quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais Um Jogo de Pré-Época

Rio Ave 1 – FC Porto 3

Foi mais um jogo para afinar as agulhas e para olear a máquina portista, mais um jogo com golos de Kleber e mais uma exibição aceitável. Gostei da primeira parte, o facto de só três reforços terem estado presentes no onze inicial; sendo um o guarda-redes; fez com que a equipa tenha posto em prática algumas rotinas trazidas da época passada. E foi no primeiro tempo que apareceram os dois primeiros golos portistas. Kleber activou o marcador e João Moutinho tratou de o ampliar, na transformação de um canto directo. O Rio Ave reduziu através de uma grande penalidade. No segundo tempo, Kleber bisou e fixou o resultado final. Depois Vítor Pereira alterou tudo, e, porque as rotinas de jogo não estavam lá, mas não só por isso, o ritmo de jogo baixou.

Volto a salientar que gostei do jogo, mais da primeira parte que da segunda, portanto, nota positiva. Está lá a base e assim é mais fácil trabalhar, é só introduzir alguns reforços aos poucos e com o tempo e com o treino as coisas acabam por ficar coesas.

Domingo é a apresentação aos sócios no estádio do Dragão.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Com o vento forte pelas costas, o F.C.Porto sem Hulk - consequência da expulsão frente ao B.Monchengladbach e a prevenir um futuro castigo? - e com Moutinho a capitão, entrou forte, mandão, avisou, desperdiçou e marcou por Kléber, que segundos antes tinha perdido um golo cantado, a passe açucarado de Varela. Depois e até ao intervalo, não vi mais e portanto não sei se o domínio continuou, se não, o que aconteceu, embora nos sites dos jornais online, fiquei a saber que marcamos o segundo golo, por Moutinho e numa infantilidade de Fernando - parece que começa a época como a acabou, mal! -, que obrigou Bracalli a fazer penalty, o Rio Ave reduziu. Na segunda-parte fui vendo a espaços e vi algumas facilidades defensivas, principalmente pelo ar e na zona dos centrais, mais um belo golo de Kléber e vieram as substituições... A partir daí não vi mais nada.

Do que vi, gostei muito de Djalma, Kléber e Moutinho.
Fernando: acho extarordinário que um jogador que ainda tem tanto para crescer, ache o F.C.Porto uma bota demasiado pequena para o seu pé. Não sei quem o anda a aconselhar, mas se me pedisse a opinião, dizia-lhe que se só pensa na pasta, então até pode ir para um clube que luta para não descer em Espanha, Itália ou Inglaterra, mas se pensa em clubes de grandeza igual ou superior ao F.C.Porto, então que esteja quietinho e trate de evoluir, que ainda tem muito que aprender.

É importante ganhar porque as vitórias ajudam sempre a moralizar as "tropas", mas, fundamentalmente, estes jogos servem para dar minutos, ritmo, ver a evolução, para e se necessário, corrigir.
Estamos no bom caminho.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com