sábado, 16 de julho de 2011

Segundo Jogo Do Estágio Na Alemanha

Borussia Mönchengladbach 0 - FC Porto 0

O segundo jogo do estágio na Alemanha deu na televisão, o que foi muito bom, porque nós podemos ver a evolução da equipa, se bem que os jogos de pré-época são próprios para afinar a máquina, e por isso mesmo são jogados num ritmo muito abaixo do que nós adeptos gostamos. Não vi a totalidade do primeiro tempo,

Mas pelo que percebi até a expulsão de Hulk estava a ser agradável, depois a equipa teve dificuldade em criar perigo junto da baliza adversária. De resto, pareceu-me que a ideia é jogar como no ano passado; afinal o que está bem não se muda, além disso o actual treinador fazia parte da antiga equipa técnica e não fazia qualquer sentido mudar tudo; o ritmo foi baixo, mas não desgostei do que hoje foi feito, talvez se o FC Porto tivesse jogado o jogo todo com onze, a mostra seria diferente. Como já referi, estes jogos servem para afinar a máquina e o resultado é o menos importante.

O senhor árbitro foi muito fraquinho, mas o Hulk também foi um anjinho na forma como reagiu ao primeiro amarelo.

Amanhã há mais, mas sem transmissão televisiva.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Frente ao B.Monchengladbach, uma equipa de grandes tradições no futebol alemão, da Bundesliga - 1ª divisão da Alemanha -, que embora não seja nada de especial, está mais rodada, já estavam reunidas as condições ideais para vermos um bom teste ao F.C.Porto e analisarmos como está a evoluir o conjunto de Vítor Pereira. E assim começou por ser, até que, aos 24 minutos, Hulk e o árbitro, resolveram embirrar um com o outro e o juíz alemão, num excesso de rigor, expulsou aquele que estava a ser o melhor e mais perigoso jogador do F.C.Porto. Se até aí o domínio do Campeão Nacional tinha sido claro, fruto de boa posse, uma pressão interessante, mesmo que num ritmo não muito alto, a partir da expulsão do Incrível o domínio portista esbateu-se e foi perdendo qualidade. Com mais um, na segunda-parte, o Borussia melhorou, o jogo passou a ser mais equilibrado e a equipa portista, fruto também do desgaste físico, próprio de início de época, sentiu mais dificuldades e mesmo tendo duas boas oportunidades, o resultado aceita-se.
Tudo somado, foi um bom teste, embora a expulsão de Hulk tenha complicado e obrigado e um maior esforço, atenuado com as muitas substituições realizadas. É um Porto muito semelhante ao da época passada, o que é muito bom sinal.

Notas finais:
Hulk, independentemente do excesso de rigor do árbitro, tem de aprendender a controlar-se. Num jogo a sério, deixava a equipa com menos um e isso podia ter consequências graves. Tem de perceber e definitivamente, que quando o árbitro apita, não há mais nada a fazer, nem a dizer. Que lhe sirva de lição.
Dos novos, Bracalli, tirando uma pequena hesitação, não foi muito incomodado e fez o que tinbha a fazer: manter a baliza inviolável.
David, lateral-direito adaptado à esquerda, fez uma pimeira-parte certinha e na segunda estava a dar demasiado espaço e a comprometer. Fez bem Vítor Pereira em substituí-lo, até para o proteger.
Kléber, trabalha bem, mexe-se bem, tem bom jogo de cabeça, boa técnica, podia ter marcado, mas foi vítima de termos ficado a jogar com 10.
Embora tenham jogado menos, bons pormenores de Djalma - assistência pera Fernando que o "Polvo" desperdiçou - e C.Atsu, um jovem que, ou me engano muito, vai dar que falar. Tem um belo pé esquerdo, assume, joga bem dos dois lados...
Espero que a lesão do Walter não seja grave...

Uma palavara final para os cerca de 2 mil adeptos do F.C.Porto - diz a Lusa - que estiveram a ver o jogo e não se cansaram de apoiar.
Muitos parabéns, vocês são um exemplo, que só um cego não vê, do crescimento do F.C.Porto.

Beijinho

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem vimos até à expulsão de Hulk um FC Porto agressivo, pressionante e a criar situações de golo.

Após a expulsão de Hulk, que exagerou nos protestos apesar de ter alguma da sua razão, face às entradas que sofrera desde início da partida, o árbitro quis ser protagonista, e mesmo com a intervenção dos jogadores da equipa alemã a pedir a não expulsão, pois tal facto num jogo de preparação não interessa a ninguém, o juiz decidiu colocar Hulk cá fora.

A partir daí, aquele que seria um excelente teste para ambas as equipas, num terreno pesado, ficou desfeito.

O FC Porto limitou-se a gerir o jogo para não perder, criou ainda duas situações de golo iminente, e o Borussia tentou dentro das suas capacidades o golo, colocando de algum modo em teste a nossa defesa.

Destacaram-se Moutinho, pelo empenho e raça, Sapunaru, Maicon e Rolando. Varela e Ruben desapareceram após a expulsão de Hulk.

Mas o jogador que mais gostei, foi o jovem Castro. Este miúdo pela raça e empenho faz me lembrar Paulinho Santos ou João Pinto. Na segunda parte após a saída de Moutinho, era ele quem levava a equipa para a frente. Fez um passe rasgado a isolar Kleber na melhor oportunidade de golo da 2ª. parte.
Eu gosto de jogadores assim, e espero que ele fique. Sem desprimor para Souza, entre ele e o Souza, emprestava o brasileiro.

Penso que devíamos ter tido mais um jogo de treino na Alemanha antes do confronto com o Borussia.

Um abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/