quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Crónica e Análise: Basileia 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Empate no intervalo da eliminatória

No início de noite desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Basileia em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo, Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, pressionando o adversário e procurando aproximar-se da área contrária, sem contudo, ter criado real perigo para a baliza Suíça. Os dragões dominavam e controlavam, mas eis que o Basileia, ao minuto 11 inaugurou o marcador, num lance em que a defesa portista poderia ter feito mais. Balde de água fria para os portistas. Por volta do minuto 20 Danilo protagonizou a primeira situação de perigo junto da área adversária, ao qual o guarda-redes adversário respondeu com uma defesa. E, na parte final do primeiro tempo, os dragões aceleraram na busca do empate. Que poderia ter surgido já que Jackson sofreu uma falta no interior da ária que nenhum elemento da equipa de arbitragem assinalou. E assim, o intervalo chegou com os dragões em desvantagem.
No início do segundo tempo o FC Porto chegou a marcar golo por intermédio de Casemiro, os jogadores chegaram a festejar, no entanto, o árbitro do encontro anulou o golo por fora-de-jogo de Marcano. Tello e Jackson procuraram o golo, mas não foram felizes. Até que ao minuto 79, Danilo empatou a partida, através da marcação de uma grande penalidade a castigar um corte com a mão de um defesa Suíço.
Com este empate o FC Porto regressa à Invicta com um resultado positivo na bagagem. Segue-se, no dia 10 de Março, a segunda parte deste jogo.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, porque nesta fase da Liga dos Campeões não há nem jogos fáceis, nem adversários fáceis. Por certo o Basileia entrou em campo com uma estratégia bem definida, que julgo que não seria: dar a iniciativa de jogo ao FC Porto; defender-se o melhor possível; e aproveitar algum lance de contra-ataque para marcar. Não, o FC Porto é que  dominou, controlou, pressionou, só faltou a eficácia, não permitiu que o Basileia fizesse mais do que fez. Os Suíços marcaram na única vez que remataram à baliza, foram eficazes; o FC Porto não foi tão eficaz, e por isso o golo surgiu já quase no final do encontro através de uma grande penalidade.
Um empate fora com golos é sempre um bom resultado, obviamente que perfeito seria a vitória, mas o empate com golos não está de todo mal. Segue-se, dentro de três semanas, a segunda parte deste jogo no Dragão, esse sim decisivo.  


PS1. Lamentável o facto do senhor do apito não ter assinalado uma grande penalidade, clara, a favor do FC Porto; de lamentar o tempo que demorou a anular o golo portista. Não está em causa o fora-de-jogo, está em causa o tempo que a equipa de arbitragem demorou a tomar a decisão de anular o golo. Enfim.

PS2. Esperemos que a lesão de Óliver não seja grave, o miúdo faz falta a esta equipa.


1 comentário:

Penta disse...



sincera e honestamente, já há muito tempo que não sentia orgulho na nossa equipa.
há erros? com certeza! há falhas individuais? sim! ainda se pode melhorar? obviamente!
ainda há um longo caminho a percorrer. e a Perfeição não existe - a não ser nas consolas.


somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

abr@ços
Miguel | Tomo II