segunda-feira, 26 de julho de 2010

Esperemos Que Seja Apenas Uma Vírgula

“VÍTOR BAÍA CESSOU FUNÇÕES

O director de relações externas da FC Porto – Futebol, SAD, Vítor Baía, apresentou um pedido de cessação de funções ao presidente do Conselho de Administração, no qual demonstrou «o propósito de abraçar um projecto de natureza pessoal». A Administração compreendeu os argumentos aludidos, restando desejar-lhe os maiores sucessos na sua nova actividade, sem prejuízo de esperar que se criem condições para o seu retorno quotidiano a esta casa.”

Em

www.fcporto.pt


Recebi esta confirmação com tristeza, pois gosto muito de Vítor Baía, que, ao serviço do FC Porto tornou-se no jogador que mais títulos conquistou no mundo, que por isso e não só, tornou-se num símbolo, num ídolo, num ícone das balizas. Infelizmente não o conheço pessoalmente, mas através da sua autobiografia fiquei a conhecer melhor o homem que está por de trás do ex-guarda-redes, um homem com H grande e com uma grande paixão pelo FC Porto.
Percebo o pedido de cessação de funções, porque sempre me pareceu que o cargo que Vítor Baía tinha na SAD era meramente simbólico, pois pouco tinha a ver com o futebol. No entanto, não posso, nem quero especular sobre este assunto, a seu tempo saberemos o que se passou, e a bom da verdade, isso não é o mais importante agora.

Deixo-vos pequenos excertos da Autobiografia de Vítor Baía

“…O que está neste livro é tudo o que posso contar até hoje sobre a minha carreira profissional. Dos primeiros momentos nas ruas do bairro dos pobres, em Leça da Palmeira, até às vitórias em grandes palcos internacionais, como Sevilha ou Gelsenkirchen, passando por horas de euforia e tristeza em estádios nacionais e na Catalunha, e com um carinho especial por tantas horas de fortuna nas Antas e no Dragão, duas casas inesquecíveis. …”;
“…Como digo no final, a história não está completa, porque quero acrescentar mais alguns capítulos, mais passagens de sucesso, sempre com o F C Porto no coração. …”;
“…Podia abraçar agora um monte de taças que correspondem a tanto suor. Muito F C Porto na minha vida. …”;
“…Estou nesta baliza do Dragão, igual a tantas outras, mas aqui sou mais acarinhado. Até quando as coisas correm mal são pacientes comigo. É o que o F C Porto faz a quem o defende. …”;
“…Estava ainda no princípio da minha carreira, mas descansei-o. Em Portugal, só no F C Porto. …”;
“…Havia, ainda assim, a possibilidade de regressar ao Barcelona, mas também o Milan estava interessado nos meus serviços e, claro, o F C Porto. Acabei por regressar ao meu clube, apesar de ter um mercado bom, mas a família foi muito importante. Sabia que ia voltar a uma casa onde me adoravam, onde me queriam, como ainda querem. …”

Por tudo isto, espero que esta saída seja apenas uma vírgula, espero que brevemente Vítor Baía regresse à casa que o lançou no mundo do futebol profissional.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

O Vítor Baía foi um grande guarda-redes e é uma refrência do F.C.Porto. Achou que estava mal aproveitado e saiu. É uma opção respeitável, quem não está bem muda-se. O futuro esclarecerá tudo.

Beijinhos