domingo, 5 de outubro de 2025

Crónica e Análise: FC Porto 0 - Benfica 0

1 - Crónica 

Na noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 8ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 0. 
Para este jogo Francesco Farioli apostou num onze composto por: Diogo Costa; Alberto Costa; Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Na primeira parte o FC Porto teve mais bola e teve mais remates. Ao minuto 20, foi Gabri Veiga o primeiro a tentar marcar. Mais tarde, do outro lado do campo, o Benfica procurou responder. Na resposta, Pepê criou muito perigo num lance que atirou por cima. Antes do intervalo, Gabri Veiga rematou à figura do guarda-redes adversário.
No segundo tempo, foi Gabri Veiga o primeiro a dar trabalho ao guarda-redes contrário. Do outro lado do campo, o Benfica ficou perto de marcar, quando um defesa portista desviou para a sua baliza, com a barra a salvar os Dragões. Na resposta, William Gomes  fez a bola passar perto da baliza. Já muito perto do final, minuto 92, Rodrigo Mora ficou muito perto de marcar, com a bola a ser travada pela barra da baliza.
Com este resultado o FC Porto soma 22 pontos e continua na liderança do campeonato  de forma isolada.

2 - Análise 

Um clássico nunca é fácil e naturalmente este jogo não foi diferente. O Benfica foi ao Dragão com o objetivo de não ficar a 7 pontos do FC Porto, por isso o foco estava no controlo defensivo. Faltou ao FC Porto ser mais eficaz nas segundas bolas, de as aproveitar da melhor forma, na tentativa de desmontar a teia defensiva do Benfica. Se estou satisfeita com o resultado? O meu lado de adepta preferia a vitória, como é lógico. Mas o meu lado racional, entende que em campo estavam duas equipas, que nenhuma queria perder, mas uma, o FC Porto, queria um pouco mais ganhar, ainda que não tenha conseguido ser completamente eficaz no ataque. Houve oportunidades, é certo, mas faltou eficácia, ou uma pontinha de sorte no ataque. 
Em suma, jogo difícil, resultado aceitável. Agora vem aí pausa para jogos das seleções. que os jogadores do FC Porto que vão representar as suas seleções regressem sem lesões. Vamos Porto! 

Sem comentários: