segunda-feira, 2 de março de 2020

Crónica e Análise: Santa Clara 0 – FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde desta segunda o FC Porto deslocou-se ao terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a 23ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto foi o primeiro a criar perigo, logo ao minuto 3, quando um defesa do Santa Clara quase desviou um cruzamento de Corona para a sua baliza, foi o guarda-redes Açoreano quem impediu os festejos azuis e brancos. Do outro lado do campo, ao minuto 18, o Santa Clara obrigou Marchesin a defesa apertada. Mais tarde, ao minuto 33, os Açoreanos voltaram a criar perigo, desta feita com a bola a bater na trave. Do outro lado do campo, minuto 36, os Dragões, por intermédio de Soares, procuraram criar perigo, mas sem sucesso. Contudo, o golo não tardou. Ao minuto 37, Manafá ativou o marcador.
No segundo tempo, minuto 54, o Santa Clara voltou a dispor de uma oportunidade para marcar, mas a bola foi mais uma vez ao ferro. Do outro lado do campo, minuto 71, o FC Porto dispôs de uma grande penalidade a castigar uma falta do guarda-redes contrário sobre Otávio, contudo, Alex Telles não conseguiu converter em golo. O segundo golo portista não aconteceu nesse momento, mas aconteceu pouco depois, ao minuto 76, Marcano fez o segundo golo dos Dragões.
Com esta vitória o FC Porto soma 59 pontos e no final desta jornada está no primeiro lugar do campeonato, com mais 1 ponto que o Benfica.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não foi. O FC Porto não fez um jogo fantástico, mas conseguiu fazer o suficiente para trazer dos Açores o mais importante, a vitória. O Santa Clara procurou, em alguns momentos do jogo, jogar olhos nos olhos e deu trabalho à defesa portista. Manafá e Marcano foram os responsáveis pelos golos de uma equipa que hoje teve um ataque desinspirado.
Em suma, os Dragões venceram um jogo difícil. No final desta jornada o FC Porto é líder do campeonato, algo que nós chegamos a julgar impossível quando os Dragões estiveram a 7 pontos da liderança. Eu sei que isto não significa nada quando ainda há muito para jogar e que os azuis e brancos tem de continuar a somar pontos para conseguirem o objetivo mais importante desta época, mas é melhor estar 1 ponto à frente do que 1 ponto atrás. Vamos Porto!

Sem comentários: