domingo, 15 de setembro de 2019

Crónica e Análise: Portimonense 2 – FC Porto 3


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Portimonense, em jogo a contar para a 5ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Luis Díaz, Zé Luis e Marega.
Foi um início de jogo morno, sem grandes jogadas. Até que ao minuto 13, Luis Díaz rematou com a bola a passar muito perto do poste da baliza adversária. Ao minuto 25, o árbitro assinalou grande penalidade que Alex Telles converteu no primeiro golo do jogo. Pouco depois, Danilo ficou perto de aumentar a vantagem portista, contudo atirou ao poste. Minutos depois, foi Zé Luis a tentar marcar, mas viu o guarda-redes negar-lhe os festejos. Esse seria um aviso para o que viria depois. Ao minuto 45, Zé Luis não desperdiçou a oportunidade para colocar os Dragões com dois golos de vantagem.
No segundo tempo o Portimonense pareceu querer alterar o rumo dos acontecimentos, contudo sem conseguir criar perigo. Do outro lado do campo era o FC Porto quem tinha oportunidades para aumentar a vantagem e desperdiçava-as. Primeiro foi Marega que não conseguiu bater o guarda-redes e depois foi Danilo, que, por três vezes tentou e três vezes falhou. Diz-se em futebol que quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que se passou em dose dupla, ao minuto 74 e 77. Cabia, então, ao FC Porto correr atrás de uma vantagem que teve na mão e que deixou-a escapar por entre os dedos. Marchesin teve trabalho a evitar o terceiro golo dos da casa e do outro lado do campo Danilo, minuto 89, voltou a desperdiçar uma oportunidade para marcar. Já em período de compensação, Alex Telles viu o cartão vermelho por cortar uma jogada que levava muito perigo para a baliza portista. E, ao minuto 97 (o árbitro deu compensação sobre a compensação que tinha dado, porque o jogo teve parado), Marcano devolveu a vantagem aos Dragões.
Com este resultado o FC Porto soma 12 pontos e está no terceiro lugar, em igualdade pontual com o segundo classificado, o Benfica; e a um ponto do primeiro lugar, ocupado pelo Famalicão.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Ao intervalo o FC Porto estava a vencer por 0-2 e quando tudo parecia encaminhar-se para uma vitória tranquila, eis que o Portimonense fez dois golos de seguida e deixou os Dragões numa situação complicada. Sérgio Conceição disse no final do jogo que complicou. Admitir que se errou é um bom princípio, mas é preciso não repetir esse erro. Eu percebo que o treinador portista tenha decidido retirar Luis Díaz do jogo, seja porque fez uma viagem longa, seja porque tenha considerado que é preciso gerir esforço, seja porque razão for, essa substituição não correu bem. Por outro lado e verdade seja aqui escrita, o Portimonense, que não tinha feito nada de extraordinário que incomodasse Marchesin, com as substituições ganhou nova energia e reagiu à desvantagem. No futebol nada pode ser dado como definitivo e nenhuma equipa pode descansar à sombra de um resultado que parece garantido. Espero que tenha ficado a lição, porque da próxima vez o desfecho pode não ser o mesmo. Destaco Alex Telles (capaz do melhor e do pior neste jogo e que vai fazer falta na próxima jornada), Zé Luis e Marcano, pelos golos que marcaram; mas também destaco Marchesin, o nosso guarda-redes tem feito defesas espetaculares, no entanto alguém tem de avisá-lo que perder tempo não é bom para a equipa.  
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa, apesar do susto, mas tem de aprender que não pode dar nenhuma vitória como garantida antes do final do jogo. Segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!



Sem comentários: