sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Antevisão da 5ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 5ª jornada da I Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

“"ESPERO UM FC PORTO COM AS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO ADN"
Sérgio Conceição fez a antevisão do Vitória de Setúbal-FC Porto, da 5.ª jornada da Liga (sábado, 21h00)
Depois da estreia na Liga dos Campeões, o FC Porto volta a apontar o foco ao campeonato, cuja 5.ª jornada reserva uma deslocação a Setúbal, para defrontar o Vitória (sábado, 21h00, Sport TV 1). Na antevisão da partida que terá como palco o Estádio do Bonfim, Sérgio Conceição falou sobre as dificuldades que o FC Porto enfrenta em todos os jogos da Liga, mas garantiu que a equipa está preparada para as superar.
As dificuldades de sempre
“Esperamos sempre jogos difíceis e sabemos que, por vezes, os adversários tentam utilizar todas as estratégias possíveis para contrariar o poderio do FC Porto. As equipas do Lito Vidigal são bem organizadas e trabalham bem defensivamente. Sabemos que o jogo será de grande exigência, mas temos de nos preocupar com o que podemos e devemos fazer. Ainda temos na cabeça o último jogo na Taça da Liga, perante um adversário que se preocupou mais com o tempo a passar, tentando contrariar a força do FC Porto de todas as formas possíveis e imaginárias. Já estive em equipas chamadas pequenas e sei que a organização e o rigor defensivo são importantes para conquistar pontos contra equipas mais fortes, mas há limites para tudo. Nunca permitira numa equipa minha as coisas que já vi desde que sou treinador do FC Porto. Esperam-nos dificuldades, mas estamos preparados.”
Um FC Porto igual a si próprio
“Espero um FC Porto com as características que fazem parte do nosso ADN: ambição e determinação de uma equipa que se prepara de forma rigorosa e humilde, respeitando sempre o adversário. Estamos cada vez mais fortes pela entrada de um ou outro jogador e pelo trabalho que fazemos diariamente. Acredito que vamos estar cada vez melhor e mais fortes. Acredito que amanhã será mais uma demonstração da consistência que a equipa teve no jogo da Liga dos Campões, com determinação, ambição e muita vontade de ganhar.”

Organização e consistência defensiva
“O sistema que eu possa definir não dá indicação nenhuma se esperamos mais o adversário ou se pressionamos mais à frente. A nossa forma de estar ou atuar é fiel à nossa identidade, procurando também explorar as fragilidades do adversário. A base para se ganhar é que a equipa compreenda que é preciso organização e consistência defensiva.
Plante quase na máxima força
“Temos um plantel com quase toda a gente em condições, à exceção do Mbemba e do Tiquinho. Há jogadores que estão em luta permanente por um lugar na equipa e isso é de louvar. É ótimo ter essas dores de cabeça. É preciso realçar o bom início de época do Diogo Leite, tal como o Éder Militão, que veio de uma realidade diferente e que se adaptou rapidamente à nossa exigência, bem como à exigência da Liga dos Campeões, que é a melhor e mais competitiva prova de clubes do mundo.”
Danilo Pereira
“Já tive oportunidade de dizer que é um jogador muito importante no grupo. É humilde, trabalhador, consciente dos princípios e daquilo que se vive dentro do FC Porto. Ele personifica bem o que é ser jogador à Porto, com seriedade, capacidade de trabalho, sacrifício e humildade. Danilo é tudo isso. É importante no balneário e no campo. É um reforço importante para mim, que estive privado dele durante vários meses. Mas quando ele não esteve, estiveram outros que fizeram um campeonato fantástico e que nos ajudaram a conquistar o título. É uma questão de oportunidade e de aproveitar o momento.”
Éder Militão
“Já conhecíamos o Éder Militão. Vi jogos dele a central, a lateral e no meio-campo, como médio mais defensivo. Já o conhecia e sei aquilo que ele pode dar. É um jovem que tem um grande potencial e que está em evolução constante, mas a equipa é que dita em que lugar poderá jogar. Noutras vezes pode ir para o banco ou até mesmo para a bancada, mas por aquilo que fez nos dois jogos que jogou, é um jogador importante e que deu uma resposta muito positiva ao lado do Felipe.”
Os exames diários
“Aqui tenho exames todos os dias, porque o nosso grupo de trabalho exige que os treinadores estejam sempre no máximo. Correção de erros e aprendizagem é essencial. Todos os dias sinto uma grande vontade de justificar o meu lugar aqui. Depois, vivemos de resultados, e são eles que ditam o que os treinadores e as equipas trabalharam. O nosso trabalho é o que me preocupa. Mesmo no ano passado, quando muitos duvidavam, sabíamos que estávamos preparados para este desafio. Fomos campeões e este ano vamos querer o mesmo, trabalhado cada vez mais e cada vez melhor.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Maxi, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio/Oliver; Brahimi, Aboubakar e Marega.

3 – Sobre o jogo
É o regresso do campeonato após uma pausa para jogos das seleções e para a Taça da Liga. Não  se esperam facilidades, é certo, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!


Sem comentários: