terça-feira, 21 de agosto de 2012

Iniciou o Campeonato e Regressaram as Críticas

No passado fim-de-semana iniciou o campeonato e com ele regressaram as críticas a Vítor Pereira. Acho que é demasiado cedo para se avaliar o que quer que seja e mais cedo ainda para se criticar Vítor Pereira. Mas é sempre mais fácil criticar o treinador, não é?

Vejamos. O FC Porto iniciou a defesa do título no terreno do único adversário que venceu os dragões na época transacta, num terreno onde os outros grandes, tal como o FC Porto, também costumam sentir dificuldades. O Gil Vicente jogou fechado na sua defesa, teve um guarda-redes inspirado e um árbitro que permitiu o anti-jogo. É verdade que cabia ao FC Porto dar a volta ao texto, o que não aconteceu. Ora, por isto, julgo que somar um ponto em Barcelos não é algo assim tão negativo. O FC Porto não jogou bem. Sim, é verdade, mas eu não me lembro de um jogo de início de campeonato que fosse perfeito, aliais, lembro-me de alguns em que o FC Porto venceu pela margem mínima e se bem me lembro marcou tarde…

Parece-me também importante recordar que durante a semana que antecedeu o arranque do campeonato Vítor Pereira trabalhou com menos de metade do plantel, por força dos importantíssimos jogos das selecções que se realizaram. Ora, essa é uma situação que deixa marcas na equipa.

E para completar o meu raciocínio sobre os acontecimentos deste jogo, deixo-vos aqui um excerto de um e-mail enviado ao proprietário do blog «Dragão Até À Morte», e-mail esse que lá encontrarão na íntegra e que aliais, vale a pena ler.

“…depois de ver e rever muito do que hoje (não)fizemos em barcelos ,julgo que é fácil perceber que há muito por fazer mas também que é demasiado cedo para ditar sentenças condenatórias de quem quer que seja. Hoje quem se lembrou dos treinos que Hulk não fez com Jackson, não podendo por isso adivinhar-lhe os movimentos?. E dos automatismos que Alex Sandro não pode dominar mercê de mais de dois meses sem treinar com os colegas da defesa? E das milhas que Atsu voou e dos fusos horários que atravessou depois de jogar na china, impedindo-o quiçá, do brilhantismo que nesta pré-época já conseguiu? E quem se atreveu a imaginar a rotatividade e dinamismo que o nosso meio-campo poderia ter tido caso danilo tivesse pisado tais terrenos durante a pré-época no Olival?? Etc, etc... Bem sei que muitos contestarão dizendo que temos muitas e boas soluções, um dos plantéis mais caros de sempre, etc,etc. E é verdade, temos armas que o Gil Vicente não possui mas,por amor à sempre exigente verdade,teremos também de reconhecer que vivemos problemas que o gvic não conhece. Ou acham que o mercado faz andar à roda a cabeça dos craques gilistas? Que os empresários lhes ligam,os pressionam diariamente com propostas, umas mais tentadoras que as outras? Como é óbvio, nesta fase da época,são menos evidentes as diferenças de qualidade entre os jogadores das diversas equipas mercê de algumas das razões que já expus mas tb porque ninguém, à excepção talvez do platinas,gosta de abordar a época no top da performance física. Assim, e numa altura em que tantos e tão variados factores influenciam o rendimento dos jogadores individualmente considerados, e por consequência da equipa, como se pode fazer do treinador o culpado de todos os males quando lhe é humanamente impossível lutar contra todas estas adversidades sem a ajuda,desde logo dos próprios jogadores ,mas também dos dirigentes, alô Sr. Antero e Sr Jorge Nuno Pinto da Costa e dos adeptos??"

Eu continuarei a ter a mesma postura da época passada, ou seja, continuarei a apoiar Vítor Pereira, mesmo que muitas vezes não esteja de acordo com as suas opções. Contudo, é o treinador quem trabalha diariamente com os jogadores, logo, sabe muito mais do que qualquer um de nós que estamos de fora. E termino com a seguinte pergunta: Vale a pena criticar tanto Vítor Pereira numa altura destas?

Amanhã há mais reflexão…

2 comentários:

Penta disse...

caríssima Ana,

excelente reflexão!

cumprimentos
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Boas,
Caro Miguel,
Obrigada, apenas escrevi o que realmente penso...

Cumprimentos

Ana Andrade