segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Iker Casillas do jogo da 1ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Liga dos Campeões, frente ao Schalke

“SÉRGIO CONCEIÇÃO: "ENTRAR A GANHAR É SEMPRE IMPORTANTE, SOBRETUDO FORA"
Treinador do FC Porto perspetivou o jogo frente ao Schalke, da jornada inaugural do Grupo D da Liga dos Campeões (terça-feira, 20h00)
É já esta terça-feira, a partir das 20h00 (TVI), que o FC Porto se estreia na edição 2018/19 da Liga dos Campeões, frente ao Schalke, na Arena AufSchalke, onde os Dragões se sagraram campeões europeus em 2004. Na antevisão da partida relativa à 1.ª jornada do Grupo D, Sérgio Conceição sublinhou a importância de começar com a vitória, ainda que pela frente esteja uma equipa forte e de qualidade.
FC Porto favorito?
“O Iker respondeu corretamente à questão do favoritismo. É a 23.ª vez que o FC Porto participa na Liga dos Campeões, tal como o Real Madrid e o Barcelona, e historicamente é o clube mais titulado do grupo, mas isso por si só não diz nada. O Schalke está inserido num contexto competitivo muito alto, naquela que para mim é a liga mais competitiva do mundo. É uma equipa com capacidade e qualidade, que fez um trajeto fantástico na época passada. Vai ser um jogo equilibrado e espero que no fim estejamos mais felizes do que o adversário.”
Onde estava no dia 26 de maio de 2004?
“Estava na bancada a ver o jogo. Infelizmente não pude participar pois já tinha jogado pela Lazio na fase de grupos, mas mesmo assim acho que não teria lugar naquela equipa, muito sinceramente. O nosso foco está no jogo de amanhã e em nos prepararmos da melhor maneira, percebendo a equipa que vamos ter pela frente. Entrar a ganhar é sempre importante, sobretudo fora.”
Uma questão de dinâmica
“Durante os jogos o treinador do Schalke muda um pouco a tática, mas a dinâmica é praticamente a mesma, com dois homens fortes na frente e muita largura através dos laterais. É uma equipa interessante com uma dinâmica interessante. Estamos precavidos para os pontos fortes e conhecemos duas ou três fragilidades do Schalke. O treinador do Schalke detetou duas ou três fragilidades no FC Porto, mas nós também detetámos duas ou três fragilidades no Schalke.”
Grupo equilibrado
“Quando foi o sorteio, disse que seria um grupo equilibrado. É um grupo perigoso.””


“CASILLAS: "OS TRÊS PONTOS É QUE IMPORTAM"
Guarda-redes espanhol fez a antevisão do Schalke-FC Porto, da 1.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões (terça-feira, 20h00)
Iker Casillas prepara-se para iniciar a 20.ª participação na Liga dos Campeões, um registo nunca visto na história da maior e mais importante competição de clubes. O guarda-redes espanhol do FC Porto, que se sentou ao lado de Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao Schalke (terça-feira, 20h00, TVI), da 1.ª jornada do Grupo D, já é o jogador com mais partidas disputadas na prova: 167 (95 vitórias, 33 empates e 39 derrotas).
Recorde de participações
“Não penso nisso. Quando levas tanto tempo de futebol, acabas por não te dar conta dos números, mas o que importa é o que podemos fazer amanhã. O mais importante é somar os três pontos aqui, pois são três pontos importantes para os nossos objetivos na Liga dos Campeões. Temos muita ambição nesta competição e todos os jogadores que a disputam têm o sonho de a vencer. Se jogar amanhã, será bonito, mas os três pontos é que importam.”
Elogios do adversário
“O tempo corre muito rápido e parece que comecei ontem. O conselho que posso dar é que tentem desfrutar ao máximo de momentos como este, pois são momentos que vão e não voltam. Estou feliz por tudo o que já vivi, mas o presente é hoje e é pelo presente que tens de lutar.”
Grupo equilibrado
“Aceito que possa haver algum favoritismo do FC Porto, pois já ganhou duas Ligas dos Campeões e é recordista de presenças na prova, a par de Real Madrid e Barcelona. Nesse sentido, o FC Porto é a equipa do grupo com mais prestígio, mas o prestígio ganha-se dentro do campo. Não é pela Liga dos Campeões que o FC Porto venceu aqui há 14 anos que vai ganhar este jogo. O Schalke vem de três jogos sem ganhar e este jogo é essencial para eles, sobretudo por ser em casa.”
O FC Porto na Liga dos Campeões
“Não sei como estaremos daqui a três meses. O que sabemos é que queremos fazer as coisas bem e chegar o mais longe possível. Conquistar a Liga dos Campeões é o sonho de todos os que a jogam. Queremos competir, lutar e temos a nossa ambição, pois somos o FC Porto. Queremos dar passos pequenos, mas firmes. No meu primeiro ano aqui, o grupo parecia acessível e acabámos por ir para a Liga Europa.”
Casillas versão suplente
“Tento ajudar a equipa de fora. É importante que quem está a jogar sinta essa confiança e esse apoio. Uns são mais expressivos do que outros, mas o que todos queremos é o melhor para a equipa.”
Memórias do FC Porto de 2004
“Lembro-me bem, pois joguei contra o FC Porto na fase de grupos. A partir daí, vieram grandes resultados e grandes conquistas. O FC Porto venceu o campeonato e a Liga dos Campeões nesse ano. Vi a final contra o Mónaco e o FC Porto foi claramente superior.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é
Casillas; Maxi, Filipe, Éder Militão e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Óliver/Otávio; Brahimi, Aboubakar e Marega.

3 – Sobre o jogo
O estádio é, de facto, de boa memória para o FC Porto e para nós portistas. Contudo, as memórias não entram em campo nem ganham jogos. Por isso, porque não se espera um jogo fácil, será necessário um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; sólido; solidário; unido; motivado; ambicioso; rigoroso; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: