sábado, 30 de agosto de 2025

Crónica e Análise: Sporting 1 - FC Porto 2

1 - Crónica 

Na noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2. 
Para este jogo Francesco Farioli apostou num onze composto por: Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes, Borja Sainz e Luuk de Jong. 
Um primeiro tempo equilibrado, com poucas oportunidades claras de golo de parte a parte. A primeira grande oportunidade pertenceu ao FC Porto, logo no lance em sequência do pontapé de saída, com Borja Sainz  a rematar e a bola a ir ao poste. Minutos depois, os leões tentaram responder, com a defesa portista a afastar a bola. Mais tarde, do outro lado do campo, Luuk de Jong rematou à figura do guarda-redes contrário. Depois foi Victor Froholdt a rematar, com a bola a ser desviada pela defesa contrária para canto. Do outro lado do campo, foi Alberto Costa a afastar o perigo. Na resposta, Victor Froholdt voltou a tentar a sorte, mas a bola foi ao lado e depois Rodrigo Mora   atirou por cima. 
No segundo tempo, ao minuto 61, Luuk de Jong colocou o FC Porto em vantagem. E, ao minuto 64, William Gomes, com mais um grande golo, aumentou a vantagem portista no marcador. O Sporting, naturalmente, procurou reagir e ao minuto 74 reduziu, com Nehuén Pérez a introduzir a bola na própria baliza. Minutos depois, ao minuto 86, Diogo Costa impediu o empate. 
Com este resultado o FC Porto soma 12 pontos.

2 - Análise 

Mais um bom jogo do FC Porto. Esperava-se um jogo difícil e, de facto foi, porque um clássico nunca é um jogo fácil e nunca há um favorito. O FC Porto hoje foi uma equipa madura, coesa, sólida, solidária, inteligente, empenhada, unida que soube reagir e responder a cada situação de jogo. Se o primeiro tempo foi pautado pelo equilíbrio e por poucas oportunidades de golo, o segundo tempo teve três golos. O FC Porto fez dois golos e  conseguiu reagir da melhor forma à, natural, resposta do Sporting à desvantagem. Deste jogo destaco Luuk de Jong e William Gomes pelos golos,  mas tenho de destacar a equipa no seu todo, porque esta vitória foi da equipa. 
A equipa está a crescer, está a evoluir, a vencer e a somar pontos, tudo com muita garra e atitude. Estou a gostar. Mas há que ter a consciência que há muito caminho pela frente, que nem sempre tudo vai correr bem e que nesses momentos vai ser necessário suportar a equipa. Que nessa altura não falte o apoio que nestas 4 jornadas tem surgido. Há, também, que ter a consciência que esta vitória em Alvalade é, isso mesmo, uma vitória. Antes deste jogo não estava concluída a evolução da equipa, depois deste jogo não está a evolução concluída. E ninguém é campeão à quarta jornada. Não podemos embandeirar em arco, temos de ter os pés no chão. 
Em suma, foi um bom jogo, uma vitória importante. Agora vem aí uma paragem para jogos das seleções. Que ninguém se lesione! Vamos Porto!

Sem comentários: