quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Indefinições de início de época

Ontem falei das críticas que surgiram, dirigidas ao treinador, depois do jogo de Barcelos, hoje vou abordar as indefinições do plantel portista neste início de época.

Uma vez que o importante agora é o futuro, preocupa-me e muito, o facto do mercado ainda estar aberto e com isso a possibilidade do FC Porto perder jogadores importantes. É que se agora surge o role de críticas de que ontem fiz referência, nem quero imaginar o que será no caso de Hulk ou Moutinho deixarem o plantel e com eles levarem alguma da magia necessária nos jogos. Sim, porque a magia está com os craques e esses fazem sempre muita falta. A propósito, a uns dias a trás, comentei o seguinte no blog «Dragão Até À Morte», num post onde se falava de saídas: « Quanto a Moutinho e Hulk, parece-me que a saída de qualquer um dos dois fará mossa e pior ainda será se saírem os dois… Hulk é decisivo, é capaz de resolver um jogo numa das suas jogadas inesperadas, quer seja marcando golos ou dando a marcar. Moutinho não sabe jogar mal, é o motor da equipa, nota-se logo a diferença quando ele está em campo… Se são substituíveis? Costuma-se dizer que ninguém é substituível… Não me parece que encontrar substituto para Hulk seja tarefa fácil, porque jogadores como o brasileiro não estão por aí ao virar da esquina à espera do FC Porto … Quanto a Moutinho, também não me parece fácil encontrar um jogador que renda tanto, que aguente tantos jogos sem saber jogar mal…» Percebem porque digo que temo o que acontecerá, em termos de críticas, caso saia algum dos dois? É que nesse caso a qualidade de jogo vai baixar até se encontrar um ponto de equilíbrio. Que feche logo esse mercado.

Outro problema deste início de época são os jogadores que estão a treinar à parte à espera de clube. Belluschi é um desses casos. Alguns dizem que o argentino seria útil no plantel. Não tenho a menor dúvida disso, mas e o jogador quer lutar diariamente por um lugar na equipa? É preciso lembrar que Belluschi foi um dos que foi emprestado em Janeiro e não terá sido à toa, certo?

Outro que está à espera de clube é Álvaro Pereira. Este é um caso um tanto ou quanto delicado. Alguns defendem que o Uruguaio deveria ter saído no Verão passado, mas por diversas circunstâncias Álvaro teve de ficar. Ficou, jogou umas vezes bem outras menos bem - é verdade - mas o pior de tudo foram os amuos – nomeadamente aquele no importantíssimo jogo de Braga. Segundo os relatos veiculados pela imprensa, Palito está a treinar à parte desde que se desentendeu com Kleber num treino. É, por isso, um caso que terá de ser resolvido o mais rápido possível, porque a desvalorização é uma realidade, isto claro, se a solução já não está para breve… Lamento que o uruguaio esteja nesta situação, porque Álvaro é bom jogador e os bons jogadores são sempre úteis, mas percebo que o FC Porto não pode correr o risco de ter um Palito amuado.

Sapunaru é outro que está à espera de uma solução. Tal como em relação aos outros dois jogadores, julgo que também o romeno seria útil no plantel. É verdade que Sapunaru teve fora das escolhas do treinador na época passada, mas também é verdade que regressou a tempo de dar uma boa ajuda. Sim, também é verdade que não é o melhor defesa direito do mundo, mas é uma boa alternativa.

Em suma, são três bons jogadores, cada um à sua maneira, três jogadores que podiam ser úteis, cada um à sua forma, três boas alternativas para os lugares onde jogam, mas o FC Porto é um clube grande e não pode correr riscos. Por isso à que resolver estes casos o quanto antes.

Sem comentários: