1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli da 3ª jornada da ILiga, frente ao Casa Pia.
““OS JOGADORES SENTEM O APOIO E A PAIXÃO DO DRAGÃO”
Francesco Farioli reforça a necessidade de “enfrentar cada desafio com responsabilidade e profissionalismo” na antevisão da 3.ª jornada (domingo, 18h00)
No final de uma semana que começou com um triunfo em Barcelos (2-0), o FC Porto regressa a casa e recebe o Casa Pia a partir das 18h00 deste domingo no Estádio do Dragão (Sport TV1). Na antecâmara da terceira jornada do campeonato frente a “um clube a atravessar um bom momento, com um treinador que tem feito uma boa carreira e um trabalho fantástico”, Francesco Farioli começou por recordar que “no ano passado o Casa Pia bateu o recorde de pontos e teve resultados bons contra as equipas grandes” e revelou ter preparado os jogadores para “todos os cenários possíveis”.
Samu “está sob avaliação” e a esperança é “que recupere antes da paragem para as seleções”, Luuk de Jong “está cada vez mais próximo de conseguir jogar 90 minutos” e o treinador portista passou a semana a “trabalhar para ter todas as armas prontas”. Com uma “grande vontade de recolocar o FC Porto onde o Clube merece”, Francesco Farioli sublinha a necessidade de “enfrentar cada desafio com a responsabilidade e o profissionalismo exigidos” e confidencia que “com o apoio dos adeptos torna-se mais fácil elevar o nível da performance, porque os jogadores sentem o apoio e a paixão do Dragão”.
Raio-X ao adversário
“Mais do que escapar à despromoção, no ano passado o Casa Pia bateu o recorde de pontos e teve resultados bons contra as equipas grandes. É um clube a atravessar um bom momento, com um treinador que tem feito uma boa carreira e um trabalho fantástico. As ameaças são várias no jogo deles, têm jogadores móveis no ataque, são fortes nas bolas paradas e podem gerar perigo a qualquer altura. Temos de estar muito bem preparados para darmos continuidade ao nosso trabalho.”
Samu
“Está sob avaliação diária, a lesão dele é importante, mas temos esperança de que recupera antes da paragem para as seleções. É difícil dar mais detalhes sobre isso.”
O Casa Pia de João Pereira
“No jogo da época passada vi uma equipa que alterna os momentos. Por vezes defendem com um bloco baixo, noutros tentam ser mais agressivos e fizeram-no com muita coragem contra os adversários mais fortes. Preparámos o jogo de acordo com todos os cenários possíveis, mas é preciso ter a capacidade de ler os momentos do jogo e o contragolpe vai ser chave. As bolas paradas são essenciais em todos os jogos e vamos trabalhar para ter todas as armas prontas no jogo de amanhã.”
Luuk de Jong
“Na semana passada jogou 73 ou 74 minutos a um bom ritmo e acho que ele está cada vez mais próximo de conseguir jogar 90. Na época passada fez muitos jogos seguidos e acredito que está cada vez mais próximo de conseguir jogar os 90.”
Rodrigo Mora
“Com o mercado aberto temos de estar prontos para todos os cenários, mas também temos de respeitar a minha decisão de não falar sobre os jogadores que podem vir e sobre os jogadores que potencialmente podem sair. Temos de respeitar os jogadores das outras equipas, os nossos e, principalmente, o jogo de amanhã. Para encerrar esse assunto, digo apenas que no mercado há coisas que podemos controlar e outras que não podemos controlar. Não preciso de entrar em mais detalhes, só posso dizer que o Rodrigo está pronto para jogar amanhã.”
As diferenças entre de Jong e Samu
“É uma pergunta muito boa, muito profunda, porque eles são dois avançados muito bons com caraterísticas bastante diferentes. O Samu tem um perfil de ataque ao espaço e o Luuk é mais um jogador-alvo ou um jogador de ligação. Têm alguma diferenças e coisas em comum e temos de nos adaptar a isso. Queremos tê-los na melhor condição possível, eu sei o que o Luuk pode trazer, mas não posso revelar tudo em conferência de imprensa.”
As arbitragens
“Tenho muita coisa com que me preocupar enquanto treinador e não faz parte do meu trabalho comentar todos os episódios que acontecem. Há gente na Federação capaz de avaliar o trabalho dos árbitros. Vocês já começam a conhecer-me melhor, eu sou um treinador bastante ativo na linha lateral, mas sempre respeitador, porque acho que temos de manter elevado o nível da competição. Não faço comentários sobre a arbitragem.”
El Karouani
“É um bom jogador, mas não é um alvo para nós.”
Casa cheia
“O entusiasmo dos adeptos é algo a que temos de corresponder e que temos de alimentar diariamente, porque em poucas semanas o cenário mudou muito. Isso resulta do trabalho árduo dos jogadores e da fé dos adeptos. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia, toda a gente me transmite uma grande vontade de recolocar o FC Porto onde o Clube merece e amanhã teremos o estádio novamente cheio, o que é fantástico. Espero ter muitas conferências para falar sobre os bilhetes esgotados. Com o apoio dos adeptos torna-se mais fácil elevar o nível da performance, porque os jogadores sentem o apoio e a paixão do Dragão. É um casamento entre a equipa e os adeptos, que têm de caminhar lado a lado, as expetativas são altas e a pressão tem de ser um privilégio. Jogar para ganhar exige muito, mas também nos dá muito. Temos de enfrentar cada desafio com a responsabilidade e o profissionalismo exigidos.””
Retirado do site oficial do FC Porto
2 - O meu palpite para a equipa titular é:
Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Luuk de Jong.
3 - Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; ambicioso; rigoroso; empenhado; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário