sexta-feira, 6 de março de 2020

Antevisão da 24ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 24ª jornada da I Liga, frente ao Rio Ave.

“"TEMOS DE ESTAR MUITO ATENTOS E MUITO UNIDOS"
Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Rio Ave da 24.ª jornada da Liga NOS (sábado, 20h30)
Pela primeira vez esta época, uma jornada da Liga NOS vai arrancar com o FC Porto na condição de líder isolado e Sérgio Conceição quer manter esse estatuto após o jogo com o Rio Ave, no Estádio do Dragão, referente à 24.ª ronda (sábado, 20h30, Sport TV). O treinador dos azuis e brancos deixa elogios à qualidade dos vila-condenses, orientados por Carlos Carvalhal, mas no pensamento portista está apenas um resultado: a vitória. À entrada para esta jornada, o FC Porto é primeiro classificado e soma 59 pontos, mais um do que o Benfica.
O Rio Ave
“Vai ser mais um teste difícil, como são todos. Vamos apanhar um Rio Ave que tem feito um trajeto acima da média, de acordo com o que tem sido nos últimos anos. Tem um dos treinadores mais experientes em atividade, que conhece bem os jogadores e as equipas portuguesas. O Carlos Carvalhal é um dos bons treinadores da nossa praça. Vai ser um jogo difícil, de acordo com o que temos tido ao longo deste campeonato.”
A liderança do campeonato
“A cara é sempre a mesma de quem quer trabalhar no máximo e no limite para conseguirmos os melhores resultados possíveis para o FC Porto. Não estava tudo perdido quando estávamos atrás e também não está tudo ganho agora que estamos na frente. Há muitos pontos em disputa e um caminho difícil a percorrer. Aproveito para agradecer aos adeptos do FC Porto, pois já estão 40 mil bilhetes vendidos. Espero que o Dragão possa encher e que os nossos adeptos nos apoiem. É um apelo à unidade e à tensão que vamos ter no final do campeonato. Dentro dos 90, 95 ou 100 minutos, vamos dar o nosso melhor para vencer.”
Cada jogo tem a sua história
“O Carlos Carvalhal sabe tão bem quanto eu que cada jogo tem a sua história. A história de um jogo é escrita pelos jogadores e pela prestação deles em campo. Não se sabe se teria mais ou menos dificuldades se defrontasse o FC Porto há um mês e meio. Cada jogo tem a sua história e a pressão está sempre associada a um grande clube, um clube histórico que luta por títulos todas as épocas. Não há nenhum estado de espírito diferente em relação às últimas semanas e isto não é falsa modéstia ou algo do género. Sou muito realista e sei muito bem as dificuldades que vamos ter até ao fim do campeonato. Temos de estar muito atentos e muito unidos para conseguir o principal objetivo, que é o campeonato.”
As arbitragens nas últimas 11 jornadas
“Aproveito para desejar uma sorte diferente aos árbitros, pois não a tiveram na parte final do campeonato na época passada. Estou a falar de factos. Conhecemos as últimas dez ou 12 jornadas do último campeonato e as prestações dos árbitros não foram as melhores. Não estiveram bem, mas acontece. Foi um período decisivo em que até fomos regulares, mas não conseguimos ganhar o campeonato. Não quero criar mais pressão aos árbitros, pois ela existe sempre num jogo de futebol. O que espero e desejo são as maiores felicidades aos intervenientes diretos no jogo.”
As contas e as eleições
“Não houve nem um comentário durante a semana. E isso posso jurar pelos meus filhos. São coisas que não nos compete comentar ou perder tempo com isso. Faz parte do futebol e do momento do FC Porto, nomeadamente as eleições. Quando fecho os olhos e penso no FC Porto, vejo a figura do nosso presidente. Respeito toda a gente, mas neste momento o nosso futuro é o jogo de amanhã.”
Mais tempo de preparação
“Jogámos na segunda-feira e chegámos na madrugada de terça-feira, por isso não se pode falar de uma semana inteira de trabalho. De qualquer forma, infelizmente é importante termos tido mais dias de preparação, pois queríamos ter continuado na Liga Europa e não conseguimos, mas é o que temos. Realisticamente, agora há mais tempo para trabalhar e recuperar, sem dúvida nenhuma.”
As vitórias com ou sem nota artística
“Depois de estarmos a ganhar 2-0, conta sempre. Jogar bem, para mim, está muito associado ao resultado. Nos Açores, em futebol jogado, o Santa Clara não criou uma única oportunidade, apenas em bolas paradas, que também são momentos importantes. A ambição e a determinação dos jogadores num jogo complicado, bem como a forma como ganhámos, é de salientar. Tivemos muita personalidade e isso é essencial. A nota artística, para mim, é a forma como o Sérgio Oliveira bateu o livre e o Marcano cabeceou, ou a forma como fizemos o primeiro golo nos Açores. Se pudermos juntar a nota artística à vitória, ainda melhor.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Soares e Marega/Fábio Silva.

3 – Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: