domingo, 12 de janeiro de 2014

Crónica e Análise: Benfica 2 – FC Porto 0



1 – Crónica

Primeiro clássico de 2014 acabou com vitória das águias

A meio da tarde deste Domingo, o Benfica recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória das águias por 2-0.
Para este encontro Paulo Fonseca promoveu algumas alterações comparativamente à última partida disputada pelos dragões. Tendo em conta o  onze que seria espectável, o treinador portista fez entrar  Otamendi, em detrimento de Maicon.
Em jogo de campeonato que, por força das circunstâncias se transformou em jogo de homenagens, ambas as equipas entraram dispostas a por em campo as táticas definidas nos treinos durante a semana. No decurso do minuto 13, as águias ativaram o marcador. Próximo do intervalo o FC Porto foi à procura do golo que pudesse devolver o empate ao jogo, contudo Jackson acertou ao lado da baliza.
No segundo tempo, o FC Porto parecia querer entrar com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. No entanto, ao minuto 53 o Benfica aumentou a vantagem. Se é verdade que no lance anterior ao golo dos de Lisboa Mangala tocou com a mão na bola, ficando, assim por assinalar uma grande penalidade; também é verdade que o árbitro errou ao interromper um lance de ataque dos portistas em que Jackson seguia isolado para a baliza; e ainda errou ao expulsar Danilo.
Com este resultado os encarnados passam para a frente do campeonato, ficando o FC Porto em terceiro e o Sporting em segundo.



2 – Análise

Não se esperava que este fosse um jogo fácil, não só por ser um clássico, que por si só já é demasiado imprevisível, mas também devido aos acontecimentos recentes, isto é, à morte de Eusébio e todos os fatores inerentes à mesma. Contudo, esperava-se que os jogadores portistas estivessem preparados para o que iam encontrar e que fossem capazes de dar a volta às dificuldades normais, transformando-as em facilidades e fazendo tudo para vencer o jogo. bom, tal não aconteceu. Os dragões pareciam estar fora da realidade, sem conseguirem ligar o jogo de ataque e permitindo que o Benfica se adiantasse no marcador ainda antes do virar do primeiro quarto-de-hora. Ó Otamendi, porque ligaste o complicómetro no máximo? Ó mister, porque lançou Otamendi no jogo em detrimento de Maicon? Já próximo do intervalo os dragões tentaram reagir, contudo, logo no início do segundo tempo as águias ampliaram a vantagem. Mais para o final veio a expulsão de Danilo – ó mister, porque não fez entrar Maicon para a lateral direita, em vez de atrasar Varela? Enfim, este jogo está perdido, mas o campeonato não, agora é preciso arregaçar as mangas e fazer tudo para diminuir a desvantagem pontual. Nada está perdido, mas, mais uma vez, é preciso aprender com os erros. E não, não estou a falar dos erros de arbitragem que existiram, mas sim dos erros da equipa que persistem.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Preferimos entrar na homenagem ao Eusébio que sermos Porto.

É preciso dar um forte murro na mesa.

Bjs