domingo, 19 de janeiro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Setúbal 0



1 – Crónica

Eu estava lá!

Este post será um pouco diferente do habitual. E porquê? Porque foi a primeira vez que fui ver um jogo no Estádio do Dragão. Assim, vou integrar a crónica do jogo com a minha experiência.
Ir ao Estádio do Dragão é um momento importante na vida de um portista que siga atentamente a sua equipa. Ora, depois de à 10 anos ter visitado o estádio, chegou, finalmente, o momento de ir ao Dragão para assistir a um jogo e logo em dia de aniversário.
Início de noite de Domingo, o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a décima sexta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
Soou o hino na instalação sonora do Estádio – foi, para mim, um momento emocionante, literalmente… - entrou em campo o onze escolhido por Paulo Fonseca com duas alterações, tendo por termo de comparação o jogo frente ao Benfica, entraram Maicon e Quaresma em detrimento de Otamendi e Licá.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 11 Jackson inaugurou o marcador. Alguns minutos depois, Varela ficou perto do golo, negado pelo guarda-redes do Vitória sadino. Festa nas bancadas. O Vitória de Setúbal tentou reagir, mas Helton impediu o golo. Visto que Lucho comemorou ontem o seu 33º aniversário, os Superdragões decidiram felicitar o capitão portista. Ainda as bancadas estavam a felicitar el comandante, e Varela, ao minuto 35, ampliou o marcador. O intervalo chegou com os dragões a vencer por 2-0.
No início do segundo tempo, o Vitória parecia apostado em contrariar a vantagem portista, mas não passou de uma tentativa. O ritmo baixou um pouco e as oportunidades de golo diminuíram. Até que ao minuto 87, Carlos Eduardo rematou para o terceiro golo da noite, grande golo… o quarto golo poderia ter surgido por intermédio de Josué mas a bola não entrou.
Com esta vitória os dragões permanecem a três pontos da liderança, ocupada pelo Benfica e a um ponto do segundo classificado, o Sporting.


Análise

Depois da derrota na Luz era importante vencer para continuar na perseguição ao primeiro lugar. E, principalmente era importante a equipa entrar bem para ganhar confiança. Gostei do jogo, sobretudo da primeira parte. Mesmo que este jogo fosse fraquinho, fraquinho, fraquinho, eu teria gostado na mesma, porque eu estava lá, porque pela primeira vez senti o ambiente na bancada do Dragão e gostei, gostei muito. Quaresma acrescenta mais algo ao ataque portista e se somarmos um Varela inspirado, a malta agradece! Em suma, foi uma importante vitória, porque permite não baixar a guarda na luta pelo tetra, e foi uma vitória inesquecível para mim!


2 comentários:

Penta disse...



@ Ana

o meu duplo "parabéns!":
pelo teu aniversário (atrasado...) e pela tua estreia no Dragão.
agora que estás pelo Continente, e a cerca de 60km de distância, tenho a ceteza que o bichinho ficou lá e irás ocupar a tua cadeira de sonho e emocionar-te com o entoar do nosso hino mais vezes do que as estavas a prever :D

cumprimentos
Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Obrigada! Pelo duplo "parabéns!"!
Sim, realmente ficou o bichinho… Resta organizar-me de forma a ocupar mais vezes a cadeira de sonho… e emocionar-me com o hino…

Cumprimentos

Ana Andrade