quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga Europa


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Uribe do jogo da 1ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga Europa, frente ao BSC Young Boys.

“"TEMOS DE JUSTIFICAR O HISTORIAL DO FC PORTO NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS"
Sérgio Conceição perspetivou a receção de quinta-feira ao Young Boys (20h00), para a primeira jornada do Grupo G da Liga Europa
Sérgio Conceição fez nesta quarta-feira a antevisão da receção ao BSC Young Boys, referente à primeira jornada do Grupo G da Liga Europa. Em conferência de imprensa realizada no Estádio do Dragão, o treinador do FC Porto falou sobre o duelo com a equipa suíça, agendado para as 20h00 de quinta-feira (Sport TV 1).
Entrar em todas as competições para vencer
“Os objetivos do FC Porto passam sempre por vencer todas as competições em que entra e esta não foge à regra. Para chegar longe na Liga Europa temos de começar já amanhã a ganhar. Amanhã defrontamos o bicampeão suíço, uma equipa difícil, olhando e conhecendo aquilo que são os jogadores do Young Boys, que varia muito e muda várias vezes dentro do próprio jogo. Estamos preparados e precavidos para o que serão essas nuances no jogo. Temos de olhar para aquilo que é o nosso jogo, para justificar aquilo que é o historial do FC Porto nas competições europeias.”
Os jogos ganham-se dentro de campo
“Teoricamente, somos mais fortes que o rival de amanhã, essa diferença existe mas isso tem de ser provado e comprovado dos 90 minutos, ou 180 minutos, incluindo o jogo de lá. Os jogos ganham-se dentro de campo. Estamos à espera de um adversário difícil amanhã.”
A situação física de Zé Luís
“Zé Luís já estava condicionado antes do jogo de Portimão, conseguimos que estivesse operacional para o jogo, amanhã veremos o que vai acontecer.”
Sobre Nakajima
“O que falamos são conversas nossas, ele em japonês e eu em português, não é fácil, mas tentamos comunicar, por isso é que ele está a ter aulas de português. Vocês sabem da minha exigência, da minha entrega, da minha dedicação a 1000 por cento a este clube. Não me peçam para ter uma reação que não seja emotiva depois de uma vitória aos 90 mais 8 minutos. Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo. Seja o Nakajima, o Sérgio Conceição ou qualquer outra pessoa. Para representar esta casa há caraterísticas que têm de estar presentes diariamente. Depois, errar todos erramos, e eu sou o primeiro a errar.”
A preparação para o jogo
“Preparamos os jogos de acordo com aquilo que é a estratégia para o jogo, do que é o adversário e do que é o momento de forma dos jogadores. Estamos a meio de setembro, estamos a formar um grupo e uma equipa fortes. É natural que os melhores joguem neste jogo. Domingo temos jogo com o Santa Clara, depois quarta-feira para a Taça da Liga novamente com o Santa Clara. Veremos a cada jogo quais serão as opções.”
O que fica na história dos clubes
“O principal objetivo é o campeonato mas entramos em todas as competições para ganhar. É isso que este clube tem feito ao longo dos anos: entrar para ganhar, ganhar jogos e ganhar títulos. É isso que fica na história dos clubes.”
A motivação para a Liga Europa
“A motivação é representar um clube histórico como o FC Porto, como disse o Matheus Uribe. É essa a motivação principal, representar um clube histórico, representar o FC Porto e ter de ganhar as competições em que está inserido. Por vezes é melhor ir longe e lutar por uma Liga Europa do que ser eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões.”
Sobre uma alegada fragilidade emocional
“Fragilidade emocional? Vou dar um exemplo: ir à Luz e ganhar 2-0, depois de ter começado mal o campeonato e de termos sido eliminados da Champions. É evidente que há situações em que temos de melhorar e se calhar naquilo que o Young Boys é mais forte. Estamos ali muitas horas a trabalhar em cima do que a equipa precisa de melhorar. Obviamente que pensamos, olhamos e trabalhamos em cima desses erros.””


“MATHEUS URIBE: "TEMOS DE FAZER-NOS RESPEITAR EM CASA"
Médio colombiano anteviu o embate perante o Young Boys, no Estádio do Dragão, relativo à 1.ª jornada do Grupo G da Liga Europa (quinta-feira, 20h00)
O FC Porto estreia-se esta quinta-feira (20h00) na edição 2019/20 da Liga Europa, no Estádio do Dragão, contra o bicampeão suíço Young Boys. Na projeção do desafio da 1.ª ronda do Grupo G, o colombiano Matheus Uribe sublinhou a necessidade de a equipa portista assumir o jogo em casa diante de “uma equipa veloz e vertical com transições rápidas”.
Período de adaptação
“A minha adaptação foi fácil pela qualidade de jogadores que temos no plantel e pelo acompanhamento proporcionado pela equipa técnica. Isso facilita muito as coisas aos jogadores num clube tao grande como o FC Porto. Os resultados também ajudam. É muito mais fácil corrigir, com bons resultados, as coisas que não estão bem. É um orgulho estar cá e vou dar sempre tudo para conseguirmos os objetivos”.
Liga Europa em vez da Liga dos Campeões
“Quando tive a oportunidade de vir para cá, não foi para jogar competições europeias, mas pela história do clube. Para qualquer jogador é um orgulho que o FC Porto esteja interessado em si. Para mim, como sul-americano, é um grande orgulho estar aqui”.
Favoritismo
“Temos a responsabilidade grande de sermos considerados favoritos pela qualidade do plantel que temos, estejamos onde estivermos. Por isso preparamo-nos para estar sempre a 100%, porque os nossos adversários estão sempre prontos para dar 200% e ganhar-nos”.
Mercado
“É um orgulho para mim estar no FC Porto. Desde a primeira vez que soube do interesse do clube disse sempre ao treinador que queria muito vir para aqui. Estou a perceber cada vez melhor as ideias do treinador a cada dia que passa. Se o Uribe faz um bom trabalho nos jogos, isso também se deve aos colegas e treinador que me ajudam nos treinos. Todos os movimentos que faço têm a ver com o excelente trabalho tático da equipa técnica”.
O Young Boys
“Conhecemos o adversário. É uma equipa veloz e vertical com transições rápidas. Temos de estar atentos as laterais e extremos para sabermos os movimentos que vão fazer. Mas estamos no nosso estádio e temos de fazer respeitar-nos em casa. Se tivermos bola, eles vão perder o ímpeto”.
Abordagem séria
“Para nós, todos os adversários valem nota 10. Vamos para o jogo com a noção de que estamos a jogar em casa e temos de ganhar. Temos de implementar tudo o que fazemos diariamente nas sessões de trabalho”.”

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Marchesin; Corona, Marcano, Pepe e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio/Romário Baró; Luis Díaz, Soares e Marega.

3 – Sobre o jogo
O FC Porto arranca a fase de grupos da Liga Europa em casa. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; empenhado; rigoroso; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!


Sem comentários: