quarta-feira, 2 de março de 2022

Crónica e Análise: Sporting 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 1ª mão das meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Bruno Costa, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Grujic, Vitinha, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, com poucas oportunidades de perigo para ambos os lados. O FC Porto teve mais bola, procurou controlar o jogo e só por uma vez se aproximou com relativo perigo da baliza adversária. Já o Sporting, procurou dar algum trabalho à defesa portista, rematou 3 vezes, uma no alvo, mas sem criar demasiado perigo.

O segundo tempo foi diferente. Ao minuto 49 o Sporting colocou-se em vantagem, o que obrigou o FC Porto a correr atrás do prejuízo. Ao minuto 59, Evanilson sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Taremi se encarregou de converter no empate. Pouco depois, minuto 64, Evanilson fez o segundo golo portista da noite, completando a reviravolta no marcador. Até ao final, o FC Porto podia ter marcado mais um golo, por intermédio de Otávio; ou por Pepê, que viu o guarda-redes travar um remate e na recarga Uribe não conseguiu concretizar. Antes, do outro lado do campo, Marchesin impediu os festejos do adversário.

Com este resultado, o FC Porto está em vantagem na eliminatória, cuja segunda mão joga-se apenas a 20 de abril.

 

2 – Análise

 

Uma meia final que é uma final antecipada, um clássico que não se esperava nada fácil e não o foi. Duas equipas que se conhecem muito bem, acabaram por protagonizar uma primeira parte muito equilibrada, com poucas ocasiões de perigo junto de ambas as balizas. A segunda parte foi mais interessante, com o FC Porto a conseguir impor-se e a dar a volta ao marcador depois de ficar em desvantagem. Destaco Taremi e Evanilson, pelos golos.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa. Nada está garantido, até porque ainda falta muito tempo para o jogo da 2ª mão, os Dragões estão em vantagem no intervalo da eliminatória. No domingo volta o campeonato e uma deslocação difícil. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: