domingo, 15 de janeiro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Famalicão 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo o FC Porto recebeu o Famalicão, em jogo a contar para a 16ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Uribe, Grujic, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Logo ao minuto 5, Toni Martínez deixou o primeiro aviso e o golo portista não tardaria. Ao minuto 10, Galeno ativou o marcador. 11 minutos depois, minuto 21, Uribe atirou para defesa do guarda-redes contrário e na insistência, Galeno bisou. O intervalo não chegaria sem que, ao minuto 42, Otávio aumentasse a vantagem portista no marcador.

Logo no início do segundo tempo, minuto 48, Taremi fez o 4-0. Mesmo com uma desvantagem pesada no marcador, o Famalicão não desistiu e ao minuto 52, reduziu a desvantagem. Na resposta, Taremi, minuto 57, fez um grande golo, que acabou anulado por mão do Iraniano. Até ao final, o FC Porto podia ter aumentado a vantagem em mais um par de ocasiões, uma delas protagonizada por Galeno que falhou de baliza aberta. E, do outro lado do campo, o Famalicão deu trabalho à defesa portista.

Com este resultado o FC Porto soma 36 pontos e está a 5 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou em campo sabendo que o dérbi de Lisboa tinha terminado empatado e que, por isso, vencendo ficaria a 5 pontos da liderança. Mas não se esperava um jogo fácil, como não foi. Admiro as equipas que chegam ao Dragão dispostas a jogar olhos nos olhos, sem medo e sem baixar os braços, mesmo quando, claramente, já pouco há a fazer para reverter o resultado. O futebol torna-se bem mais interessante quando uma equipa, dita pequena, defronta um grande olhos nos olhos. É verdade que isso tornou a tarefa do FC Porto bem mais difícil, obrigou mesmo a alguns erros, mas também torna o jogo mais vivo e disputado. Foi um jogo pautado pelo equilíbrio em diversos aspetos, com o FC Porto a ser eficaz, no primeiro tempo foram 3 golos, mais 1 no segundo tempo. O Famalicão deu trabalho e redúzio. Deste jogo destaco Galeno, Otávio e Taremi, pelos golos.

Em suma, foi uma vitória importante num jogo difícil. Para a semana há uma saída complicada. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: