quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Penafiel 0



1 – Crónica

Vitória em início de noite chuvoso

No final de tarde, início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o Penafiel em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro, verificou-se a vitória dos dragões por 4-0.
Uma vez que não vi o jogo todo e que a parte que vi não a segui atentamente, vou recorrer à parte da crónica do site oficial do FC Porto.
“Foi de cabeça que o n.º 7 portista voltou a marcar perante o seu público predilecto, em pleno Estádio do Dragão: Josué descobriu a desmarcação de Quaresma e o extremo colocou a bola dentro da baliza do Penafiel, não dando hipóteses a Coelho. Até aos 20 minutos, o FC Porto foi mantendo um ritmo elevado, com Josué a assumir as despesas de “maestro” e o jogo pelas alas a surgir com fluidez, através de trocas rápidas entre os laterais e os extremos de ambos os flancos. Com Ricardo, que substituiu Danilo no onze (castigado), em bom plano no lado direito, foram Kelvin (sempre irrequieto), Ghilas (lutador) e Defour (incansável) a desperdiçar boas hipóteses para aumentar a contagem – por um motivo ou por outro, a bola não entrou mais na baliza do sexto classificado da Segunda Liga durante o primeiro tempo.
A segunda parte do desafio começou com um episódio inesperado: face às condições meteorológicas, Duarte Gomes interrompeu o encontro à passagem dos 50 minutos, reatando-o após 32 minutos de espera. Depois da entrada de Jackson e de Varela (56 minutos), a partida assumiu novamente o ritmo mais elevado do seu início. Foi sem surpresa que o FC Porto aumentou a vantagem, aos 62 minutos: a jogada foi iniciada por uma recuperação de bola de Jackson, tocando este para a frente para Ghilas, que, com um passe de letra, encontrou novamente o colombiano na área. Este recebeu, rodou e não deu hipóteses a Coelho, fazendo o 2-0. Já com Carlos Eduardo em campo, Jackson aumentou a sua contagem pessoal para dois golos, após um canto cobrado por Josué (75 minutos), e Varela, apenas dois minutos depois, estabeleceu o 4-0 final numa jogada confusa dentro da área penafidelense.
Com esta vitória o FC Porto soma 4 pontos e, tendo em conta a diferença de um golo, os dragões estão na frente do grupo, ainda que com os mesmos pontos que o Sporting.



2 – Análise

Visto que estou a contas com muita matéria para estudar e que passei a tarde a tratar de um trabalho, não consegui acompanhar a primeira parte do encontro. Quando liguei o rádio, já estava no intervalo e o FC Porto a vencer por 1 – Bom regresso, Quaresma, espero que seja o primeiro de muitos golos, o FC Porto e os portistas agradecem. Entretanto houve aquela interrupção e depois vieram os restantes três golos. Em suma, foi oportunidade para dar minutos a alguns jogadores que tem sido menos utilizados. E foi, sobretudo, uma boa vitória, numa competição que não é, nem nunca foi, prioridade para os dragões.


Sem comentários: