quarta-feira, 30 de julho de 2014

Análise ao Plantel Portista 2014-2015



Ainda falta muito tempo para o fecho do mercado de transferências, por isso, ainda muita água vai passar por baixo das pontes. No entanto, parece-me uma boa altura para fazer um ponto de situação.
Ainda a malograda época passada não tinha terminado e já era oficial que Julen Lopetegui seria o homem do leme. O treinador espanhol trouxe diferentes métodos de trabalho – parece que não são inovadores, mas pelo menos não eram utilizados no Olival.

Quanto ao atual plantel portista. Para já está confirmada a saída de Fernando; a de mangala falta apenas uma confirmação oficial do clube; Varela também já se sabe que quer sair; e Abdoulaye, Licá, Josué e Ghilas serão emprestados. Desta lista o argelino é o que me faz mais confusão que tenha este “destino”, visto que nem oportunidade teve para fazer com que o treinador mudasse de ideias. Na época passada teve poucas oportunidades de mostrar o seu valor e esta época não foi diferente. Apesar de lamentar a situação de Ghilas, percebo que é uma decisão que só pode ser tomada por Lopetegui, afinal, ele é que é o treinador.

No sentido inverso, até ao momento entraram Martins Indi, Casemiro, Brahimi, Tello, Evandro, Adrián López, Sami, Ricardo Nunes, Óliver Torres, Opare, Josè Angel e Andrés Fernández. Para além dos jovens da formação Rúben Neves, Gonçalo Paciência, Igor Lichnovsky, Graça, Víctor García e Joris Kayembe. Ou seja muita gente pronta a mostrar trabalho.

Quanto aos guarda-redes, no domingo foram apresentados 4, mas hoje chegou mais um. À algum tempo que constava que Lopetegui pretendia mais um guarda-redes e hoje confirmou-se a contratação de Andrés Fernández. Estando de fora não percebo esta necessidade. Se não vejamos. No passado domingo foram apresentados 4: Helton, Fabiano, Kadú e Ricardo Nunes. Bem sei que Helton ainda está a recuperar de lesão e tão depressa não será opção; Fabiano, brilhou no jogo de apresentação, talvez tal exibição tenha servido para dissipar dúvidas; Kadú deverá estar ao serviço do plantel da B; e Ricardo, tendo em conta a chegada de Andrés Fernández, deverá ser emprestado, ou não. Assim sendo, só percebo esta necessidade de Lopetegui , no caso de Fernández ter caraterísticas que nenhum dos quatro apresentados possuem. Só o tempo para esclarecer a necessidade do treinador em contratar mais um homem para a baliza.

Ainda falta muito tempo para fechar o mercado e, infelizmente, o plantel não está totalmente definido, ainda podem haver entradas e saídas, vamos esperar. Há, também, muito trabalho pela frente até as provas oficiais, porque tal como ficou demonstrado no jogo de apresentação, ainda há arestas por limar.




Sem comentários: