sexta-feira, 25 de julho de 2014

Há Jogadores Que Nunca Deviam Pendurar as Chuteiras…



Há jogadores que nunca deveriam pendurar as chuteiras e Deco é um deles. Espalhou magia pelos relvados por essa Europa Fora e, por isso, foi, sem qualquer dúvida, um jogador que marcou uma geração de portistas e não só, porque Deco foi um jogador genial, mágico, e o futebol ganha muito com jogadores assim. E, por isso, há muitos que não sendo portistas, ou adeptos de qualquer outro clube pelos quais o mágico passou, admiravam a qualidade do antigo número 10 do FC Porto.
 “Descartado” pelo Benfica para o Alverca, Deco ingressou no FC Porto em 1999, a meio da época, mas bem a tempo de se sagrar campeão nacional. De dragão ao peito Deco somou títulos, entre campeonatos nacionais, taças de Portugal, uma UEFA e uma Liga dos campeões. Cinco anos depois, em 2004, rumou a Barcelona para jogar no clube onde sonhava jogar desde sempre. Mas Deco não deixou os dragões sem antes fazer-se sócio do FC Porto, o clube que o marcou para sempre e que o tornou portista.
Enquanto Deco espalhava magia nos relvados com a camisola portista, nas bancadas os adeptos azuis e brancos cantavam que “é o número 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o Deco alé”. E Deco correspondia com os seus lances geniais ou os seus golos de livre. Passados 10 anos da saída do mágico para o Barcelona, julgo que é impossível um portista que teve o privilégio de ver Deco jogar de azul e branco, esquecer o mágico ou não estar grato por tudo o que este deu ao FC Porto, tal como ele é grato ao FC Porto por tudo o que o clube lhe deu.
Hoje vai realizar-se no Estádio do Dragão o jogo de despedida de Deco, em campo vão estar as duas equipas pelas quais o mágico foi campeão europeu. Ou seja, o FC Porto de 2004 e o Barcelona de 2006. Quer isto dizer que nós portistas vamos ter oportunidade de rever craques que brilharam com a camisola dos dragões e que deixaram saudades.
Vim de propósito da Madeira para assistir ao jogo de despedida de Deco, para, não só aplaudir e homenagear esse grande jogador que espalhou magia com a camisola portista, entre outras,; mas também, aplaudir e homenagear todos aqueles que , com a camisola do FC Porto, formaram essa equipa inesquecível.


Sem comentários: