segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Crónica e Análise: FC Porto 3 - Vitória de Guimarães 0

1 - Crónica 

No início de noite desta segunda, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 1ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0. 
Para este jogo Francesco Farioli  apostou num onze composto por: Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuen Pérez, Bednarek e Martim Fernandes; Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, BorjaSainz, Pepê e Samu. 
O Vitória foi o primeiro a criar perigo, logo aos 30 segundos, mas depressa o FC Porto reagiu com pressão. E, ao minuto 12, Pepê colocou os Dragões em vantagem. Depois Gabri Veiga atirou a baliza contrária, com a bola a passar a centímetros do poste. Victor Froholdt falhou a baliza contrária por pouco. Samu viu o guarda-redes do Vitória negar-lhe os festejos. Mas não por pouco. Ao minuto 32, Samu dobrou a vantagem portista no marcador. E, por duas vezes, o avançado espanhol ficou perto de bisar. O Vitória procurou reagir, mas nem Diogo Costa, nem Jan Bednarek permitiram. 
No segundo tempo, Borja Sainz foi o primeiro a tentar a sorte, mas o guarda-redes contrário impediu os festejos. Mais tarde, ao minuto 74, Samu voltou a ficar perto de marcar. E, ao minuto 80, Samu bisou. 
Com este resultado o FC Porto soma 3 pontos e junta-se ao grupo de equipa que comandam o campeonato. 

2 - Análise 

Numa semana que foi um verdadeiro turbilhão de emoções, o FC Porto entrou no campeonato da melhor forma possível, com uma vitória. Foi por e para Jorge Costa. Foi uma vitória à Porto. Gostei do jogo, gostei da atitude da equipa. Gosto de perceber que aos poucos a equipa vai evoluindo, ainda há, por certo, muito para evoluir, para melhorar e para trabalhar, mas parece estar no bom caminho. Gosto de perceber que a equipa está confiante, unida, empenhada. Está a começar a época, ainda há muito caminho para percorrer, muito jogo pela frente, mas a forma que a equipa está a jogar, esta vitória, fazem-nos acreditar que, aconteça o que acontecer, esta época será diferente, faz-nos acreditar que, pelo menos, a equipa não vai desistir sem antes lutar. Que seja assim por Pinto da Costa, que seja assim por Jorge Costa, que seja assim pelo FC Porto.
Em suma, foi uma vitória importante, uma excelente entrada no campeonato. Na segunda há mais. Vamos Porto!  

Sem comentários: