sábado, 4 de agosto de 2012

Jogo de Apresentação: FC Porto 0 - Lyon 0

Foi o regresso ao Dragão, foi o jogo de apresentação da equipa aos sócios e adeptos portistas e foi mais um teste de pré-época. Eu gostei do jogo, ainda que já esperasse um pouco mais da equipa. É verdade que ficaram a faltar golos para animar a festa, mas sempre digo, prefiro que falte golos agora, do que nos jogos a sério. Mais uma vez jogaram duas equipas, o que é mais do que normal nesta fase e mais ainda num jogo de apresentação. E no final, foram apresentados os jogadores que constituem o plantel principal para a época 2012-2013, ainda que possa haver alterações, esperemos que não sejam muitas.

À semelhança do que tem ocorrido em relação aos jogos de pré-época, deixo-vos a crónica do jogo retirada do site oficial.

“04/08/2012

Confio em Tri

À apresentação só faltou o golo, porque brilho houve de sobra; do relvado à bancada e do jogo ao momento que aproximou equipa e adeptos no fecho da noite. Da exibição, a meio gás e vários ritmos, sobressaíram notas de qualidade e mostras de uma capacidade que o tempo tornará demolidora. Desta vez, o Lyon, derrubado em Março de 2004 no caminho para Gelsenkirchen, saiu ileso do Dragão.

Um início promissor, marcado pela mobilidade do tridente atacante e por uma intervenção de Lloris, a interromper, ainda nos primeiros segundos, um passe de James que convidava Lucho a marcar, foi substituído por um ritmo menos intenso antes de poder produzir resultados. A velocidade decresceu com o encaixe e a resposta do Lyon, que procurou, invariavelmente, Gomis.

No extremo oposto do relvado, Jackson Martínez testava os reflexos de Lloris. As oportunidades não eram propriamente flagrantes, mas Atsu, James e Lucho não se cansavam de as trabalhar. Na melhor delas, já próximo do intervalo, o remate cruzado do colombiano esbarrou nas pernas do guarda-redes francês.

O recomeço do jogo recuperou o modelo inicial e da dinâmica atacante dos Dragões resultou apenas a sensação de golo, que o estádio chegou a gritar. Mas a bola rodopiava do lado errado das redes, depois de um remate colocado, mas não o suficiente, de Lucho, assistido por Atsu, que cruzou atrasado quando o seu opositor directo ainda se recompunha da maldade do drible e procurava a bola e o ganês no terreno.

Já com o vencedor da Supertaça de França conformado com o desempenho praticamente exclusivo de tarefas defensivas, o livre também chegou a parecer solução nos pés de Maicon, mas a tentativa de transformação saiu um pouco por cima da trave. O golo, justificado, acabaria por não surgir, num jogo em que vencer não era o mais importante e no qual o bicampeão português utilizou dois equipamentos e 21 jogadores.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Lyon, 0-0

Jogo de Apresentação 2012/13

4 de Agosto de 2012

Estádio do Dragão, no Porto

Assistência: 42. 709 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva

Quarto árbitro: Hugo Pacheco

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu

Substituições: Fernando por João Moutinho (46m), James por Varela (67m), Atsu por Djalma (67m), Defour por Castro (67m), Otamendi por Rolando (78m), Helton por Fabiano (78m), Jackson Martínez por Klebler (78m), Lucho por Kelvin (78m), Miguel Lopes por Sereno (78m), Sereno por Iturbe (89m)

Não utilizados: Kadú e Alvaro

Treinador: Vítor Pereira

LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Koné e Cissokho; Fofana, Gonalons (cap.) e Gourcuff; Briand, Gomis e Lacazette

Substituições: Gomis por Benzia (56m), Fofona por Malbranque (56m), Cris por Untiti (72m), Réveillère por Dabo (72m), Lacazette por Pied (79m), Briand por Grenier (79m)

Não utilizados: Vercoutre

Treinador: Rémi Garde

Cartão amarelo: Koné (89m)”

Em

www.fcporto.pt

Aqui fica a numeração do plantel do FC Porto:

“1- Helton

2- Danilo

3- Lucho

4- Maicon

5- Alvaro Pereira

6- Castro

7- Iturbe

8- João Moutinho

9- Jackson Martínez

10- James Rodríguez

11- Kléber

12- Hulk

13- Miguel Lopes

14- Rolando

15- Emídio Rafael

16- Sereno

17- Varela

20- Djalma

21- Marc Janko

22- Mangala

23- Abdoulaye

24- Fabiano

25- Fernando

26- Alex Sandro

27- Christian Atsu

28- Kelvin

30- Otamendi

35- Defour

41- Kadú”

in "maisfutebol.iol.pt"

Retirado do blog:

FC Porto Noticias - O Diario do Dragão

4 comentários:

Anónimo disse...

Está dado o lamiré, dado o arranque da nova época com a festiva apresentação da equipa principal de futebol do F. C. do Porto.
Não deve haver Portista que não tenha tido sua atenção no que se passou na noite deste sábado, em pleno Estádio do Dragão. Quer os que estiveram, fisicamente presentes, como todos os outros, mais até em sentimento comum, como todos sentiram por certo o pontapé de saída para a nova época, com esperanças que seja mesmo rumo à conquista de mais um título, desta feita outro Tri-campeonato consecutivo.
Em noite que meteu dança do Dragão, antecedendo o jogo do programa, enquanto o desafio jogado no relvado jogo não tenha sido ao ritmo de baile, acabando com um nulo no marcador pouco atraente, decorreu numa cadência interessante a festa a estreia dos novos equipamentos para a temporada 2012/13 – cuja figuração será a partir de agora a que nos enche os olhos (pese o desvirtuamento da tradição, como vem acontecendo desde a entrada da SAD e a ligação do clube com a marca de equipamentos que não sabe respeitar a história de séculos…), pois esses equipamentos, como tal, serão os que vão representar o clube e importa que sejam também paradigma de vitória…
Memória Portista
http://memoriaporto.blogspot.pt/

dragao vila pouca disse...

Muita gente, entusiasmo nas bancadas, exibição que prometeu muito, mas cumpriu pouco. Nesta altura e com o mercado ainda em aberto, é muito complicado. Uns não estão, outros estão, mas pouco e enquanto não ficar tudo clarificado, saber quem fica e quem sai, não acredito que hajam grandes melhorias no nível exibicional.
Aguardemos os jogos a sério, onde já não se muda tudo, para então fazer juízos de valor mais concretos.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.
Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
Iturbe por seu turno, perde espaço. Tem de ter mais tolinha e humildade. As
redes sociais não são a solução, ou quere ser artista de cinema/protagonista ou futebolista. Decide-te. Ainda antes do jogo, aos invés de estar concentrado, o argentino partilhava no Twitter uma fotografia em que se via a camisola do equipamento alternativo do FC Porto, uma fotografia do seu armário no balneário do Estádio do Dragão que permitia ainda perceber que Iturbe será o número 7 esta época. Na casa do FC Porto isto é intolerável, não cumpriu o livro das regras e foi castigado...entrou a um minuto dos 90.
VP este ano dispõe de um plantel que lhe permite ser tricampeão e ir bem longe na Champions.
Basta serenidade, humildade, carácter, mística ... SER PORTO!

Abraço e bom domingo

Paulo

Ana Andrade disse...

Caro Paulo, Iturbe ainda tem muito para aprender. Eos mais velhos do plantel, como Lucho, por exemplo, podem ser fundamentais. Mas o importante é o miúdo deixar as manias de estrela...

Cumprimentos

Ana Andrade