domingo, 6 de março de 2022

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 2 – FC Porto 4

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo a contar para a 25ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Wendell; Uribe, Vitinha e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e logo ao minuto 4, Vitinha procurou criar perigo, mas o guarda-redes adversário travou o remate do médio portista. Minutos depois, minuto 17, Pepê colocou os Dragões em vantagem no marcador. No entanto, ao minuto 31, o Paços de Ferreira repôs a igualdade no marcador. O empate não duraria muito tempo, já que ao minuto 38, Evanilson voltou a colocar os portistas em vantagem. E ainda antes do intervalo o avançado brasileiro ficou perto de bisar.

O FC Porto voltou a entrar bem no segundo tempo e, ao minuto 52, Evanilson bisou e aumentou a vantagem portista no marcador. Na resposta e por causa de uma perda de bola de Taremi, o Paços criou perigo, valeu Diogo Costa. Do outro lado do campo, minuto 59, Taremi fez o quarto golo azul e branco neste encontro. Na resposta o Paços criou perigo e chegou mesmo ao golo ao minuto 66.

Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e permanece na liderança do campeonato com mais 6 pontos que o Sporting.

 

2 – Análise

 

De regresso ao campeonato depois de um clássico para a Taça, não se esperava um jogo fácil, ir a Paços nunca é fácil, mas o FC Porto transformou as dificuldades em facilidades. No geral, diria que os Dragões fizeram um jogo interessante. Foi um FC Porto confiante, competente, empenhado, rigoroso que entrou determinado a impor-se, marcar o mais rápido possível para depois controlar. Marcar primeiro até marcou, mas depois sofreu e foi necessário responder o mais rápido possível. E nesse aspeto, os portistas foram eficazes. A defesa azul e branca está a cometer alguns erros coletivos, o que resulta em golos sofridos desnecessariamente. Situação a rever, urgentemente. Deste jogo destaco Pepê, Evanilson e Taremi, pelos golos, mas também tenho de destacar Vitinha, mais uma vez decisivo na manobra da equipa.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca num terreno difícil. O calendário não para, segue-se a Liga Europa. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: