sexta-feira, 24 de junho de 2016

Frases da Entrevista de Nuno Espírito Santo à Revista Dragões



Eis algumas frases da entrevista de Nuno Espírito Santo à Revista Dragões de Junho e disponibilizada pelo site oficial do FC Porto.

““O TREINO TEM DE SER UM ESPAÇO DE TREMENDO PRAZER”
Nuno Espírito Santo, que vê, fala, lê e pensa futebol, quer combinar exigência e intransigência com alegria no trabalho Nuno Espírito Santo mal pode esperar por terça-feira, dia em que as portas do Centro de Treinos e Formação Desportiva, no Olival, reabrem para o arranque da época 2016/17. O novo treinador dos Dragões, disposto a “trabalhar na construção de um grande Porto”, tem feito a contagem decrescente nas redes sociais e, se há dois dias lembrava que faltavam apenas sete para o início da nova temporada, hoje, quinta-feira, observamos nós que são só cinco os dias que o separam, a ele, aos jogadores e aos adeptos, do pontapé de saída para a pré-época.
Nuno Espírito Santo, um apaixonado pelo jogo, trabalha o futebol e prepara-o mesmo em dia de folga. “É uma paixão e dá-me um prazer tremendo”, assume. A questão aqui é saber se o leitor também está preparado, se conhece as ideias e o estilo que o novo treinador pretende transmitir à equipa.
Se tem nas mãos a edição de junho da “Dragões”, já terá percebido onde queremos chegar. Se ainda não tem, destacamos, especialmente para si, algumas das ideias-chave e frases fortes da entrevista exclusiva de Nuno Espírito Santo à revista oficial do FC Porto, que servem apenas de amostra, porque da conversa com o treinador e ex-guarda-redes resultaram respostas muito interessantes como as que transcrevemos agora:
“O modelo de jogo vai basear-se (…) numa organização forte, numa pressão intensa para recuperar a bola e numa construção de jogo com um objetivo: chegar o mais rapidamente possível a zonas onde possamos transformar essa posse em golo. Acredito que a posse por posse não tem sentido, tudo o que é posse tem de ter o sentido de desequilibrar o adversário, para abrir caminhos para chegar à baliza contrária.”
“Não abdicamos de nada, não renunciamos a nada, sabemos que todos os jogos são para vencer. O campeonato nacional é o que nós queremos, queremos ser campeões na época de 2016/17.”
“Nós, enquanto treinadores, temos de reinventar-nos para acompanhar essa tendência e acredito que o espaço do treino tem de ser um espaço de intransigência, de exigência, mas um espaço de tremendo prazer para o jogador, que tem de desfrutar do que está a fazer, porque isso é que é a sua vida.”
“Converso bastante, todos os dias, sempre. Não só eu, como toda a equipa técnica, e pelo conhecimento que tenho de tantos anos nesta casa, a comunicação é fundamental. Falo da forma que for necessária.”
“Passo o dia de folga a trabalhar no futebol, a pensar o jogo. Sou um apaixonado pelo jogo, vejo futebol, falo de futebol, leio sobre futebol, penso futebol.
É paixão e dá-me um prazer tremendo.””

Em



Sem comentários: