terça-feira, 18 de setembro de 2018

Crónica e Análise: Schalke 1 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite desta Terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Schalke, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; Brahimi, Aboubakar e Marega.
Foi uma primeira parte equilibrada, com ambas as equipas a tentarem jogar e a não deixarem o adversário jogar. Ao minuto 13, Alex Telles teve nos pés a oportunidade para colocar os Dragões em vantagem, através de uma grande penalidade, no entanto, a bola acabou travada pelo guarda-redes e manteve-se o nulo no marcador. Do outro lado do campo a defesa e Casillas iam resolvendo os poucos lances mais perigosos construídos pelos alemães.
O FC Porto entrou bem no segundo tempo, procurando pressionar a defesa contrária e Felipe ficou muito perto do golo. Entretanto os alemães passaram a pressionar a defesa portista que ia afastando o perigo quando este rondava a baliza de Casillas e procurando responder. Ao minuto 64, o Schalke colocou-se em vantagem, obrigando os Dragões a correr atrás do resultado. E o golo portista acabou por chegar ao minuto 75, por intermédio de uma grande penalidade convertida por Otávio.
Com este resultado o FC Porto soma 1 ponto no grupo D; está em igualdade pontual com os alemães; enquanto que o Galatasaray soma 3 pontos e está na liderança do grupo; no lado oposto está o Lokomotiv de Moscovo.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. As equipas alemães são fortes e, apesar de parecer que, teoricamente, este Schalke está ao alcance do FC Porto, acabou por conseguir ser eficaz e inteligente no jogo e complicar a vida e a estratégia dos portistas, a quem faltou acerto na finalização. Ainda assim, um empate fora, na casa do vice-campeão alemão não me parece um mau resultado, ainda que acredite que o resultado podia ser diferente.
Em suma, não foi um jogo fácil, foi um resultado razoavelmente aceitável, mas espera-se mais deste FC Porto.



Sem comentários: