1 - Aqui está a antevisão de Francesco Farioli e de Samu da 5ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao OGC Nice.
““TRABALHAR É A CHAVE. QUEREMOS ELEVAR O NÍVEL”
Francesco Farioli espera “um jogo duro” contra o OGC Nice que “pode decidir-se nos detalhes” (quinta-feira, 17h45)
A quinta jornada da Liga Europa reserva uma receção ao OGC Nice, agendada para as 17h45 desta quinta-feira (Sport TV5), e Francesco Farioli antevê um “desafio físico com muitos duelos e transições” contra um adversário “que tem uma grande equipa, um dos melhores treinadores franceses da última década” e “uma cultura muito agressiva”.
Para o técnico italiano, “o jogo pode decidir-se nos detalhes”, por isso é fundamental “ter uma abordagem clara perante as diferentes situações, saber adaptar-se e lutar contra uma equipa que vem para lutar também”. “Esta é a mensagem que queremos passar: a equipa acima de tudo”, explicou o treinador “muito satisfeito com o comportamento e o nível de profissionalismo dos jogadores” e determinado a “trabalhar para elevar o nível”.
Trabalho de casa
“Analisámos o adversário com o respeito necessário, porque eles têm uma grande equipa e um dos melhores treinadores franceses da última década, que teve um excelente período no Lens, quase roubou a Liga ao PSG e conseguiu a qualificação para a Champions. Esta época, estão a viver uma fase complicada, mas é só uma fase e no futebol isso é comum. O jogo de amanhã vai ser muito físico, contra uma equipa que defende homem a homem, por isso contamos com muitos duelos e transições. É este o estilo dos nossos adversários. Vai ser um jogo em que tudo vai estar em aberto com duas equipas que querem ganhar.”
Olhos nos olhos
“O Nice vai jogar da mesma forma, porque é esse o estilo de jogo deles. Tanto o treinador como o clube têm essa cultura agressiva. Espero uma abordagem forte, com pressão alta dos dois lados. Sabemos que sofreram uma derrota dura contra o Marselha, mas se analisarmos o jogo a fundo, percebemos que tiveram várias oportunidades para reagir. Jogaram contra uma equipa de topo, concederam oportunidades e pagaram o preço, mas não acho que isso vá mudar o estilo e as crenças deles.”
Momento positivo
“Do nosso lado, queremos fazer o mesmo que temos feito até aqui, no que diz respeito à atitude. Há jogos que correm de uma forma que não esperávamos e temos de nos adaptar, porque não interessa apenas aquilo que queremos fazer, mas também o que o adversário nos propõe e permite fazer. Acho que uma das grandes características do Nice é saber adaptar-se a qualquer cenário durante os vários momentos do jogo e isso pode ser uma chave. Todas estas situações vão condicionar a forma como o jogo vai ser jogado. É isto que temos de trazer para o jogo de amanhã, a capacidade de adaptação, porque acredito que o jogo se pode decidir nos detalhes e temos de ser capazes de controlar as transições, ter uma abordagem clara perante as diferentes situações e lutar contra uma equipa que vem aqui para lutar connosco.”
Cinco Dragões na final do Mundial sub-17
“Amanhã vai ser uma grande oportunidade para viverem uma grande experiência e conquistar um título muito importante. É espetacular para o FC Porto ter cinco jogadores na final do Mundial sub-17 e cinco jogadores que são quase sempre utilizados. Estamos a analisar o progresso deles, até porque já tivemos dois desses atletas nos nossos treinos, e isso deixa-nos felizes. Estamos a acompanhar a caminhada deles e a apoiá-los agora que vão disputar a final no Catar.”
Mora e Gabri lado a lado
“É uma possibilidade. Já tinha pensado nisso no início da época, mas era preciso encontrar o momento certo para o experimentar. O mais importante é que a equipa seja competitiva para ganhar jogos. O espírito que se vive no balneário é muito bom, o Samu já apanhou dois amarelos por festejar os golos dos colegas e, numa das vezes, eu até me chateei com ele. Este é o espírito que temos de ter, sem os amarelos, e o Samu é um exemplo perfeito desse sacrifício pela equipa, tenta sempre ajudar, coloca pressão e é muito exigente, ajuda a equipa a defender também. Acho que o que ele tem feito, bem como o que o Gabri e o Rodrigo Mora têm feito, são o exemplo perfeito do que a equipa precisa. Lembro-me de pelo menos três momentos em que tanto o Rodrigo como o Gabri fizeram sprints para recuperar bolas. É esta a mensagem que queremos passar: a equipa acima de tudo.”
Calendário a apertar
“Competir em tantas frentes é o grande desafio de todos os treinadores e jogadores das grandes equipas. Nas próximas 18 semanas temos a possibilidade de jogar 32 jogos, o que significa jogar a cada três dias, e gerir o calendário e a recuperação dos jogadores é desafiante. Neste momento o treino invisível é mais importante, a forma como dormimos, comemos e recuperamos dos jogos, tudo isto faz a diferença. Estou muito satisfeito com o comportamento e o nível de profissionalismo dos meus jogadores, a começar pelo capitão. Para mim, trabalhar é a chave, mais do que qualquer outra coisa, e queremos elevar o nível.”
Nice 1-5 Marselha
“É preciso fazer uma análise mais a fundo do que o resultado e essa análise diz-nos muito da capacidade do Marselha de converter todas as oportunidades, ainda assim considero o resultado injusto. Claro que mereceram ganhar, mas o Nice teve muitas oportunidades na primeira parte. O Nice é uma equipa que a qualquer momento pode dar a volta a esta má fase. Temos de ter cuidado, encarar o adversário com respeito e entrar no jogo com vontade de dar uma grande noite aos nossos adeptos no Dragão.””
““A EQUIPA ESTÁ CONFIANTE E COM MUITA VONTADE DE GANHAR”
Samu perspetiva "um jogo muito díficil" frente ao OGC Nice (quinta-feira, 17h45)
O FC Porto recebe o OGC Nice na quinta jornada da fase de liga da Liga Europa, um embate agendado para as 17h45 desta quinta-feira no Estádio do Dragão (Sport TV5). Na antevisão de “um jogo muito difícil” frente a “uma equipa muito forte nos duelos”, Samu revelou que o grupo de trabalho se sente “confiante e com muita vontade de ganhar”, mas ciente de que o adversário “vem ao Dragão com toda a vontade de conseguir um bom resultado”.
“Muito feliz” pelo regresso de Luuk de Jong à competição, o internacional espanhol garante que entra “sempre em campo com a motivação de fazer as coisas bem” e promete “dar o máximo em todos os jogos” para “que a equipa continue a ganhar como tem feito em todas as competições”. “Estou tranquilo e sei que mais tarde ou mais cedo voltarei a marcar”, explicou o número 9 portista.
Adversário à altura
“Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, analisámos o adversário e percebemos que é uma equipa muito forte nos duelos físicos. Estamos preparados para jogar vários jogos dentro do mesmo jogo, mas vejo a nossa equipa confiante e com muita vontade de ganhar.”
Favoritismo descartado
“Isso dos favoritos são coisas da imprensa, quando entramos em campo é sempre 50/50 e vamos fazer o nosso jogo. Não importa quantos pontos é que eles têm, porque sabem que estão num momento difícil e vêm ao Dragão com toda a vontade de conseguir um bom resultado.”
Luuk de Jong e Deniz Gül
“A concorrência é boa, não só para mim como para a equipa. O Luuk tem muita experiência, tanto eu como o Deniz temos aprendido imenso com ele e fico muito feliz que esteja de volta à competição, porque ele tem um papel muito importante.”
Golos na Liga Europa
“Ainda não marquei nesta edição, mas fico contente se não marcar e a equipa ganhar na mesma. Estou tranquilo e tento dar o máximo em todos os jogos.”
Momento de forma
“Um avançado fica sempre mais triste quando não marca golos, mas o importante é que a equipa continue a ganhar como tem feito em todas as competições. Entro sempre em campo com a motivação de fazer as coisas bem e isso aproxima-me dos golos. Estou tranquilo e sei que mais tarde ou mais cedo voltarei a marcar.””
2 - O meu palpite para a equipa titular é:
Diogo Costa; Alberto Costa, Pablo Rosário, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Gabri Veiga, Rodrigo Mora, Pepê, Borja Sainz e Samu.
3 - Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Francesco Farioli transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; empenhado; rigoroso; ambicioso; determinado; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário