sábado, 11 de agosto de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Académica 0

1 – Crónica

FC Porto Tetra Vencedor da Super Taça Cândido de Oliveira

FC Porto e Académica abriram a época futebolística em Portugal, na final da Super Taça Cândido de Oliveira. O jogo, que opôs o campeão ao vencedor da Taça de Portugal, realizou-se no estádio Municipal de Aveiro. No final do encontro verificou-se a vitória do FC Porto por 1-0.

Para o primeiro desafio a sério, no que toca a surpresas ou semi-surpresas no onze titular, no que diz respeito ao meio campo portista, Vítor Pereira decidiu apostar em Defour a titular e deixar no banco João Moutinho. Relativamente ao ataque, o treinador portista promoveu a estreia de Jackson a titular, em jogos oficiais e apostou no jovem Atsu. De resto não apresentou surpresas.

No primeiro tempo o FC Porto dominou e até esteve próximo do golo. Nesta fase, Mangala, James e Atsu tentaram, sem sucesso, inaugurar o marcador. A Académica, mais preocupada na defesa, só ofereceu perigo de bola parada e numa fase de jogo mais perto do intervalo.

No segundo tempo os dragões continuaram a demonstrar que estavam dispostos a inaugurar o marcador e o colombiano Jackson esteve perto de finalizar. Vítor Pereira decidiu lançar em jogo João Moutinho e o meio campo ganhou outra vida. Entretanto a Académica tentou, esporadicamente, aproximar-se mais da baliza portista, mas Helton e a defesa foram resolvendo os casos mais complicados. No entanto, o FC Porto nunca perdeu o domínio de jogo. Até que ao minuto 90, Jackson estreou-se a marcar e deu a 19ª Taça ao bicampeão.

Assim e como já referi, os dragões arrecadaram a quarta Super Taça Cândido de Oliveira, aquela que foi a 19ª da soma dos portistas. Ah, este foi o 72º troféu do palmarés portista!

2 – Análise

E porque as finais são para se ganhar, o FC Porto ganhou mais uma e com ela mais um troféu. Foi o primeiro jogo da época, foi mais uma vitória e mais uma Taça, a 19ª da colecção portista e a quarta consecutiva. Tendo em conta que estamos no início da época, até não foi um mau jogo de futebol, lá mais para a frente há-de ser melhor. Foi o jogo de estreia de Jackson – estreia em jogos oficiais, estreia a marcar e estreia a vencer títulos em Portugal. E que dizer mais? Mais uma vez o FC Porto entra a ganhar na época, o que é importante para motivar a malta para o início de campeonato que não se adivinha que seja competição fácil.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sem brilho, mas com justiça, conquistamos a 19ª Supertaça, 4ª consecutiva, um feito inédito. Nesta altura, sem alguns jogadores e com o mercado aberto, com tudo o que isso significa, o mais importante é ir ganhando. As próximas semanas dirão muito do que será o Porto em 2012/2013...

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem não fizemos um jogo brilhante e conseguido.

Tivemos a capacidade de controlar o adversário, que apenas teve bola junto da nossa área nos minutos finais do primeiro tempo, e que nada vez em termos atacantes, remetendo-se a defender atrás da linha da bola.

Dominamos o adversário sem contudo ser objectivos. O nosso trio de meio campo mostrou-se muito estático e sem ideias. James ia tentando encontrar espaços,e Atsu tentava desequilibrar sem sucesso.

Desta forma Jackson era obrigado a sair da área e procurar jogo sem sucesso, pois apesar de ter boa técnica e combinar bem, pela sua fisionomia não tem capacidade de explosão para a baliza.

Continuo sem perceber VP que coloca Lucho demasiado adiantado no miolo. Lucho é uma mais valia a partir uns metros à frente de Fernando e a construir e lançar longo.

Miguel Lopes ontem não foi o lateral que precisávamos, não deu profundidade ao corredor e quando deu resultou em golo. Tem de ganhar confiança e assumir o corredor.

Maicon, Otamendi e Helton foram seguros e tiveram bem.

Mangala na minha opinião foi o melhor em campo. Tinha Marinho pela frente e marcou-o bem, dobrou muitas vezes ao meio e ainda atacou.

A partir da entrada de Moutinho, a equipa ganhou mais ritmo e dinâmica e o golo surgiu justamente, pois não merecíamos o prolongamento.

Foi bonita a festa da família Portista nas bancadas e o fairplay dentro e fora de campo.

Foi o 72º. titulo para o melhor clube português, aqui e além mar.

Abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt