sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Antevisão da Final da SuperTaça

           1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno e de Diogo Costa da final da SuperTaça, frente ao Sporting. 


“OS JOGADORES TÊM UMA AMBIÇÃO LOUCA DE GANHAR”

Vítor Bruno mostrou-se “muito confiante” no trabalho apresentado pelos jogadores antes da Supertaça

Amanhã, arranca em Aveiro a época 2024/25. FC Porto e Sporting vão medir forças e “há um troféu em causa”, a Supertaça (20h15, RTP 1). “Ganhar é sempre importante, seja em que circunstância for e independentemente do adversário e do contexto” porque o “clube está habituado a altos níveis de conquista e ambição”, começou por afirmar um treinador que, ainda assim, garante que “o que acontecer não terá influência no resto da época”.

“Energia e confiança” foram as palavras escolhidas por Vítor Bruno para descrever o momento da equipa, que está “em alerta” para “contrariar as forças do Sporting”, um adversário que vai obrigar a “um nível altíssimo” de rendimento.
Questionado sobre os índices de performance dos internacionais que voltaram mais tarde ao Olival, o técnico explicou que “uns estão mais preparados, outros nem tanto” e por isso “uns vão a jogo, outros irão ficar de fora e outros poderão durante o jogo”. Tudo dependerá das “sensações” que o clássico trouxer ao homem do leme que guia um plantel com “traços de trás, outros novos e nuances” distintas.
A certeza é uma: “os jogadores têm uma ambição louca de ganhar”. “A forma apaixonada como atuam todos os dias em treino e o caráter demonstrado são confluentes” com o amor das “gentes que vivem o clube”. Só essa atitude é “admissível” e “tudo o que vai para além disso” é intolerável para Vítor Bruno, que está “muito confiante” devido aos “sinais” que os atletas lhe fornecem “diariamente” e admite que FC Porto e Sporting estão “em pé de igualdade”.
“Francisco Conceição tem tido um comportamento exemplar no trabalho diário”, “Toni Martínez, Fran Navarro e Danny Namaso “têm tido um compromisso gigante e louco com o trabalho, que vai para além dos golos e da magia do futebol” e todos têm apresentado “uma dose industrial de compromisso”. “Enquanto a atitude diária der esses indicadores, está tudo bem” para um treinador que assume que “não perder ninguém é uma mais-valia” e que não faz questão “de ir buscar alguém” se “toda a gente” se mantiver no Dragão.
Em resposta a uma questão sobre as ausências no lado esquerdo da defesa do adversário, o técnico frisou que “o perfil individual de qualquer um dos alas garante” qualidade “no um contra um e na exploração das costas”, no caso de Gonçalo Borges, Gonçalo Sousa e Francisco Conceição, e “prolongamento do tempo de ataque” para os azuis e brancos terem “mais bola”, no caso de André Franco. “O Sporting estará preparado. A nós cabe encontrar formas de explorar deficiências que existam nesse lugar”, concluiu.”



“É UM JOGO DIFERENTE E AS FINAIS SÃO PARA SE GANHAR”

Diogo Costa perspetivou o clássico com o Sporting relativo à Supertaça Cândido de Oliveira (sábado, 20h15)

Juntou-se ao grupo já com a pré-temporada em andamento, mas Diogo Costa garantiu estar “preparado para o que o mister decidir” na antecâmara do clássico com o Sporting (sábado, 20h15, RTP1), no Estádio Municipal de Aveiro, referente à Supertaça Cândido de Oliveira. Ao lado de Vítor Bruno na conferência de imprensa de antevisão deste Sporting-FC Porto, o número 99 dos Dragões revelou sentir a equipa com “boa energia” e “com muito foco em trazer a vitória”, mas “cada jogo tem a sua história”.
Um FC Porto focado e com boa energia
“Sinto uma boa energia e é normal que haja uma pressão saudável, faz parte da nossa vida enquanto futebolistas. Sinto a equipa com muito foco em trazer a vitória.”
Um Sporting diferente?
“O mister Rúben Amorim vai querer criar surpresas, mas a base vai estar sempre lá e não será muito diferente.”
Juntou-se mais tarde ao grupo
“Tentei chegar o melhor que pude, fiz por isso e sinto-me preparado para o que o mister decidir. Fiz tudo para chegar na melhor forma possível e serei mais um para ajudar. Coloquei a fasquia muito alta, mas sei que tenho de melhorar e é nisso que estou focado. Quero melhorar todos os dias e ajudar a equipa em tudo o que for preciso. Vou dar o meu melhor todos os dias, sempre.”
Não sofrer golos é importante
“É importante manter a baliza a zeros, claro, mas o mister é que sabe o que precisamos fazer para ganhar.”
Só vitórias na pré-época
“Para os adeptos, é sempre bom ganhar, mesmo na pré-época. Da nossa parte, é sempre a pré-época e há sempre coisas a experimentar e ideias a assimilar, mas estamos confiantes. É um jogo diferente e as finais são para se ganhar. Cada jogo tem a sua história.”
Os jovens Diogo Fernandes e Gonçalo Ribeiro
“São excelentes pessoas e são miúdos que adoram trabalhar, algo que é muito importante na idade deles. São guarda-redes com muito potencial, mas têm de continuar a trabalhar para atingirem os objetivos que têm.”
Pepe
“Como pessoa, é uma pessoa extraordinária com a qual me identifico muito. Foi um prazer partilhar o campo com ele no FC Porto e na seleção, mas os nossos centrais vão fazer o seu melhor e vão estar à altura do jogo de amanhã.”
Um amor azul e branco
“Jogo no clube que amo, o clube no qual aprendi a jogar futebol, por assim dizer. Quando se fala, deixo para as pessoas que falam, neste momento só estou focado em ganhar o jogo e em trazer a taça para o Porto.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Martim Fernandes; Alan Varela, Nico González, Grujic, Ivan Jaime, Gonçalo Borges e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

É o arranque da competição na época 2024-2025. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; determinado; rigoroso; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 

Sem comentários: