quarta-feira, 16 de julho de 2014

Venlo 2 - FC Porto 6 e Não Só…



“SEGUNDA PARTE DEMOLIDORA VALE VITÓRIA NA ESTREIA
​Dragões batem Venlo por 6-2, com Tello a marcar no seu primeiro dia no clube

Após duas semanas de treinos, o FC Porto arrancou esta quarta-feira para a nova época com uma goleada (6-2), no primeiro encontro particular. Frente ao Venlo, da Segunda Liga holandesa - mas no pequeno estádio do modesto Venray, perto da fronteira com o Alemanha -, os Dragões até saíram para o intervalo a perder, mas deram a volta ao encontro com uma segunda parte demolidora, em que apontaram os seis golos. Destaque para o reforço Cristian Tello, que marcou um golo no próprio dia em que chegou ao estágio do clube, vindo de Barcelona.

Com bastante calor (28 graus) e 2.000 pessoas a assistir, o FC Porto tomou desde início conta da bola, com o ainda júnior Rúben Neves a assumir o lugar mais recuado do trio de meio-campo e Adrián López a aparecer na esquerda do ataque. A bola circulava de forma rápida entre os portistas e a pressão era efectuada em terrenos bem avançados, mas a verdade é que os vários remates da equipa azul e branca não foram certeiros. O Venlo, que atirou pela primeira vez à baliza contrária aos 30 minutos, acabou por marcar aos 38, por intermédio de Wolters, chegando ao intervalo na frente (1-0).

Ao intervalo, Lopetegui fez entrar Ricardo Nunes, Ricardo Pereira e Carlos Eduardo para os lugares de Fabiano, Evandro e Gonçalo Paciência. O FC Porto protagonizou um verdadeiro vendaval ofensivo, criando várias situações de remate e sendo, finalmente, eficaz, se bem que Maicon aindou acertou na trave, na marcação de um livre directo, quando o resultado já estava em 1-1.

A história desta segunda parte resume-se praticamente aos golos, sendo que o primeiro até surgiu através de Leemans, que desviou para a própria baliza um cruzamento da direita de Carlos Eduardo, aos 52 minutos. O 2-1 foi marcado por Josué (62, num lance em que intervieram Opare e Kelvin) e o 3-1 por Ricardo Pereira, num remate rasteiro (67).

A rapidez nos flancos e as constantes trocas de bola levaram o Venlo a claudicar e o FC Porto (que utilizou todos os jogadores do banco, à excepção do guarda-redes Kadú) não tirou o pé do acelerador. Carlos Eduardo correspondeu ao cruzamento de Opare da melhor forma, aos 74 minutos (4-1), Cristian Tello comemorou a chegada ao clube com um golo, aos 80 minutos (5-1), e Sami, no minuto seguinte a ter assistido o espanhol, fechou a contagem portista, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes contrário, após remate de Kelvin. O resultado final foi estabelecido por Sevinç, aos 89.”


 “LOPETEGUI: “ESTIVEMOS BEM COLECTIVAMENTE”
​Treinador espanhol mostrou-se satisfeito com a goleada sobre o Venlo (6-2)

​O primeiro jogo particular inserido no estágio que o FC Porto está a realizar em Horst, na Holanda, terminou com um triunfo expressivo sobre o Venlo (6-2). No final do encontro, Julen Lopetegui revelou ter ficado bem impressionado com o rendimento dos seus jogadores, mas considera que a equipa está numa fase de aprendizagem relativamente aos novos conceitos que vão sendo introduzidos.

“As impressões são positivas, apesar de ser um jogo de pré-temporada. A equipa está a assimilar conceitos novos e estou satisfeito com o que produzimos neste jogo, sabendo que ainda temos um longo caminho a percorrer. Há coisas para melhorar, naturalmente, mas fizemos um bom trabalho em ambas as partes do jogo, sobretudo na segunda, na qual tivemos mais espaço para jogar”, afirmou o técnico basco.

Preferindo não individualizar na análise ao jogo, Julen Lopetegui voltou a sublinhar o sentido colectivo e acredita que a equipa responderá ainda melhor no próximo teste de pré-temporada. “Seria injusto destacar este ou aquele jogador, pois creio que a equipa esteve muito bem colectivamente, e isso é o mais importante. Apesar do cansaço, fomos uma equipa intensa e pressionante, pelo que podemos tirar boas ilações. Vamos continuar a trabalhar para chegar ao próximo jogo ainda melhor a todos os níveis”, concluiu.”

“TELLO: “É O CLUBE PERFEITO PARA MOSTRAR O MEU VALOR”
​O extremo ex-FC Barcelona já se juntou ao estágio portista em Horst

​Pouco depois de ter chegado a Horst, na Holanda, onde o FC Porto cumpre o primeiro estágio de pré-temporada, Cristian Tello falou em exclusivo ao Porto Canal e www.fcporto.pt. O extremo proveniente do FC Barcelona, oficializado esta quarta-feira como reforço dos Dragões, confessa estar orgulhoso por vestir a camisola azul e branca, prometendo dar tudo pelo clube.

“Estou muito feliz por chegar ao FC Porto e ansioso por começar a trabalhar com os meus companheiros. Venho com ilusão e muita vontade de me integrar o mais rápido possível. Acredito que dei o passo certo na minha carreira e vou dar tudo pelo FC Porto”, declarou o jovem internacional espanhol de 22 anos, cedido pelos catalães por duas temporadas, num empréstimo que prevê opção de compra.

Após 86 jogos e 20 golos na principal equipa do FC Barcelona, pela qual se estreou em 2011, abre-se um novo capítulo na carreira: “Sinto que o FC Porto é o clube perfeito para mostrar o meu valor e espero retribuir a confiança que depositam em mim, sobretudo o treinador. É um orgulho e um privilégio chegar ao FC Porto, um clube que tem uma história impressionante. Estou aqui para ajudar a conquistar mais títulos”.

No FC Porto, Cristian Tello vai reencontrar o treinador Julen Lopetegui, com quem se sagrou campeão europeu de Sub-21, ao serviço da selecção espanhola, em 2013. “Ele conhece-me bem e acredita nas minhas capacidades, pelo que desempenhou um papel muito importante na minha vinda para o FC Porto. Além de conhecer o treinador, tenho o Óliver Torres e o Adrián López para me ajudarem na integração, que será muito fácil”.”


Em



Sem comentários: