Liga Europa em vez de estarmos cheios. Eu disse-lhes que jogar no FC Porto é estar sempre na Champions, jogar sempre como se estivéssemos no jogo mais mediático de sempre. Entramos para uma competição com provas dadas e queremos chegar o mais longe possível. A nossa prioridade é o campeonato, mas quando entramos em campo num jogo oficial ou não oficial do FC Porto, tem de ser sempre no máximo. A história que o clube tem exige-nos isso, não podemos defraudar as expectativas das pessoas”.

Por fim, sobre o ex-pupilo Felipe Anderson, referiu: “O Felipe não teve oportunidade de jogar muito, tem uma qualidade incrível tanto a nível físico como técnico, é muito evoluído, faz parte das suas características. O grande problema dele é no plano emocional, falta alguma consistência nas suas épocas. É capaz de fazer um ou outro jogo ao nível das suas qualidades e outros nem tanto. Acho que é muito boa pessoa e absorve tudo o que anda à volta dele. É um jogador que precisa que o ambiente seja perfeito à volta dele para que consiga desempenhar ao máximo”.”

 

 

““A EQUIPA TEM MUITO POTENCIAL PARA CHEGAR LONGE NA LIGA EUROPA”

Evanilson mostrou-se confiante para o duelo com a Lazio (quinta-feira, 20h00)

O FC Porto defronta esta quinta-feira a Lazio, num jogo a contar para a primeira mão do Play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Evanilson foi o jogador escolhido para antever a partida europeia e afirmou que “a expectativa tem de ser muito boa” para este encontro, já que a equipa “trabalhou bastante” para vencer. Confiante nele mesmo e nos colegas, o avançado referiu que “a equipa tem muito potencial para chegar longe na Liga Europa”, apesar de ter salientado que “o campeonato é o objetivo principal”. Por fim, sobre o adversário desta quinta-feira, o 30 portista explicou que “a Lazio é uma ótima equipa que gosta de trabalhar a bola” e que tem no seu plantel “um amigo” de Evanilson que “evoluiu bastante”, Felipe Anderson.

Confiança baseada no trabalho intenso

“A expectativa tem de ser muito boa porque a nossa equipa trabalhou bastante para este jogo contra a Lazio, vai ser um bom jogo e vamos trabalhar para conseguirmos a vitória. A equipa tem muito potencial para chegar longe na Liga Europa, temos de continuar a trabalhar firme para chegar longe.”

Os elogios e prémios que resultam de uma evolução diária

“Desde que cheguei, evoluí muito como jogador e pessoa. Dentro do campo, consegui encontrar mais espaços, vou continuar a trabalhar firme para evoluir mais. Fico muito feliz de ter vencido o prémio de melhor avançado. Quero agradecer a toda a equipa por me ajudarem. A expectativa está lá em cima, a Lazio tem uma boa equipa, vamos procurar a vitória sempre.”

O campeonato é prioridade, mas todos os jogos são para vencer

“O campeonato é o nosso objetivo principal, a diferença de seis pontos mostra que o trabalho é reconhecido. Trabalhámos dia a dia para conseguirmos vitórias, temos de continuar assim para mantermos a liderança. Todos os jogos são importantes, temos que fazer a nossa parte, continuar a mostrar a nossa qualidade para podermos sair com a vitória.”

As diferenças entre Fábio Vieira e Taremi

“Os dois têm características diferentes. O Fábio é um médio criativo, o Taremi está mais na área comigo, fez o golo do empate frente ao Sporting. O Fábio faz mais assistências e o que tem vindo a fazer nos últimos jogos é fantástico.”

A Lazio do amigo Felipe Anderson

“A Lazio é uma ótima equipa que gosta de trabalhar a bola. O Felipe Anderson é um amigo, conheci-o aqui, evoluiu bastante. Vai ser um grande jogo, espero que possamos sair com a vitória.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

Sem comentários: