quarta-feira, 4 de março de 2020

Sobre o Relatório e Contas

No passado sábado ficamos a saber que o FC Porto teve um prejuízo de 51 milhões de euros.  
Mesmo sem perceber muito de finanças, parece-me óbvio que não ir à Liga dos Campeões significou um rombo nas contas, o que já era esperado, uma vez que as receitas da Liga Europa são muito inferiores. Sei, todos o sabemos, que nos próximos tempos vamos ouvir muitas teorias como explicação para este prejuízo e por isso, se há mais alguma coisa que nós adeptos tenhamos de saber, pois que seja tudo clarificado. 
Como resolver este problema? Também não é preciso perceber muito de finanças para concluir que o FC Porto tem de vender jogadores. E neste sentido gostaria que o meu clube tivesse um critério inteligente nas vendas. O que quero dizer com critério inteligente? Que comece por negociar os passes dos jogadores que já estão na equipa a mais tempo e que, por essa razão, a margem de manobra de negociação fica mais curta devido à idade do jogadores. Sendo assim, por muito que nos custe ver sair alguns membros muito importantes para a equipa, Alex Telles, Corona, Danilo,  Otávio, Soares, Marega e Aboubakar deveriam ser os primeiros alvos. 
A outra parte do critério inteligente deveria ser uma aposta clara e inequívoca na formação. Se temos “matéria prima” porque não a utilizar da melhor forma? Seguindo esta segunda linha do meu raciocínio, o FC Porto não deveria ceder à tentação de vender os mais jovens jogadores da equipa. 
Vem aí tempos difíceis, sim, porque será necessário, outra vez, construir a equipa, ter paciência com os que chegarem (ou com os mais novos) e talvez seja necessário, numa primeira fase, traçar os objetivos para a equipa de acordo com expectativas realistas. É importante não esquecermos que só juntos podemos ultrapassar esta fase. 



Sem comentários: