sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Antevisão da 1ª Jornada da ILiga

      1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 1ª jornada da ILiga, frente ao Gil Vicente 


“QUEREMOS DAR UMA ALEGRIA AOS ADEPTOS QUE VÃO ENCHER O ESTÁDIO”

Vítor Bruno perspetivou o FC Porto-Gil Vicente da 1.ª jornada da Liga (sábado, 20h30)

Uma semana depois de uma reviravolta épica e histórica que valeu a conquista da 24.ª Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto aponta o foco à estreia no campeonato, cuja 1.ª jornada reserva uma receção ao Gil Vicente (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão. Perante uma equipa gilista que anunciou Bruno Pinheiro como treinador na véspera deste duelo, o que aumenta o grau de dificuldade, o técnico portista não escondeu que é fundamental começar com os três pontos.

Foco absoluto no Gil Vicente
“A semana foi preparada dentro da normalidade, foi uma semana totalmente canalizada para o Gil Vicente, para percebermos o que nos espera, mesmo havendo algumas incógnitas e dúvidas. A equipa está mergulhada naquilo que é nosso, no nosso jogo, no nosso treino e nos valores Porto. Depois do que aconteceu no comando técnico do Gil Vicente, temos de nos ajustar e perceber se houve rompimento com o passado ou se há continuidade. Temos de olhar para o jogo com as lentes certas para estarmos felizes no final. Queremos dar uma alegria aos adeptos que vão encher o estádio e que nos vão empurrar. Temos o dever de lhes proporcionar isso. Haverá um FC Porto igual a si próprio, nem pré, nem pós-Supertaça. Será um FC Porto fiel ao que tem sido no Olival.”

Marcano, Zaidu e Francisco Conceição são baixas
“O Galeno está disponível, ao contrário do Marcano, do Zaidu e do Francisco. Os internacionais estão a evoluir bem, têm dado passos seguros e firmes na aquisição da forma desportiva e estão a entranhar o nosso jogo. Esta semana tiveram níveis de desempenho brutais e estão aptos a ir a jogo amanhã.”

Alan Varela no lote de capitães
“Ele é muito bem visto no balneário. É uma pessoa que se impõe sem precisar de usar da palavra, fá-lo com atitudes e ações. É muito respeitado no grupo e é algo que aconteceu com naturalidade. O Alan é alguém que encarna na perfeição as crenças e os valores do FC Porto. Saiu o Pepe e decidimos integrar o Alan no lote de capitães.”

Vasco Sousa brilhou na Supertaça
“O Vasco e qualquer Vasco deste plantel está perfeitamente capacitado para integrar o onze inicial. Na Supertaça fez um jogo muito capaz, teve uma entrada brutal e agitou o jogo. É alguém que faz duplas missões no meio-campo, mas é algo que já vinha com ele e não fomos nós que lhe ensinámos.”

Nico González
“Não trabalho em cima de quadros, mas sim de imagens e posicionamentos. O Nico tem capacidade para chegar à frente como terceiro médio ou segundo avançado, mas sabe interpretar as duas missões. É muito evoluído a nível tático e temos tentado incutir-lhe uma maior competitividade e outra rotação. Tem aceite muito bem a mensagem e tem feito um esforço muito grande para cumprir o que lhe pedimos.”

A reviravolta histórica na Supertaça
“Uma estreia de sonho é ganhar. Aqui no FC Porto só podemos lidar com vitórias. Quando isso não acontece, a agonia é sempre grande. Nesta casa o normal é ganhar, mas sem dúvida que foi uma vitória impactante. Mas aquilo é o FC Porto, crença total, unidade e soldados em espírito de missão permanente.”

Pepe anunciou o fim da carreira
“Reunir todos os testemunhos é pouco. O Pepe foi um profissional exemplar e conseguiu conciliar a condição de profissional com os valores que tem. Sendo a humildade uma das grandes características dele, a sua ausência será sentida nos relvados e fora deles, mas ele tem uma coisa que vai morrer com ele, que são os valores e os desígnios que defende, coisas que não se podem comprar.”

Bolas paradas defensivas com especial atenção
“Está à vista e sofremos com isso na pré-época. Temos dedicado muito tempo de trabalho a isso, afinando detalhes e percebendo o que fazem os adversários. Ainda hoje estivemos muito tempo em cima disso, pois é uma necessidade da equipa.”

O mercado
“Até ao final de agosto tudo é possível, o mercado é muito volátil, mas o presidente tem feito um esforço tremendo na defesa intransigente dos interesses do FC Porto. Temos identificados vários alvos em caso de alguma saída.””


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Martim Fernandes; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Gonçalo Borges, Galeno e Namaso. 


3 - Sobre o jogo 

Arranque do campeonato em casa. N\ao se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; rigoroso; motivado; ambicioso; empenhado; determinado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 



Sem comentários: