domingo, 25 de agosto de 2019

Crónica e Análise: Benfica 0 – FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 3ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Marcano, Pepe e Alex Telles; Danilo, Uribe e Romário Baró; Luis Díaz, Zé Luís e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, assumiu o controlo da partida e ao minuto 7 Romário Baró deu o primeiro sinal de perigo, sendo que o jovem jogador portista rematou à figura do guarda-redes adversário. Mais tarde, minuto 21, Zé Luís teve a primeira grande oportunidade para marcar, mas não foi bem sucedido. Esse seria, no entanto, o aviso para o que viria. Ao minuto 22 Zé Luís não vacilou e colocou os Dragões em vantagem. O Benfica nunca conseguiu reagir e incomodar Marchesin.
Pouco depois do início da segunda parte, minuto 48, Luis Diaz ficou muito perto de fazer o segundo golo portista, contudo, o guarda-redes do Benfica não o permitiu. O Benfica continuou sem conseguir responder e ficou perto de sofrer mais um golo ao minuto 78, quando Marega desperdiçou a oportunidade para marcar. O maliano desperdiçou essa oportunidade, mas concretizou ao minuto 86. O Benfica ainda chegou a marcar nos descontos, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Com esta vitória o FC Porto soma 6 pontos.

2 – Análise

Os Dragões não são hoje a melhor equipa do mundo, como não eram na semana passada a pior. Com os jogos a equipa vai afinando estratégias e vai melhorando a sua dinâmica de jogo o que, naturalmente, aproxima-a das vitórias. Foi o que aconteceu ontem. Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades. Gostei do jogo, não só pela vitória, que naturalmente sabe sempre bem por ser na casa de um rival direto; mas também porque o FC Porto fez um jogo brilhante, em que foi uma equipa competente, concentrada, rigorosa, sólida, solidária, unida, determinada e inteligente que não permitiu que o Benfica colocasse a sua estratégia em campo. Destaco o coletivo, porque o trabalho de equipa foi o mais importante; mas, naturalmente, tenho de destacar Zé Luís e Marega pelos golos que fizeram e que permitiram à equipa somar os 3 pontos.
Em suma, o FC Porto venceu com justiça um jogo difícil, na casa de um rival direto. É certo que este jogo não era decisivo, à terceira jornada nenhum jogo o é, mas por certo esta vitória é mais um balão de oxigénio (confiança) para uma equipa que não teve um bom arranque. Na próxima semana há mais uma batalha. Vamos Porto!


Sem comentários: