sábado, 31 de agosto de 2024

Crónica e Análise: Sporting 2 - FC Porto 0

1 - Crónica 


No início de noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Ivan Jaime, Pepê e Namaso. 

Um jogo equilibrado. O FC Porto entrou bem em jogo. E pertenceu a Vasco Sousa a primeira tentativa para criar perigo junto da baliza do Sporting. Mas depois os leões acabaram por equilibrar a partida, conseguindo aproximar-se com perigo da baliza à guarda de Diogo Costa em algumas ocasiões. Do outro lado do campo, foi Galeno a dar trabalho ao guarda-redes do Sporting. 

No segundo tempo, foi o Sporting quem entrou melhor em jogo, ficando muito perto de marcar, valeu ao FC Porto Otávio que afastou a bola no momento certo. Do lado contrário Galeno voltou a dar trabalho ao guarda-redes. Ao minuto 70, o Sporting, de grande penalidade, falta cometida por Otávio, colocou-se em vantagem. O FC Porto, apesar de Vítor Bruno ter procurado refrescar o ataque, não conseguiu responder. Quem voltou a marcar foi o Sporting, já perto do final, minuto 93. 

Com este resultado o FC Porto continua a somar 9 pontos.


2 - Análise 


Um clássico é sempre um clássico, nunca ninguém quer perder pontos e nunca é um jogo fácil. Este n\ao foi diferente. Diria que foi um jogo equilibrado, com o FC Porto a entrar melhor na primeira parte, mas o Sporting a conseguir responder; um segundo tempo mais ou menos na mesma linha, com a diferença que os leões conseguiram marcar 2 golos. Neste jogo ao FC Porto parecia estar a faltar ideias, um rumo para chegar à baliza contrária. Pergunta sincera, porque Galeno continua a jogar a defesa esquerdo? Parece-me óbvio que estando a defesa esquerdo faz falta lá na frente. Quando a fórmula Wendell + Galeno volta a ser opção no lado esquerdo? 

Em suma, o FC Porto perdeu, porque foi incapaz de encontrar forma para dar a volta às dificuldades e o caminho para a baliza contrária. Agora vem aí uma pausa para jogos das seleções. Que ninguém se lesione. 



sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Antevisão da 4ª Jornada da ILiga

 1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 4ª jornada da ILiga, frente ao Sporting. 


“TEMOS DE ENCHARCAR O EQUIPAMENTO DE SUOR PARA VENCER”

Vítor Bruno garantiu que a equipa vai “confiante” a Alvalade para “tentar ganhar” (sábado, 20h30)

“Não há jogos iguais”, o clássico “será sempre competitivo e imprevisível” e é preciso “encharcar o equipamento de suor” para vencer em Alvalade (sábado, 20h30, Sport TV1). As certezas foram apresentadas por Vítor Bruno na conferência de antevisão a um duelo entre “duas equipas que se conhecem bem e sabem o que esperar”.

O Sporting é “um adversário forte” que tem apresentado “sinais de força e de rendimento elevado”, pelo que a equipa portista, que está “confiante” e vai a Lisboa para “tentar ganhar, sempre com um grau de maturidade elevado”, deve estar concentrada para não “acontecer o que aconteceu na Supertaça”.

Quanto ao que resta do mercado, que encerra esta sexta-feira nas cinco principais ligas europeias, o treinador espera “alguma calma e equilíbrio”. “O que tivemos de fazer fizemos”, explicou antes de garantir que “ninguém foi empurrado para fora” e elogiar a “forma sigilosa” como “os processos foram feitos”.

Chegaram ao Dragão “reforços com diferentes graus de conhecimento do clube que têm de fazer do treino o seu aliado mais forte para estarem cada vez mais disponíveis” e “alguns” poderão alinhar no clássico, “veremos se a tempo inteiro, se parcial, depende do que pede o jogo”.

O sorteio da Liga Europa ditou encontros com “um campeão norueguês, outro israelita… equipas com história na Europa”. Passar diretamente à fase seguinte é o objetivo, mas o técnico alerta que os Dragões têm de “estar à porta da perfeição” para o conseguirem sem passar pelo play-off.

De volta ao que mais importa, o próximo jogo, Vítor Bruno reforçou a ideia de um “FC Porto confiante, mas humilde e respeitador” na capital que vai estar equilibrado quando perder a bola. Acima de tudo, “os jogadores sabem o que fazer, o guião está feito e agora é ir a jogo”, concluiu.” 


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Ivan Jaime, Pepê, Galeno e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; rigoroso; ambicioso; determinado; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 



terça-feira, 27 de agosto de 2024

Sobre as saídas de Evanilson, Fábio Cardoso, David Carmo, Francisco Conceição e Toni Martinez

      Começo por Evanilson. Sim, sei, todos o sabemos, que os jogadores com mais mercado são os melhores jogadores. Também sei, todos o sabemos, que o FC Porto precisa de vender para conseguir investir noutros jogadores. É a lei do mercado do futebol. Mas sair Taremi e Evanilson no mesmo mercado, apenas e só os dois jogadores que marcaram mais golos nas últimas épocas, não sei se foi a melhor estratégia para a equipa. Mas quem sou eu. 

Obrigada Evanilson por tudo e por tanto! Boa sorte! Uma vez Dragão, para sempre Dragão! Sabemos que serás sempre um de nós! E sabes que esta será sempre a tua casa! 


Fábio Cardoso e David Carmo. Estas duas saídas também parecem-me complexas. Passo a explicar o meu ponto de vista. Sendo a defesa um setor crítico, por falta de opções, como é que saem dois centrais no mesmo mercado? Relativamente a David Carmo, não sei em que condição regressou ao FC Porto depois de empréstimo, se estava, de facto, disponível para dar o máximo para fazer por ganhar um lugar na equipa e fixar-se no onze. Mas será o empréstimo do Fábio Cardoso uma boa solução, quando se trata de um jogador que, obviamente teria de fazer por merecer o lugar no onze, mas que por certo, com tantos jogos ao longo da época, teria oportunidade para somar minutos. E, mais do que isso, era uma opção válida num setor frágil. Urgente ir ao mercado contratar um defesa central. 

Aos dois, obrigada pelo tempo que representaram o FC Porto e desejo boa sorte! Talvez ao Fábio Cardoso seja um até já. Seja como for, o Dragão será sempre casa, tendo a passagem por cá corrido melhor ou pior do que o esperado. 


Quanto a Francisco Conceição. Em primeiro lugar, não acredito que muito do que a imprensa diz e mais ainda que se diz por aí nas redes sociais tenha acontecido. Posto isto, parece-me uma situação mal gerida e quem fica a perder é o FC Porto. A saída é por empréstimo sem opção de compra, por isso, até já Francisco! Boa Sorte! Obrigada por tudo e por tanto! Esta será sempre a tua casa! 


Relativamente a Toni Martinez. Entendo que nem sempre deve ter sido fácil esperar por um momento para jogar, a concorrência era forte. Também sempre foi fácil perceber que Toni Martinez tinha a noção desta dificuldade e que sempre foi profissional. Mas dado o panorama, esta época talvez seria mais fácil ter oportunidades para jogar. Isto, pois claro, em teoria, porque no futebol há sempre outros fatores e nós nem temos os dados todos. Também entendo que o Toni pretenda encontrar um desafio novo na sua carreira. Seja como for, todos sabemos que Toni Martinez será sempre um de nós e o Dragão será sempre a sua casa. Obrigada Toni Martinez! Boa sorte! 


sábado, 24 de agosto de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Rio Ave 0

1 - Crónica 


No final de tarde deste sábado, o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 3ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0. 

Para este encontro Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Ivan Jaime, Pepê e Namaso. 

O FC Porto não podia ter entrado melhor em jogo, já que passados apenas 18 segundos do apito inicial, Galeno colocou os Dragões em vantagem. Depois, Namaso, Ivan Jaime e Martim Fernandes ficaram perto de marcar, mas sem sucesso. Ao minuto 30, Nico González aumentou a vantagem portista. Depois, Pepê tentou a sorte, mas sem sucesso. Antes do intervalo, o Rio Ave ficou reduzido a 10. 

No segundo tempo, Vasco Sousa foi o primeiro a tentar aumentar a vantagem, mas sem sucesso. Depois foi Pepê a tentar marcar, mas atirou à figura do guarda-redes. Minutos depois, Galeno tinha tudo para voltar a marcar, mas não foi eficaz. Depois, no mesmo lance, Galeno e Namaso não conseguiram concretizar, sendo que o inglês, já perto do final, voltou a desperdiçar uma oportunidade para marcar. 

Com esta vitória o FC Porto soma 9 pontos e está no grupo que comanda o campeonato.


2 - Análise 


Uma primeira parte muito interessante. Uma segunda parte de gestão do resultado, sem retirar os olhos da baliza contrária. No entanto faltou eficácia no ataque. Deste jogo destaco Galeno e Nico González, pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória tranquila, mas escassa. Para a semana há jogo grande em Alvalade. Vamos Porto! 


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Antevisão da 3ª Jornada da ILiga

            1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 3ª jornada da ILiga, frente ao Rio Ave. 


“TEMOS DE ESTAR VINCULADOS A 1000% COM A NOSSA IDEIA DE JOGO”

Vítor Bruno mostrou satisfação total “com todos os jogadores” e abordou o mercado antes da receção ao Rio Ave (sábado, 18h00)

A terceira jornada da Liga traz ao Estádio do Dragão o Rio Ave (sábado, 18h00, Sport TV1), “um adversário muito capaz, com muitos momentos de equipa com requinte, que tem criado dificuldades num passado recente”. Vítor Bruno não tem dúvidas de que é obrigatório a equipa estar “a 1000%” e espera contar com “adeptos entranhados” com os jogadores a apoiar nas bancadas. 

Só “o mais alto nível” é pedido aos jogadores num período “especialmente difícil” da época em que o treinador se preocupa em “mergulhar no mundo” dos seus pupilos e afastar qualquer receio que se prenda com o mercado.

Afastada está também a hipótese do técnico falar de “todos aqueles que possam vir a representar um clube como o FC Porto”, pelo que o foco da comunicação social incidiu sobre os ativos do atual plantel:
- Francisco Conceição “tem um histórico recente de lesão”, apenas trabalhou “cinco dias com o grupo” e ainda não estão “reunidas as condições para representar a equipa no seu melhor”, pelo que está de fora dos eleitos para este encontro;
-“Há uma alta probabilidade” de Toni Martínez “sair” até ao fecho do mercado de transferências para “fazer um contrato que lhe possa dar outra realidade, tanto em termos financeiros como em termos pessoais” e Vítor Bruno não tem “nada a dizer quanto ao comportamento” do murciano que está há quatro anos no clube;
- Wendell “está convocado para amanhã, poderá ser utilizado ou mesmo ser lançado no onze”, “está cada vez melhor e mais perto de mostrar as suas valias”;
- David Carmo “não está na lista de convocados”;
- Rodrigo Mora “é realmente especial”, “tem de perceber que tem jogadores que também têm a sua valia e qual o melhor momento para se mostrar”.

O homem do leme, que apenas pretende trabalhar com um grupo de “23 jogadores ou 24 jogadores de campo mais guarda-redes”, frisou ainda que está “muito satisfeito com todos” os que tem orientado no Olival, “tanto no rendimento como no compromisso”, e que se sente “em total sintonia com a direção” antes de explicar que ainda há “24 horas para decidir” quem alinhará de início diante do conjunto vila-condense.”


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Ivan Jaime, Galeno e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; determinado; motivado; ambicioso; rigoroso; empenhado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

                 Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol: 

Equipa principal: 

Na sexta, 16 de agosto, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a 2ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2, com golos de Ivan Jaime e Galeno. 


Equipa B 

Na segunda, 19 de agosto, o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Tondela, em jogo a contar para a 2ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 2, com os golos portistas a serem apontados por Luis Mota e Rui Monteiro 


Júniores A 

Na quarta, 14 de agosto, os sub19 deslocaram-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 2ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-5, com os golos portistas a serem apontados por Bernardo Lima (2), Tiago Silva, André Miranda e Leonardo Fajardo.

No domingo, 18 de agosto, o FC Porto recebeu o Famalicão, em jogo a contar para a 3ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores A. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo dos azuis e brancos a ser apontado por João Abreu. 


Júniores B 

Na quarta, 14 de agosto, os sub17 receberam o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 2ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-2.

No domingo, 18 de agosto, o FC Porto deslocou-se ao terreno da AD Sanjoanense, em jogo a contar para a 3ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores B. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3, com golos de Eduardo Ferreira, Guilherme Carvalho e João Frederico. 


Júniores C 

No sábado, 17 de agosto, os sub15 receberam o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 1ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores C. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-2, com o golo portista a ser apontado por Henrique Maduro. 


sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Crónica e Análise: Santa Clara 0 - FC Porto 2

       1 - Crónica 


Na tarde desta sexta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a 2ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa, Ivan Jaime, Namaso e Fran Navarro. 

Nos primeiros minutos de jogo o FC Porto teve mais bola, no entanto pertenceu ao Santa Clara a primeira ocasião de perigo, primeiro com Diogo Costa a afastar a bola e na recarga a bola não seguiu a direção desejada pelos da casa. Já o FC Porto não desperdiçou a primeira grande oportunidade para marcar. Ao minuto 16, Nico recebeu a bola de Galeno e Ivan Jaime colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 25 Navarro sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Galeno se encarregou de converter no segundo golo da equipa azul e branca. Minutos depois, do outro lado do campo, Galeno afastou o perigo da baliza portista. Até ao intervalo há ainda a apontar mais uma oportunidade de perigo protagonizada por Ivan Jaime. 

No segundo tempo, o Santa Clara ficou reduzida a 10. Vítor Bruno procurou refrescar a equipa. Eustáquio obrigou o guarda-redes contrário a aplicar-se para evitar o terceiro golo dos Dragões. Mais perto do final, Gonçalo Borges ficou perto de marcar, com o guarda-redes do Santa Clara a levar a melhor. Do outro lado, o Santa Clara criou perigo. 

Com este resultado o FC Porto soma 6 pontos.


2 - Análise 


Jogo às 4 da tarde (hora dos açores), com muito calor e muita humidade, um terreno habitualmente difícil e uma equipa interessante, estavam de facto, reunidos todos os ingredientes para um jogo difícil. M as o FC Porto optou por resolver o mais rápido possível. Não foi fácil o início, por causa da estratégia montada pelo Santa Clara, mas assim que os Dragões encontraram o caminho da baliza, marcaram. Valeu a eficácia no ataque. Mas também valeu Diogo Costa e a falta de pontaria dos da casa, antes do FC Porto se colocar em vantagem. Uma segunda parte mais de gestão. Deste jogo destaco Ivan Jaime e Galeno, pelos golos. 

Em suma, uma boa vitória num terreno difícil. Na próxima jornada há mais um jogo exigente. Vamos Porto! 



quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Antevisão da 2ª Jornada da ILiga

     1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 2ª jornada da ILiga, frente ao Santa Clara. 


“TEMOS QUE IR EQUIPADOS COM OS VALORES DO FC PORTO”

Vítor Bruno deixa o mote para a viagem aos Açores (sexta-feira, 17h00)

O terceiro jogo oficial da temporada 2024/25 leva o FC Porto até Ponta Delgada, casa de um “adversário que tem uma dinâmica interessante desde o ano passado”, que “subiu de divisão com todo o mérito” e tem protagonizado “um início de época muito forte, com vitória contundentes”. Para vencerem o Santa Clara, os Dragões têm de “ir equipados com os valores do FC Porto” e com “o espírito de missão” necessário para serem “bem-sucedidos no final”. 

A partir das 17h00 de Portugal continental, menos no arquipélago açoriano, os portistas defrontam “uma equipa adulta, madura, que sabe o que faz em campo” e que mereceu toda a atenção de Vítor Bruno durante a preparação: “O segredo é que os jogadores percebam que é preciso competir. Só competindo de forma fiel ao que somos é que conseguiremos um bom resultado. Isso é ponto de ordem”.

“Evanilson não vai seguir para os Açores” e é “sempre impactante perder um atleta a 24 horas de um jogo”, mas o técnico considera que “quem cá está fará mais falta e terá que dar uma resposta positiva” no Estádio de São Miguel. A saída de Fábio Cardoso também “está confirmada” e para colmatar a perda de profissionais “com quem dá gosto trabalhar” existem “alvos identificados e soluções dentro de casa capazes de responder às ausências”.

Ciente das “necessidades do clube em fazer encaixes financeiros”, tal como “o presidente conhece as necessidades do plantel”, Vítor Bruno sabe que é preciso “olhar para o mercado”, mas lembra que “as grandes equipas se adaptam ao que o jogo pede”. “Disputar cada minuto e cada segundo no máximo é único caminho para sairmos com um bom resultado. Nos Açores é sempre difícil, nos últimos quatro jogos perdemos um e empatámos outro”, recorda.

“A partir do momento em que o árbitro apite vamos levar a jogo o que é nosso. Se não puder ser com o que é nosso, tem de ser com o que o jogo pedir”, atira o técnico antes de fazer “mea culpa” quanto à condição física de Francisco Conceição, a contas com “um pequeno problema que ainda o incomoda” e também ficará em terra. “Não é tanga nem tabu, esperamos que amanhã possa trabalhar com os não-convocados e que no sábado treine connosco. Não sei se está a ser negociado”, confidencia.

Confrontado com vários desafios na elaboração da convocatória, o timoneiro portista sublinha que, mesmo em caso de vitória, o “onze do último fim de semana não tem que ser o mesmo” e que “o jogo passado, a estratégia e o rendimento diário” são as principais preocupações na hora de “decidir o onze seguinte”. “O cunho vê-se de muitas maneiras e pelo rendimento da equipa”, acrescenta quem quer ver o grupo “conjugar talento, compromisso e capacidade de trabalho” e seguir o exemplo de Danny Namaso, que “tem feito por merecer, tem sido sério no trabalho”. “Os homens da frente têm de estar altamente comprometidos quando a equipa não tem bola e ele tem-no feito na perfeição”, explica.

Questionado sobre a situação de Toni Martínez, Vítor Bruno considera “normal alguma desilusão” do murciano: “Faz parte, mas a resposta no treno é reveladora do caráter de cada um”. Com ou sem o número 29 em campo e mesmo debaixo de uma temperatura próxima dos 30 graus e de uma humidade acima dos 70%, o FC Porto tem que “jogar independentemente das condições”: “Enquanto o jogo andar lá estaremos para lhe dar corpo”.” 


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela, Nico Gonzaslez, Eustáquio, Ivan Jaime, Galeno e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; determinado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto!



quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Resultados da Semana Azul e Branca

   Eis os resultados das equipas do FC Porto que entraram em campo na última semana. 

Futebol: 

Equipa principal: 

No sábado, 03 de agosto, o FC Porto defrontou o Sporting, em jogo a contar para a final da SuperTaça. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-3, sendo os golos portistas apontados por Galeno (2), Nico Gonzalez e Ivan Jaime. 

No sábado, 10 de agosto, os Dragões receberam o Gil Vicente, em jogo a contar para a 1ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0, com golos de Galeno, Ivan Jaime e Namaso. 


Equipa B 

No domingo, 11 de agosto, o FC Porto B recebeu o Alverca, em jogo a contar para a 1ª jornada da IILiga. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo portista a ser apontado por Abraham Marcus. 


Júniores A 

No sábado, 10 de agosto, os sub19 receberam o Chaves, em jogo a contar para a 1ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de júniores A. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0, com golos de Leonardo Fajardo (3) e João Abreu. 


Júniores B 

No sábado, 10 de agosto, os sub17 deslocaram-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 1ª jornada da 1ª fase do campeonato nacional de júniores B. No final do encontro verificou-se um empate a 1, com o golo portista a ser apontado por Eduardo Ferreira. 



terça-feira, 13 de agosto de 2024

Pepe Terminou a Carreira

        Na passada quinta Pepe anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol, aos 41 anos. Vénia a Pepe! 


Tenho orgulho de ter sido o FC Porto a abrir as portas do futebol Europeu a Pepe. Sim, sei que foi o Marítimo quem o trouxe para o futebol português, mas foi o FC Porto que abriu as portas do futebol europeu e que possibilitou o salto para o Real Madrid. 


E tenho ainda mais orgulho por saber que o FC Porto ocupa um lugar especial na vida e no coração de Pepe. Um logar tão especial que fez com que regressasse ao FC Porto quando poderia ter ido jogar para, por exemplo, a Arábia ou o Catar, onde seguramente ganharia muito dinheiro. Mas não, escolheu voltar ao Dragão, voltar a casa, vestir as cores do FC Porto e lutar por títulos. 


E não veio para o Porto passar o tempo à espera do dia da reforma, veio para o Porto para treinar, lutar por um lugar na equipa e jogar, jogar como se nunca tivesse ganho qualquer título no futebol, como se não fosse o melhor central.  


E que exemplo é o nosso capitão Pepe para os mais novos! Acredito que quem com ele partilhou balneário nestas últimas épocas deve ter aprendido tanto com ele, com o seu exemplo, com a sua vontade de jogar de ganhar sempre e cada vez mais, com a sua capacidade de superação, com a sua capacidade de se desafiar constantemente. 


Que sorte temos de Pepe chamar casa ao seu, nosso, FC Porto! 


Pepe, obrigada por tudo e por tanto! Obrigada por ser um de nós! 



sábado, 10 de agosto de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 3 - Gil Vicente 0

    1 - Crónica 


No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Gil Vicente, em jogo a contar para a 1ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Gonçalo Borges, Ivan Jaime e Namaso. 

No primeiro tempo o FC Porto teve dificuldades em criar perigo, daí o baixo número de oportunidades de golo verificadas. Ao minuto 30 o FC Porto colocou-se em vantagem no marcador. Foi assinalada grande penalidade a favor dos Dragões, Galeno assumiu a responsabilidade e fez o primeiro golo do jogo. Depois Gonçalo Borges e Ivan Jaime poderiam ter ampliado a vantagem portista. 

No segundo tempo, o Gil Vicente entrou disposto a desfazer a vantagem dos Dragões e criaram perigo junto da baliza portista. Mas quem voltou a marcar foram os azuis e brancos, por intermédio de Ivan Jaime, ao minuto 59. Antes, Nico errou o alvo. Mais tarde, ao minuto 68, Nico sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada. Desta vez foi Namaso quem assumiu a marcação do castigo máximo e colocou os Dragões a vencer por 3-0. Até ao final, Fran Navarro ficou perto de marcar. 

Com este resultado o FC Porto soma 3 pontos.


2 - Análise 


Arrancou o campeonato, e o FC Porto arrancou da melhor forma. Não foi um jogo brilhante, longe disso, mas o FC Porto foi competente e arrecadou os 3 pontos. Na primeira parte o Gil Vicente fechou-se na defesa e o FC Porto teve dificuldades em conseguir chegar com perigo à baliza contrária. Foi de grande penalidade que os Dragões colocaram-se em vantagem. No segundo tempo o FC Porto conseguiu aproveitar melhor o espaço e, dessa forma, criar mais perigo junto da baliza adversária. Surgiram mais dois golos. Deste jogo destaco: Galeno, Ivan Jaime e Namaso, pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória importante na abertura do campeonato, num jogo com pouco brilho. Na próxima semana há uma saída difícil. Vamos Porto!