domingo, 19 de outubro de 2025

Crónica e Análise: Celoricense 0 - FC Porto 4

1 - Crónica 

No final de tarde deste sábado, o FC Porto deslocou-se a Barcelos, casa emprestada ao Celoricense, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4. 
Para este jogo Francesco Farioli apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Deniz Gül.
O FC Porto entrou bem em jogo. Borja Sainz, ao segundo minuto, deixou um primeiro aviso. Ao minuto 8, Jan Bednarek, colocou o FC Porto em vantagem. Mais tarde, Alberto Costa tentou criar perigo, com a bola a passar afastado da baliza. 
No segundo tempo, foi Alan Varela, ao minuto 50, acertou na trave da baliza adversária. Entretanto, Samu entrou e assumiu o protagonismo. Ao minuto 62, o avançado espanhol aumentou a vantagem no marcador. Ao minuto 70, Samu fez o terceiro golo da tarde, o seu segundo golo. Mas não ficaria por aqui. Ao minuto 72, Samu voltou a marcar, fechando a contagem nos 0-4, 3 golos da sua autoria. 
Com este resultado os Dragões garantem presença na próxima fase da prova rainha do futebol português.

2 - Análise 

Jogo de Taça entre duas equipas de escalões diferentes, é, para mim, sempre fonte de receios, porque a equipa de escalão inferior quer aproveitar a oportunidade para procurar fazer história, enquanto que há o risco da equipa de escalão superior relaxar com a convicção que vai ser um jogo fácil. Estava, por isso com receio deste jogo. Mas o FC Porto entrou em campo a levar a sério este jogo e venceu de forma justa e inequívoca. Gostei. Estava à espera que o treinador fizesse mais alterações no onze, pensando nos jogos que aí vem, mas não foi essa a opção de Farioli. Percebo a opção, dado que houve paragem para jogos das seleções e talvez seja importante focar a equipa. Uma palavra para o Celoricense, que fez o melhor que conseguiu. Deste jogo destaco Bednarek e Samu, pelos golos. 
Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca. Agora foco na Liga Europa. Vamos Porto! 

Sem comentários: