sábado, 3 de agosto de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 4 - Sporting 3

1 - Crónica 


No início de noite deste sábado, o FC Porto defrontou o Sporting, em Aveiro, na final da SuperTaça Cândido de Oliveira. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-3. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Martim Fernandes; Alan Varela, Grujic, Nico González, Galeno, Gonçalo Borges e Namaso. 

Até pertenceu ao FC Porto e a Namaso a primeira oportunidade de perigo, no entanto foi o Sporting quem marcou. Os leões colocaram-se em vantagem ao minuto 6. E 3 minutos depois, minuto 9, aumentaram a vantagem. Ao minuto 24 o Sporting já vencia por 0-3. Aparentemente estava tudo encaminhado para uma vitória leonina, mas os Dragões nunca desistem. E, ao minuto 28, Galeno reduziu a desvantagem no marcador. 

No segundo tempo, o FC Porto entrou disposto a não se dar por vencido e, ao minuto 64 Nico González reduziu ainda mais a desvantagem no marcador. Para 3 minutos depois, minuto 66, Galeno bisar e repor a igualdade no marcador. Com o empate na partida, o FC Porto não desistiu de procurar a vantagem e Fran Navarro, ao minuto 87, ficou perto de o conseguir. No entanto, os 90 minutos terminaram sem que o empate fosse desfeito. 

Na primeira parte do prolongamento, minuto 104, Ivan Jaime colocou os Dragões, pela primeira vez, em vantagem no marcador. Até ao final o Sporting tentou reagir à desvantagem, mas o FC Porto não o permitiu. 

Com este resultado o FC Porto somou a 24ª SuperTaça da sua história. 


2 - Análise 


Arrancou oficialmente a época 2024-2025, com a final da SuperTaça e com mais um troféu para o FC Porto. E foi épico! A primeira parte não correu bem, com o FC Porto a sofrer 3 golos em 24 minutos. A defesa revelava dificuldades em travar os ataques do Sporting. A equipa não estava a jogar mal de meio campo para a frente, a trocar bola e a conseguir provocar erros na defesa contrária, o problema é que o ataque portista não estava a conseguir aproveitar da melhor forma esses erros. Confesso que temi, temi que a equipa quebrasse mentalmente, porque estar a perder um jogo por 0-3 não é fácil, menos ainda quando se trata de uma final. Mas a equipa não quebrou e isso é, sem dúvida, boa notícia. No segundo tempo o FC Porto conseguiu empatar, porque conseguiu ser eficaz no ataque. No prolongamento foi desfazer o empate e desfazer os ataques contrários, afastando o perigo e sofrer. A equipa tem ainda muito para crescer, evoluir e melhorar, erros vão sempre surgir, todos o sabemos, mas pelo amor aos deuses do futebol, a defesa não pode tremer como varas verdes, porque os nervos dos portistas não aguentam tal coisa mais uma época! Este troféu significa apenas entrar com o pé direito na época 2024-2025. E há melhor forma de entrar na época? Deste jogo destaco Galeno, Nico González e Ivan Jaime, pelos golos. 

Em suma, o FC Porto começou mal a final, mas não desistiu e conseguiu virar o resultado a seu favor, arrecadando mais uma SuperTaça. Agora é arrancar o campeonato da melhor forma. Vamos Porto! 


Sem comentários: